Parecia não haver saída

 


Imagem: Freepik


Wallace Sousa


“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo (presente) uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir (futuro) um caminho e riachos no ermo." (grifos acrescidos) Isaías 43:18-19


Não, meu amigo, Deus não se esqueceu de você. Ele está vendo você, enxergando muito bem as lágrimas que você derrama escondido. Ele está agindo sim, e em seu favor – você é que não está vendo…

Deixe-me dizer-lhe algumas coisas básicas sobre o agir de Deus: Ele operou no passado, opera no presente e operará no futuro. Sim, é isso mesmo que você ouviu: Deus está trabalhando, e trabalhando para abençoar você. Mas – me pergunta você – por que não estou vendo? É justamente isso que vou lhe responder hoje. Vem comigo?

Recorde o que Deus já fez por você

Sobre o passado, eu tenho duas coisas muito importantes a lhe dizer. A primeira delas é que, se você fizer uma análise de sua vida, daquilo que já lhe aconteceu, observará que o Senhor já fez muita coisa por você. Mas, como não conheço sua vida (e nem gosto de ficar falando da vida dos outros… risos), vou falar da minha vida, ok?

Para começo de conversa, se não fosse o agir de Deus, se não fosse a poderosa mão do Senhor me guardando e protegendo, nem aqui eu estaria, escrevendo toneladas de bobagens neste blog (sim, eu sou bem autocrítico… risos). Eu teria morrido ainda bem criança, atropelado. Ou então, alguns anos depois, afogado. Ou, ainda, depois de convertido, em um acidente automobilístico. E, nesse acidente, não somente eu, mas também meu pai, que estava ao meu lado, e minha mãe e irmãos, no banco de trás do carro. Acho que ainda não escrevi sobre isso… será que alguém tem interesse em saber?

Eu poderia, ainda, citar que Deus me curou de depressão e, por causa disso, eu ainda estou vivo e escrevendo muita bobagem internet afora. De fato, não posso afirmar que o mundo ficou melhor por eu estar vivo… talvez eu não ainda estivesse pronto pro Céu, quem sabe né? Provavelmente, o Céu podia esperar um pouco mais, ou melhor: o Céu queria esperar mais um pouco (risos). Enquanto isso, então, me aguentem. Ou, como diria o Zagallo: vocês vão ter que me engolir!  =)

Pare de ficar remoendo aquilo que passou

E a segunda coisa sobre o passado, agora que vimos que Deus agiu no meu, no seu, no dele, no dela, no nosso, no passado deles? É que você não precisa – nem deve – ficar carregando seu passado nas costas, como se fosse uma mochila cheia de quinquilharias, bugingangas, mequetrefes e salamaleques. Eu já andei bastante de ônibus e metrô. Lotados. Vivo no Brasil, fazer o que, né… faz parte. Mas, se tem uma coisa que incomoda e atrapalha é quando alguém mochilado entra no busão lotado. Quando ele vai passar pelo corredor, com aquela mochila nas costas… mermão, você não tá entendendo: sai da frente, que o trem é sério! #aff

Mas, pior do que mochileiro das galáxias em condução lotada, é quem vive carregando as amarguras, decepções, frustrações e desilusões do passado nas costas. Esse tipo de pessoa não consegue progredir, porque fica carregando esse peso desnecessário, atrapalhando seu presente e amarrando seu futuro. Quer um conselho para sua vida, conselho de amigo? Deixe seu passado para trás . Enfim, deixe o que ficou para trás no lugar dele: lá no passado. Viva sua vida sem essas amarras. Liberte-se desses grilhões e viva sua vida sem medo de ser feliz.

Sabe as oportunidades perdidas? As traições? As decepções? Os projetos e planos frustrados? Nada disso vale o investimento (desperdício, na verdade) de tempo lembrando dessas coisas. Mas, como parar de ficar relembrando essas coisas que doem? Como sarar de vez essas feridas abertas? Perdoando. Sim, o perdão é a resposta. 

Quer saber de uma coisa? Perdoar é coisa pra gente sábia, que entende que perdoar é fechar as portas para as coisas ruins e abrir a mente e o coração para as boas coisas. Só os tolos e rancorosos não perdoam. Claro, não estou dizendo que seja fácil perdoar – nunca é fácil. Mas, seja sábio e inteligente: perdoe. Precisa de um incentivo para perdoar? Eis aqui um dos bons.

    “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar [perdoar, esquecer] as ofensas. (grifei) Provérbios 19:11

Em uma frase, para ficar fácil de aprender e não esquecer? Então anote o que Deus disse: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado” Is 43.18


Deus está agindo agora, no presente

Deus está agindo agora, no presente, e o fato de não estarmos vendo nada acontecer não quer dizer que Ele não esteja agindo. Mas, por que então não vemos? Alguns motivos básicos que nos cegam para o agir de Deus. Vejamos que conclusões podemos tirar desse verso que fala sobre o presente:

1. nós não vemos o agir de Deus porque não estamos olhando para Ele. Se você não estiver olhando para Jesus, não vai perceber que Ele está agindo. Olhe para Ele, e você vai ver o trabalhar dEle.

2. nós não vemos o agir de Deus porque queremos que Ele faça as coisas do nosso jeito. Observe que o texto diz que Ele vai fazer uma coisa nova e isso significa, entre outras coisas, que não é do jeito que você está querendo ou pensando. Já pensou nisso?

3. nós não vemos o agir de Deus porque cansamos de esperar. Às vezes, perdemos boas oportunidades apenas porque perdemos a paciência e jogamos tudo pro alto. Mas, a Bíblia diz: “ainda que demore, aguarde, porque ela certamente virá”, conforme Habacuque 2.3.

4. nós não vemos o agir de Deus porque não estamos prestando atenção. A vida está tão corrida que estamos, constantemente, perdendo o foco das coisas, precisando sermos lembrados de compromissos, agendamentos e até de contas a vencer. Muitas vezes, ficamos prestando atenção em tantas coisas, e nem notamos as ações divinas. Percebeu?

Um detalhe que merece ser falado: o verso diz que algo novo está surgindo, que Deus está trazendo à luz, ou seja, algo que estava oculto. Ora, por que será que Deus fica escondendo as coisas de nós? Será que Ele é sádico e gosta de ficar nos fazendo sofrer e esperar? Bem… então o que direi de um esposo que esconde de sua amada uma festa de aniversário surpresa? O que digo de um namorado que esconde de sua namorada um presente que ele está comprando para ela? E de um pai que compra um presente e esconde do filho, esperando o momento certo de entregá-lo? Seriam esses exemplos de sadismo? Acho que não.

Então, por que Deus esconde de nós aquilo que Ele está fazendo? Talvez por que Ele nos ama? E quem ama, não sei se você sabe, gosta de fazer surpresas a quem ama. Você ama alguém? Já fez surpresas para essa pessoa? Eu já, e digo que foi muito bom surpreender meu amor (risos). E você já foi surpreendido com um presente inesperado por alguém que lhe ama? Eu também já. Gostou? Eu gostei. E se Jesus te ama, e está querendo lhe fazer uma surpresa? Que tal? Vai mesmo rejeitar a surpresa que Deus está preparando para você?

Deixe-me fazer uma pergunta bem pessoal: você está preparado para o surpreendente de Deus em sua vida? Você está preparado para a surpresa que Deus quer lhe fazer? Entenda: só porque não estamos percebendo o agir de Deus, não devemos pensar que Ele nos abandonou, que se esqueceu de nós, que não ouve nossas orações e nem está atento aos nossos gemidos e lágrimas. E, se Ele ama você, Ele não tem direito de lhe surpreender?

Quer saber? EU quero ser surpreendido por Deus. EU quero receber uma surpresa do Senhor. Eu que sou bobinho, quero, e você, não vai querer?

O melhor de Deus ainda está por vir

Após refletirmos sobre a ação de Deus no passado, bem como da necessidade e nos desvenciliarmos do passado, e vermos que a aparente calmaria não é sinal da omissão de Deus, vamos meditar um pouco sobre o futuro agir de Deus. Ou o agir de Deus no futuro, se preferir.

Quando o Senhor diz que vai agir, Ele menciona algumas coisas que vai fazer, então vamos nos debruçar sobre isso e ver o que podemos aprender e que expectativas podemos ter. Não desligue ainda, estamos quase lá.

Caminho no deserto

Deixe dizer duas coisas acerca de deserto, um lugar que conheço razoavelmente bem: no deserto você não sabe como se situar, fica perdido, sem direção. Em qualquer lugar para onde vou, procuro prestar atenção no caminho, seja para retornar ou se for preciso voltar àquele lugar de novo. Tento memorizar ruas, placas, comércios, casas e prédios chamativos para usar como pontos de referência. Tudo para me situar. Mas, no deserto isso não é possível, pois a geografia não muda, o relevo é monótono e repetitivo.

Sem um plano de viagem, ficar perdido no deserto é quase certo. E perder-se no deserto é quase sinônimo de morrer. Percebeu a importância de se possuir um mapa que lhe mostre de onde você saiu, onde está e para onde vai? O google maps faz isso, e muito bem. Veja um exemplo prático clicando aqui. Em segundo lugar, que outra coisa é importante no deserto? Companhia. Existe melhor companhia do que ter Jesus caminhando ao seu lado, como experimentaram os discípulos a caminho de Emaús?

Outro exemplo de orientação e sentido em viagens pelo desconhecido? Você já ouviu falar de GPS (global positioning system). Basicamente, é um sistema digital que mapeia a terra desde o céu e fica falando para você o caminho a seguir, a próxima curva a virar, quantos quilômetros faltam para chegar, essas coisas. Para muitos, é um verdadeiro anjo da guarda digital. Você está passando por apuros, está em meio ao deserto? Não se preocupe: Deus vai lhe dar uma direção para tirar você dessa situação.

Riachos no ermo

Para entendermos o que Deus quis dizer com isso, precisamos saber o que é ermo. Ermo é um lugar meio inóspito, difícil de se viver. Quase um deserto. Para quem nasceu no sertão, como eu, ermo é um lugar familiar: de dificuldades, provações, superações e de bastante aprendizado, entender o que é ermo é fácil, afinal nasci, cresci e vivi boa parte de minha vida ali.

Mas, o que pode significar um riacho no ermo? Bem, lá no sertão, os rios não são perenes (permanentes), mas temporários. Choveu, tem água no rio, assim como nos desertos. Parou de chover, a água também para. Riachos no ermos significam: refrigério contra o calor, vida no ambiente inóspito e provisão em meio a crise. Está difícil? Não desista ainda: Deus vai fazer um milagre por você.

Sabe, o ermo me persegue. Quando vim morar em Brasília, descobri que aqui tem clima de deserto quando não chove. Meu nariz já sangrou, meus lábios já racharam, meu rosto parecia uma cobra mudando de pele… #aff

Mas, o que mais me chamou a atenção aqui em Brasília é que tiveram que fazer um lago artificial para que o clima da cidade pudesse abrigar os novos moradores que aqui chegassem. Sério: na época da seca, Brasília fica quase inabitável, pois a umidade desce abaixo dos 20% e até para respirar você sente dificuldades. Se não fosse o famoso lago Paranoá, viver aqui em Brasília seria coisa para beduíno.

Agora você entendeu o porquê de Deus dizer que iria fazer correr riachos no ermo? Pois é, assim que é.

Finalmente, quero lhe dizer o seguinte: o melhor de Deus ainda está por vir em sua vida, basta crer no que está escrito. Creia na Palavra de Deus, porque Ele vela pela palavra dEle para a cumprir. Ele não é político para que minta, nem filho de político para que se aproveite de sua boa-fé.

Para concluir, quero lhe perguntar: você está preparado para o novo de Deus em sua vida? Você está preparado para ser surpreendido por Deus? Você está preparado para o que Deus vai fazer?

Pois então se prepare, porque logo que Ele concluir aquilo que Ele está fazendo, vai embrulhar o seu presente e lhe dizer: meu filho, tenho uma surpresa para você!

Deus o abençoe.

Wallace Sousa edita o Desafiando Limites e colabora no Tenda na Rocha

Um comentário:

Unknown disse...

Essa postagem retornou e me abençoou. Obrigada!