Três marcas de um homem espiritual

 

Escrito por:   
Zac Poonen

“Não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a homens carnais” ( 1Co. 3: 1 ).

Lemos em 1Co. 1: 5 , 7 que os cristãos coríntios se destacavam em três áreas - conhecimento das Escrituras, pregação e dons do Espírito. No entanto, apesar de ter tudo isso, eles não eram espirituais. De fato, é raro encontrar crentes que têm discernimento para reconhecer que um pregador talentoso e eloqüente, cujo conhecimento da Bíblia é extenso e que, além disso, também tem dons milagrosos do Espírito, não precisa ser um homem espiritual. Ele poderia ser totalmente carnal.

Infelizmente, vivemos em uma época em que a maioria dos crentes pensa que um homem é espiritual se ele for um bom 'Mestre de Cerimônias' que pode conduzir as reuniões de uma forma animada, deixar as pessoas à vontade com suas muitas piadas e pregar com eloquência também.

Os pregadores de hoje são respeitados, infelizmente, por seus dons e não pelo fruto da semelhança de Cristo em suas vidas - apesar do fato de Jesus ter ensinado claramente que os falsos profetas seriam identificados pela falta do fruto divino em seu caráter ( Mt 7: 15-20 ).

Jesus também disse que no dia do julgamento muitos viriam diante Dele e diriam que profetizaram e fizeram milagres em Seu Nome. Mas Ele respondeu que nunca os conheceu ( Mt 7:22 , 23 ). Eles chamavam Jesus de "Senhor" e tinha poderes sobrenaturais. Mas havia pecado em suas vidas. Isso nos mostra claramente que muitas atividades "cristãs" e até dons sobrenaturais não tornam o homem espiritual. Na verdade, eles não são nem mesmo uma indicação de que um homem nasceu de novo, pois o Senhor disse a essas pessoas que Ele NUNCA os conheceu em nenhum momento !!

Para entender o que torna um homem espiritual, podemos primeiro fazer uma lista de todas as habilidades que Satanás possui. Isso nos mostraria claramente as coisas que NÃO são marcas da verdadeira espiritualidade.

Considere a atividade, por exemplo: Satanás é um trabalhador em tempo integral que está ativo dia e noite ( Re. 12: 9 , 10 ). Ele nunca tira férias. Ele está sempre procurando pessoas a quem possa acusar - e também tem muitos ajudantes !! Ele também tem bastante conhecimento bíblico, pois citou as Escrituras até mesmo para Jesus. Ele tem dons sobrenaturais, zelo, muitos colegas de trabalho, um grande número de seguidores e autoridade sobre muitas pessoas. Mas ele não é espiritual !!

O que torna um homem verdadeiramente espiritual pode ser resumido em três afirmações: Um olhar para cima, um olhar para dentro e um olhar para fora.

Um homem espiritual olha constantemente nestas três direções:

1. Para cima - em adoração e devoção a Deus e a Cristo.

2. Interiormente - em reconhecer e arrepender-se de sua não semelhança com Cristo.

3. Externo - procurando ajudar e abençoar outras pessoas.

Um homem espiritual olha para cima

Deus nos chamou antes de tudo para sermos Seus adoradores - para ter fome e sede Dele. Um homem espiritual adora a Deus. Seu único desejo é Deus. Ele não deseja nada ou ninguém além de Deus na terra ou no céu ( Salmos 73:25 ). O dinheiro não significa mais para ele do que Deus. Assim como o cervo arqueja após os riachos de água, o homem espiritual anseia por Deus. Ele anseia por Deus mais do que um homem sedento anseia por água.

Um homem espiritual anseia por comunhão com Deus mais do que por facilidade ou conforto. Ele anseia ouvir Deus falar com ele diariamente.


Quem idolatra o dinheiro, a comodidade e a própria comodidade, sempre encontrará uma coisa ou outra do que reclamar. Mas o homem espiritual nunca se queixa, porque deseja apenas Deus e sempre O tem. Ele nunca fica desapontado com as circunstâncias de sua vida, porque ele vê a poderosa mão de Deus em todas essas circunstâncias e ele se humilha sob essa mão com alegria o tempo todo. Porque um homem espiritual está em contato com Deus, ele não precisa de nenhuma lei ou regra para regular sua vida. Ele encontrou a árvore da vida (o próprio Deus) e, portanto, não tem interesse na árvore do conhecimento do bem e do mal. Porque ele é levado a uma devoção simples e pura a Cristo, ele não é desviado por questões secundárias. Olhando para Jesus, o homem espiritual torna-se cada vez mais semelhante ao seu Senhor a cada ano.

Um homem espiritual se humilha constantemente. E então Deus o exalta constantemente. Ele é exaltado cada vez mais alto - em um relacionamento cada vez mais próximo com Deus. Tal homem, tendo visto as realidades da vida celestial, sempre procurará praticar suas boas ações escondidas dos olhos dos homens.

Um homem espiritual olha para dentro

O olhar para cima leva a um olhar para dentro. Assim que Isaías viu a glória do Senhor, ele imediatamente se deu conta de sua própria pecaminosidade ( Is. 6: 1-5 ). Foi o mesmo com Jó, Pedro e João ( Jó 42: 5 , 6 ; Lc. 5: 8 ; Re. 1:17 ). Quando vivemos na presença de Deus, nos damos conta de muitas áreas de não semelhança com Cristo em nossas vidas. O homem espiritual está constantemente recebendo luz sobre os pecados ocultos em sua vida.

Recebemos a ordem de adorar o Senhor "em trajes sagrados (trajes)" ( Salmos 29: 2 ). Sem as roupas de santidade, estamos nus diante do Senhor. Portanto, o homem espiritual "faz o melhor" em todos os momentos para manter sua consciência limpa diante de Deus e dos homens ( Atos 24:16 ). Assim como o empresário faz o possível para ganhar mais dinheiro e o cientista pesquisador faz o possível para fazer novas descobertas, o homem espiritual faz o possível para manter a consciência limpa o tempo todo.

Um homem espiritual se julga constantemente, porque ele descobre muitas coisas em sua vida que precisam ser purificadas - coisas que outros crentes não podem ser perturbados em suas próprias vidas.

Um homem espiritual percebe que ele tem que morrer interiormente todos os dias, para muitas coisas que o impedem de ser eficaz para Deus. Assim, seu estilo de vida passa a ser o de tomar a cruz e "levar sempre em seu corpo a morte de Jesus" ( 2Co 4:10 ).

O homem espiritual não tem problema em se humilhar diante de ninguém ou em pedir perdão a ninguém - seja essa pessoa mais velha ou mais jovem que ele. Ele percebe que suas orações e seu serviço nunca serão aceitos por Deus, se ele feriu outra pessoa - seja esposa, irmão ou vizinho - de qualquer forma. E assim, assim que ele percebe que feriu alguém, ele "deixa a sua oferta no altar e vai primeiro resolver o assunto com aquela pessoa, e depois volta para oferecer as suas dádivas a Deus" ( Mt 5:23 , 24 )

Um homem espiritual olha para fora

O olhar para cima e para dentro conduz ao olhar para fora.

Um homem espiritual é aquele que percebe que Deus o abençoou apenas para que ele pudesse ser uma bênção para os outros. Visto que Deus o perdoou tanto, ele com alegria e prontamente perdoa todos os que o prejudicaram. Visto que Deus foi tão bom para ele, ele também é bom para os outros. Ele recebeu gratuitamente de Deus e dá gratuitamente aos outros.

Um homem espiritual está genuinamente preocupado com o bem-estar dos outros. Ele está cheio de compaixão pela humanidade perdida e sofredora e nunca pode ignorar um irmão que vê em necessidade - como o levita e o sacerdote faziam, na parábola do bom samaritano ( Lc 10,30-37 ).

Deus está preocupado com o homem caído - em ajudá-lo, abençoá-lo, levantá-lo e libertá-lo da escravidão de Satanás. A preocupação do homem espiritual é a mesma. Como seu Mestre, o homem espiritual busca servir aos outros e não ser servido. Jesus saiu por aí fazendo o bem e libertando pessoas que estavam presas por Satanás ( Atos 10:38 ). O homem espiritual faz o mesmo.

Um homem espiritual não busca ganhar nada dos outros por meio de seu serviço a eles - nem dinheiro, nem honra. Como Deus, ele só busca abençoar outras pessoas por meio de sua vida e de seu trabalho. Ele NUNCA esperará nenhum presente de ninguém - pois ele confia somente em Deus para todas as suas necessidades. Um pequeno livreto que chegou até nós desde o segundo século intitulado "O Ensino dos Doze Apóstolos" nos diz que os primeiros apóstolos ensinaram todos os crentes em seu tempo a tomar cuidado com qualquer pregador que lhes pedisse dinheiro, pois tal pessoa era um falso profeta. Se apenas entendêssemos isso, seríamos salvos de muitos falsos profetas hoje !!

Um homem espiritual olha para cima, para dentro e para fora. Se olhasse apenas para cima, seria irreal - "tão voltado para o céu que não teria utilidade terrena". Se olhasse apenas para dentro, ficaria deprimido e desanimado na maior parte do tempo. Se ele olhasse apenas para fora, seu trabalho seria superficial. Mas um homem espiritual olha em todas as três direções constantemente. Que Deus nos ajude a ser equilibrados - e espirituais.

Copyright - Zac Poonen. Nenhuma alteração deve ser feita no conteúdo do artigo sem a permissão por escrito do autor. Artigo Original Aqui


2 comentários:

Angélica disse...

Querida Wilma, paz e graça!

Há anos seus escritos me fazem tão bem. Eventualmente confirmam a Palavra em minha vida. Muito, muito o brigada <3
Persista.
Sabemos que a 'rede' como a conhecemos está com dias contados, por isso te encorajo gentilmente que publiques de alguma outra forma (o quanto antes) todas essas meditações preciosas, que tanto me ajudaram ao longo desses anos, por favor.
Concordo com voce a respeito das 'inoculações' mas, como tenho observado, é o próprio Eterno que tem revelado a quem Ele quer a respeito do assunto, esteja em paz.
Esteja bem, firme e confiante; Jesus, o Cristo, está às portas! Maranata!.
Mais uma vez, obrigada. Abraço!

Wilma Rejane disse...


Amada irmã Angélica,

Se por muitas vezes o blog confirmou a Palavra de Deus para sua vida, hoje é você que confirma a Palavra de Deus para minha vida.

Eu estava com um breve rascunho para publicar no blog, justamente sobre sua fala: "mudanças na rede e necessidade de escrever enquanto há tempo" e você vem e me envia este comentário.

Muito obrigada pela companhia, pelo afeto, pela palavra,

Sobre as "inoculações" , estou sendo monitorada pelos de longe e de perto, o que foi escrito continuará no blog até que a censura em 2022 remova. Peço a Deus que não.

Grande abraço, em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador

Obrigada!