Apenas três motivos para reviver sua esperança

 

Wilma Rejane

Como está sua vida hoje? Se a resposta for desanimadora, se situações fugiram ao seu controle a ponto de lhe causarem depressão, angústia e um pensamento fixo de que não vale a pena continuar vivendo, não se desespere. Aqui estão três razões que podem lhe ajudar a enxergar a situação de forma otimista e transformadora. 


1- As circunstâncias mudam.

Há tempo para todo propósito debaixo do céu. Tempo de chorar e de rir, de plantar e de colher o que se plantou (Eclesiastes 3). O que você está vivendo hoje, por qualquer que seja o motivo, poderá ser convertido. Em algum lugar do futuro, você olhará para trás e respirará aliviado por não ter se desesperado e agido de modo a prejudicar sua vida e a de outras pessoas. Por isso: mantenha a calma . Ficar aflito só prejudicará, há um provérbio que diz: Para os aflitos todos os dias são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo (Pv 15:15). Aflição e preocupação são terrenos inférteis, onde gratidão não brota. Nesses estados a pessoa só lamenta e murmura, não consegue enxergar a beleza, as bênçãos que têm e que ainda poderá vir a ter.

Calma, essa dor vai passar, esse momento vai ficar para trás e você ainda poderá sorrir de felicidade com a restauração da vida. Há mais um versículo que quero deixar para você, ele foi pronunciado por alguém que parecia ter chegado ao fim da vida, seu nome era Jó e ele havia perdido filhos, bens e saúde. Sozinho e rodeado de julgamentos acusadores, por mais difícil que possa parecer ele conservou a esperança. Não deixe morrer sua esperança porque, como disse Jó: “Há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará” ( Jó 14:7-9). E Jó pode um dia olhar para o seu passado e dizer: venci, fiz bem em não me desesperar, Deus restaurou minha vida! O cheiro das águas é a ação do Espírito Santo em nossas vidas, Ele tudo renova!

2- Pessoas mudam

Esperar que os outros mudem para enfim sermos felizes é uma tarefa árdua. Precisamos ser felizes hoje, no presente e se isso depender: do modo como os outros nos tratam, das circunstâncias, então estaremos em apuros. Nossa forma de lidar com as circunstâncias mudará definitivamente nosso estado de espírito ou vice versa.





Não sei se você conhece a história de um homem chamado Davi, ele foi rei em Israel. Cheio de fé e paixão pela vida, mas cometeu alguns erros e em determinado momento ficou muito mal, deprimido, angustiado e sem poder para mudar a situação que estava vivendo. Um filho seu, recém nascido estava muito doente, ele havia orado, passado dias sem comer, dormir, e sem se comunicar com as pessoas. Davi orava, gemia, chorava e nada acontecia. Seu filho acabou morrendo. Então ele se levantou, começou a louvar a Deus, cantar e tocar instrumentos e agradecer por tudo que tinha. ( II Samuel 12 a 23) e as pessoas não entenderam aquilo, até que ele se pronunciou: fiz tudo que poderia ser feito e ainda assim a criança morreu, não compete a mim trazê-la de volta, um dia também morrerei, mas ainda tenho muito o que viver e vou viver. A circunstância não mudou, mas Davi mudou sua atitude diante da circunstância.

Apesar de seus esforços, sua criança morreu? Não morra com ela, se levante e siga em frente. Profeta Elias também passou por momentos de grande angústia e depressão na vida, pensou em desistir de viver, pediu a morte e sem ânimo sequer para andar e comer, Deus despertou-o: “ Vamos Elias, levanta-te e come porque ainda tens um longo caminho pela frente” I Reis 19:7.

Vamos, amigo(a), ainda tens muita coisa boa para viver.

3- Jesus nunca mudou

 
A vida é cheia de aflições, Jesus afirmou isso em João 16:33. E afirmou também que as aflições não deveriam nos abater a ponto de nos deixar sem ânimo para viver. Claro que temos o direito de ficarmos tristes, abatidos, por tragedias e outras situações, não somos deuses e pregar uma vida somente de sorrisos e vitórias, além de ser surreal é anti Bíblico. Ao darmos uma lida no sermão da montanha, um profundo ensinamento sobre O Reino de Deus e o reino dos homens, verificaremos que haveremos de sofrer: injustiças, perseguições, choro, guerras e humilhações. Porém, atravessar todas essas coisas com Jesus é ser um bem aventurado, feliz. Porque Jesus é o amparo, é a consolação, é aquele que nos assiste e por essa causa, tenhamos confiança na providência de Deus.

Não desista de crer em Jesus por ter sido traído por quem se dizia cristão. Não desista de buscar a Jesus, de andar com Ele por não ter recebido ainda o que você tanto pediu. Se você está com Jesus e passa por aflições, prossiga amando-O e Ele guardará sua alma, sua vida para que sejas feliz.

Se você ainda não conhece a Jesus, Ele O aguarda para preencher esse vazio, essa amargura que se abateu sobre você. Procure Jesus na simplicidade, se ajoelhando sozinho em um lugar silencioso e contando para Ele o que está se passando. Se derrame diante Dele sem reservas, isto é, em verdade e intensidade e verás Seu agir para te socorrer. Não esqueça que A Palavra de Deus é Jesus conosco, Ela tem a direção e o consolo para nós. Busque conhecer essa Palavra que tem todo o poder de transformar a vida.

Jesus falou em Mateus 28:20: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Ele está conosco hoje, agora. Ele é vivo e real e quer nos proporcionar paz e felicidade, quer transformar nosso ser e nossa visão de mundo.

Deus nos abençoe
 

Nenhum comentário: