Devocional dia das mães

 

Wilma Rejane

Isaías 51:2: Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei.



O chamado de Abraão foi estendido para sua esposa que de forma sábia e paciente soube cumprir sua missão. E poderíamos dizer que ela errou ao oferecer Agar para Abraão para gerar-lhes um filho, mas mesmo nesse momento de erro do casal, percebe-se que a união e cumplicidade não os abandonou; foram capazes de assumir erros sem condenar o outro. 

Abraão foi o esposo que sonhou junto com Sara. E casal que tem sonhos em comum são fortalecidos em amor.

Maridos, que grande presente de Deus é ter um companheiro como Abraão que soube compreender tão bem o valor dos sonhos de sua esposa.

Esposas, que privilégio grandioso é deixar Deus trabalhar em nosso coração de modo a nos tornar agradáveis e amadas, confidentes, batalhando em oração para que prevaleça a vontade de Deus na vida do casal.


Nunca, jamais, devemos abrir mão dos planos de Deus para nossa família. Nunca devemos admitir que o pecado entre em nosso relacionamento, sob qualquer pretexto. Agar parecia uma causa nobre, mas ela era o agrotóxico para os frutos da Primavera de Sara. Agrotóxico faz com que os frutos pareçam grandes e saudáveis, mas têm efeitos colaterais: contaminação do solo, degradação e desequilíbrio. O casal sofreu por conta da entrada de uma terceira pessoa na relação.

Os tempos mudaram, mas Deus permanece o mesmo: o grande EU SOU que não se ausenta do presente por ser eterno, Ele está hoje conosco como esteve há milhares de anos naquela caminhada com Sara e Abraão pelo deserto. Podemos abrir nosso coração para Ele hoje, buscá-Lo hoje, encontrá-Lo hoje. A história de amor entre Deus e nós está em curso, ela não estacionou nas narrativas do antigo e do Novo testamento. Hoje é o tempo que Deus transforma desertos em jardins.

Não foi por acaso que Isaac nasceu na Primavera. Nessa época do ano, as amendoeiras nos campos da Judéia estão em flor, são milhares delas por toda região. Amendoeiras são sinais da vigilância e providência de Deus. O profeta Jeremias recebeu a visão de uma amendoeira e a interpretação veio da parte de Deus: “O que vês jeremias? Respondi; Vejo uma amendoeira: viste bem, porque velo por minha Palavra para cumprir” (Jeremias 1:11;12)

A amendoeira é atenta à capacidade de florir e tem ainda uma característica interessante: possui dois tipos de flor em uma única vara, uma cor de rosa e outra branca, uma doce e uma amarga. O tempo, a espera tem suas amarguras e delícias. Sara e Abraão vivenciaram esses sabores, provaram do amargo e do doce. Deus, contudo, estava atento ao tempo de cumprir aquilo que prometera. Sara chegou a pensar que Deus havia esquecido deles, então ela resolveu as coisas à sua maneira.

Irmãos, quantos de nós não agimos desse modo? Não conseguimos enxergar mais o horizonte que se encobre pela poeira das idas e vindas nas longas estradas da vida , mas Deus está atento. Passar por amarguras é necessário, de outra forma, não saberíamos o sabor do doce.

Acaso pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de sorte que ela não se compadeça do filho das suas entranhas? Embora as mães se esqueçam, contudo eu não me esquecerei de ti. Isaías 49:15

Mães espirituais deixam legados para seus filhos, uma herança maior e melhor que as riquezas materiais. mães espirituais a exemplo de Sara, presenteiam gerações e se eternizam pela sabedoria do coração. Mães espirituais persistem em oração mesmo quando as circunstâncias se mostram adversas, quando as respostas parecem demorar e o céu se fechar. 

Sara não parece ser o exemplo de esposa e de mão perfeita, ela errou gravemente em determinados momentos e isto está escrito para ânimo dos que têm fé, pois, Deus realiza suas promessas em nossas vidas não por mérito nosso, mas por graça e bondade, por fidelidade. Deus foi fiel para cumprir o que prometeu a Sara. Foi fiel para perdoá-la e animá-la a prosseguir confiante, mesmo quando as vozes inimigas sussurravam em seu pensamento: "não vai dar certo, Deus esqueceu de você".

Quantas mulheres vivenciam os mesmos dilemas de Sara? Uma Agar que prejudicou a relação, um filho que não gerou, outros filhos que se perderam? E Deus, através da vida de Sara nos diz que pode restaurar o riso, o casamento, a família. Deus caminha conosco pelo deserto. Louvado seja o Deus da vida, do perdão e da restauração!

Deus abençoe todas as mamães, em nome de Jesus.

Mais artigos do blog sobre mães:





2 comentários:

Unknown disse...

Que texto.
Que reflexão
Obrigada
Que Deus continue te abençoando

Wilma Rejane disse...



Muito obrigada pelo comentário, me animou e inspirou a escrever um acréscimo de dois parágrafos. Acho que melhorou.

Amém!