Das pedras no caminho

 


Wilma Rejane

Pedras no caminho são como obstáculos que ou ferem nossos pés ou nos obrigam a mudar de direção. Pedras são problemas a serem vencidos,  como vencer? Amparando-se em Deus. Ainda assim, de fé em fé, na caminhada da vida é possível que as pedras permaneçam. Há porém, grande força em caminhar com um coração cheio de paz e confiança, estando no centro da vontade de Deus, servindo- O da forma que Ele nos capacitou para servir.

A vida está difícil? Prossigamos! Jesus disse que "cada dia guarda o seu próprio mal" (Mateus 6:34). Um dia de cada vez, sem se desesperar . Exerçamos com paciência a jornada que Deus reservou para nós, não nos conformando com este mundo (Romanos 12:2), porém, inteiramente confortados nas promessas do Evangelho que é abrigo para todas as horas, em qualquer lugar e circunstâncias.

Fé e pedras. Caminhos que se contrastam pelas leis da física,  química, das coisas visíveis e invisíveis. João Batista, apontou para as pedras à beira do Rio Jordão e disse que delas Deus poderia suscitar filhos de Abraão;  do imobilismo,  palidez, frio e insensibilidade, algo novo e bom nasceria.

“ ...Até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.” Lucas 3:8

Das muitas pedras que ferem nossos pés na estrada da vida, pela fé e coragem, podem se erguer fortalezas. Ajunte-as, arrume-as em um canto sabendo que serão memorial para uma nova história. Um memorial tal qual Betel, que significa "Morada de Deus" que foi erguido com pedras pelas mãos de Abraão, em um tempo de muitas dificuldades, fome e seca. Ele então "ajunta as pedras" e ora a Deus em Betel, deixando ali um marco de mudanças.


Pedras sobre pedras e Betel se tornou um refúgio para dias difíceis, porque trouxe de volta a esperança em um Deus que tudo vê, que ampara os caminhantes que não O desamparam.

“Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança" Lm 3:21. 

Pedras também me lembram de Jacó. Cansado e a caminho da casa de Labão, com novas perspectivas de vida e futuro, para e repousa a cabeça em um travesseiro de pedra:

"Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar." Gênesis 28:10-11

E ali Deus fala com ele, faz com que Jacó olhe para o futuro e tenha ânimo para o presente. Renovando as forças em Deus, usando uma pedra como travesseiro. Vamos aprender com Jacó? Entreguemos a Deus as preocupações, dificuldades e descansemos. As palavras de Deus a Jacó foram confortadoras:

"E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia." Gênesis 28:15-16

Jacó não sabia que Deus estava no lugar das pedras, e isso não acontece também conosco?

Por isso amados irmãos, escrevo essa meditação para ânimo dos que vivem pela fé e que por algum motivo estão se sentindo feridos e cansados. Essas pedras que estão no caminho hoje, podem ser Beteis, fortalezas, travesseiro de Jacó, lugares que nos permitem ir para mais perto do Senhor . Ele cuida de nós, que o mundo não arranque a beleza da fé que há em nosso coração.

Agora, se as pedras nos machucam por causa de pecados, é preciso fazer um concerto com Deus,  para que Ele transforme o coração e a situação. É maravilhoso conhecer as belas e renovadoras promessas da Palavra, melhor ainda é viver tudo quanto Deus reserva para nós. Contudo, é preciso remover a sujeira e os entulhos que atrapalham a caminhada, porque:

"Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." Isaías 59:1-2

Estando em paz com Deus e com o próximo é descansar como um filho descansa no colo de um Pai amoroso. Na certeza de que tudo coopera para o bem dos que vivem pela fé e de que o controle está com o Senhor.

Jesus Cristo vive e Ele está conosco hoje.

Nenhum comentário: