No ombro de Deus Pai

 

Wilma Rejane


" Atravessou Abrão a terra até Siquém..." Gn 12:6

Você pode sentir o tamanho da benção escondida nesse pequeno verso Bíblico?  Nunca ouvi qualquer pregação sobre essa passagem e acredito mesmo que ela não chama a atenção dos leitores. Não chamava minha atenção, até o dia em que um : "pare, escute, preste atenção" me sacudiu de tal forma que me vi agradecendo a Deus por todas as vezes em que Ele me permitiu "atravessar Siquém". 


Sobre Siquém:

Siquém está situada no vale estreito entre o monte Gerizim e o monte Ebal, aproximadamente 65 quilômetros ao norte de Jerusalém. Em hebraico Siquém significa "ombro", esse significado descreve muito bem o valor do lugar para os Israelitas na conquista da terra prometida e também nos oferece  razões de relacionar Siquém com "vale do crescimento espiritual, da obediência". Siquém, ombro de Deus.

Foi esse o lugar escolhido por Deus para Abraão iniciar sua caminhada, para Moisés declarar as bençãos e as maldições (Deuteronômio 27), onde Josué reuniu os Israelitas para convocá-los seguir a Deus (Josué 24), onde Jacó se fixou ao retornar a Mesopotâmia: "e foi ali que ele purificou sua casa dos deuses estranhos, enterrando todos os seus ídolos debaixo de um carvalho" (Gn 35.2,4). Por fim Siquém é o lugar onde José foi enterrado "Kever Yosef", túmulo de José. Em Outubro de 2000 os palestinos, em total desrespeito a palavra de Deus, destruíram o túmulo de José para construir uma mesquita.

Nossos passos em Siquém

A travessia para Siquém, foi o primeiro passo de Abraão com destino a terra prometida .  Ainda faltava muito chão para chegar ao destino final, mas ele se moveu, arriscou deixar para trás o lugar que nada mais poderia lhe oferecer e seguiu ao desconhecido, porém acompanhado dAquele que conhece todas as coisas. E  Deus com ele permitindo que seus pés caminhassem sem tropeçar, que seus camelos e servos gozassem de boa saúde e disposição para segui-lo.

Abraão deixou o conforto, para viver os conflitos e crescer na fé.

Você já parou para pensar a maravilhosa benção,  proteção e providência Divina que há em cada passo nosso? Em cada travessia?  Cada travessia é um favor, por menor que seja a distância. O primeiro passo é tão ou mais importante que o último. Se Abraão não tivesse "atravessado a terra até Siquém", não teria percorrido os mais de 2.400 km realizando todas as promessas de Deus para Ele.


A grande virtude da vida de Abraão é: Ele caminhou com Deus. Eis a grande diferença. Quando estamos com Deus, cada passo é revestido de milagre. Sem Ele, poderíamos estar  na direção errada, aturdidos, infelizes. Podemos achar que nada de especial acontece conosco, que os dias são tão iguais,  que poderíamos fazer coisas mais grandiosas que merecessem destaque fenomenal, enquanto isso, nossos passos, pequenos, são grandes obras e favores do céu!!! 

O ombro

Através da história de Abraão traço um paralelo sobre o amor de Deus. Não somos amados por Ele por causa de méritos próprios, nem chamados por igual motivo. É a graça e a misericórdia de Deus que nos sustenta nas partidas e chegadas no doloroso caminho do crescimento espiritual. É a natureza de Deus que nos capacita no relacionamento pessoal comparado ao de Pai para com seus filhos.

Deus  nos sustenta por inteiro! O Salmo 68:5 diz “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus Pai no seu lugar Santo”. Pai se traduz em 'ab (Strong 01) significando Provedor, Criador, Produtor. 

Deus é o Pai  que provê a vida, a força e até mesmo a geografia. Ele conhece os limites da terra e os limites do homem, Ele produz o caminho e o caminhar. Ele está a nos cobrir com o céu e a nos amparar nos centímetros dos passos.

Somente um Pai como Deus  nos abriga em Seus ombros nos momentos imprevisíveis e dolorosos como lutos,  perdas,  decepções. Sem o significado dado por Deus a palavra Pai, ela seria apenas mais uma nomenclatura,  a essência desse nome confere honras e virtudes; um pai que não reflete a condição de provedor nega o propósito de Deus.

Que nesse dia dos pais todas as famílias encontrem motivos de regozijarem-se no Senhor pelo simples e grandioso fato de reconhecerem que Deus é a fonte da vida de toda bondade (Tiago 1:17). É Ele que nos sustenta em Seus ombros para nos movermos nos Siquéns da vida.

Deus o abençoe, em nome de Jesus!