O planeta do engano



Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jr 17:9

Wilma Rejane

Você sabe qual a origem da palavra “engano”? Significa “plane” : peregrinação ( Stong 4106) , plane é raiz de “planeta”. Eu nunca tinha parado para refletir sobre essa palavrinha de três silabas até ler na epístola de Judas: “Ai deles, porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré” Judas verso 11. Caim agiu enganosamente, ao invés de cuidar do irmão o matou; Balaão foi tentado a aceitar dinheiro e recompensas de Balaque para amaldiçoar Israel (Números 22);  Coré foi “engolido” pelo chão após liderar uma rebelião contra Moisés (Nm 16:1-24).  Judas compara a ação dos três aos falsos mestres.

O engano faz com que cometamos coisas terríveis! Engano torna o homem peregrino, a andar em círculos, “planeteando”. Andar em círculos não é algo agradável porque faz com que passemos pelos mesmos lugares muitas vezes  sem nunca chegar a um destino, ou melhor: o destino do peregrino é o abismo ( a exemplo de Coré), porque de tanto caminhar em círculos acaba por  formar uma depressão bem abaixo dos pés,  vindo a ser engolido por ela. Foi isso que aconteceu com a maioria dos Israelitas quando da caminhada de 40 anos pelo deserto, uma caravana de 600 mil homens (sem contar mulheres e crianças) saiu do Egito rumo a terra prometida e somente dois conseguiram chegar lá: Josué e Calebe.

Josué e Calebe não se deixaram enganar pelas propostas do mundo nem  pelas dúvidas lançadas por Satanás. Os demais murmuravam de tudo e todos: “ ah os alhos do Egito eram tão deliciosos ! A comida de lá era muito melhor que esse maná horrível vindo do céu! Não Moisés, não queremos esse seu Deus que faz mar se abrir e monte fumegar, queremos um bezerrinho de ouro que não fala, nem vê, nem ouve, sabe? É melhor porque ele não nos corrige! Oh vida,  Deus disse que nossa terra  era a melhor de todas, mas só estamos vendo gigante, eles vão acabar conosco, afinal somos muito fraquinhos. Não queremos esses cachos de uvas enormes, nem as graúdas azeitonas, queremos alho, alhos do Egito!"

De uma congregação de três mil e quinhentas pessoas, apenas duas não estavam enganadas. Quer dizer que Josué e Calebe nunca se enganaram? Deus disse que todo coração é enganoso, não existe nada no mundo que seja mais enganoso que o coração. E fazendo uso da etimologia da palavra “engano”: não há nada no mundo que peregrine mais que o coração, ele anda por todos os lugares do planeta! E quem é capaz de conhecer todo o planeta?  Só Deus! Só Deus é capaz de conhecer o coração de cada homem, “Ele sonda o profundo e o escondido,  conhece o que está em trevas e com Ele mora a luz” Dn 2:22.

O engano por ser mentiroso, usa disfarce, se apresenta como verdade, como algo que faz bem para o ego, para as vontades da carne e quando se percebe ( ou nunca se percebe) já se andou tanto em círculos que foi parar no abismo: de dose em dose, de passo em passo. Josué e Calebe resistiram ao engano porque escolheram Deus, em toda e qualquer circunstância: Tinha gigantes?" Deus é conosco para nos fazer vencer!" Tinha multidões de inimigos? Um com Deus vence um exército!"


Josué e Calebe desvendavam os disfarces do engano porque estavam na Luz, onde tudo se revela. O segredo desses dois homens estava justamente no coração, centro do agir! Em determinado momento da vida os dois se arrependeram dos pecados e se entregaram a Deus na certeza de que estavam seguindo a direção certa, não andando em círculos, mas rumo a um alvo! Josué e Calebe desejaram a Terra prometida, eles contemplaram essa terra e nada nem ninguém era mais importante que o objetivo de chegar lá! Vejam como Deus é perfeito em tudo: se engano significa peregrinar, andar em círculos como um planeta, “arrepender-se” é andar para o alvo, acertar na marca, caminhar para um objetivo. Por isso que Jesus veio anunciando a salvação dizendo: “Arrependei-vos porque é chegado o Reino de Deus” Mt 3:2. Arrependei-vos = metanoeo (Strong 3340). Ou seja: mudem de direção, rumem a um objetivo!

Jacó peregrinou na terra de Cam (Salmo 105:23) até ser provado e aprovado, Deus mudou seu nome de Jacó para Israel quando seu coração se converteu. Abraão peregrinou no deserto sendo provado por Deus até ser transformado: de Abrão para Abraão, pai dos que têm fé, ou seja: Pai dos que não se entregam ao engano, não andam em círculos.  Quem não se deixa dominar pelo engano, rejeita o mal, tem por meta chegar a Terra Prometida, a morada eterna. Assim falou apóstolo Paulo: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus” Fp 3:14. Paulo estava se negando a andar em círculos. Escolher Jesus é seguir para o alvo, é entrar pela porta estreita e pelo apertado caminho da salvação Lucas 3:24.

Escolhi Jesus porque estava cansada de ser enganada. Cansada das muitas voltas pelos mesmos caminhos, do destino incerto,  da infidelidade dos 'deuses do Egito' que me escravizavam com promessas  de felicidade: enganos e mais enganos. Jesus é a Verdade que destrona e detona a mentira. Escolhamos Jesus que nos liberta de uma vez por todas dos enganos, que nos faz seguir avante e para o alvo! Olhar constantemente para o alvo implica ter uma vida de comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo. Implica orar sem cessar e se afastar do pecado, resistir, dizer não a coisas que vão desagradar a Deus e nos levar para longe de Sua presença (a planetear).  Que Deus nos ajude a perseverarmos no bem, na boa e agradável vontade de Deus para nós. Amém!

Deus o abençoe, em nome de Jesus

*Em 29/06/2022
Republicação com alteração de texto e ortografia.



Um comentário:

Lilian disse...

Glória a Deus por esta Palavra Maravilhosa!