Nas piores circunstâncias da vida

 Crédito da imagem: Pixabay




João Cruzué



"Clama a mim e responder-te-ei
e anunciar-te-ei coisas grandes
e firmes, que não sabes."
Jeremias 33:3.



Um dos textos que mais me comove na Bíblia é a cura da filha de Jairo registrada em Marcos capítulo cinco. Ali podemos ver duas coisas: a busca desesperada por socorro de um pai com uma causa perdida e o poder da solução de problemas que há em Cristo Jesus.

Jairo era um dos líderes da sinagoga dos Judeus em Cafarnaun. Geralmente, os líderes judeus da época eram homens preconceituosos e críticos do ministério de Jesus. Ele e seus discípulos geralmente eram homens desprezados em seu tempo, pois não se adequavam à cultura religiosa judia, porque para administrar o sagrado naquela época, a pessoa tinha que ser descendente da tribo de Levi. Jesus era de Judá, e isto já era o bastante para que não fosse respeitado.

Todavia, Jesus não era apenas um homem de palavras. Milagres e curas se faziam presentes ao seu discurso. Sabedor disso, Jairo foi procurar ajuda nesta porta. Seu desespero era tão grande, por causa da filha que estava morrendo, que ao chegar perto de Jesus esqueceu sua posição e simplesmente ajoelhou-se aos pés do Mestre.

Esqueceu posição, preconceito e olhares críticos. A Bíblia relata que Jairo ajoelhou-se e rogava muito a Jesus que fosse até sua casa e impusesse as mãos na filha para que sarasse e vivesse. No meio do caminho a pior notícia: Não incomodes mais o Mestre, a tua filha está morta. E aqui vem a melhor lição desta mensagem: Jesus é solução dos problemas insolúveis. Jairo sentiu o peso daquela notícia ruim. Estava tudo acabado.

Tudo acabado - nada! Disse Jesus para Jairo: Não temas, crê somente.

E chegando na casa de Jairo, encontrou o povo pranteando. Deixou os pranteadores lá fora e chamou para si os pais da adolescente e os três discípulos: Pedro, Tiago e João. Os seis entraram no quarto e Jesus disse à adolescente morta: "Talitá cumi" - menina levanta-te!

E ela levantou-se e isto assombrou a todos os presentes.

Diante das piores circunstâncias da vida, Jesus não decepciona ninguém. Afirmativas do tipo: Agora está tudo perdido; agora está tudo acabado; agora não tem mais jeito. Acabou! Não resistem diante dEle. Eu mesmo já experimentei situações de grande estresse sem cair em desespero, porque aprendi que Deus é o nosso socorro bem presente na hora da angústia.

Sua situação é tão difícil que já se tornou desesperadora? Deixe de lado o preconceito, cultura e religião. Busque a presença de Jesus em sua vida e clame muito por ajuda. Isto funcionou para Jairo, funcionou para mim, tem funcionado para milhões e também vai tirar você do fundo do poço.

Deus o abençoe, em nome de Jesus.


João Cruzué é coloborador do Tenda na Rocha e dita o blog  Olhar Cristão - cruzue@gmail.com


Nenhum comentário: