O Agosto do profeta Ageu e o Agosto de hoje


 

Wilma Rejane

Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Ageu 1:5-7

Profeta Ageu proferiu sua primeira mensagem destinada à nação de Israel no "sexto mês do reinado de Dario" correspondente ao mês de Elul, especificamente em 29 de Agosto de 520 AC. O principal objetivo da mensagem era convocar a nação a refletir sobre prioridades, 

as pessoas estavam retornando do cativeiro Babilônico e se mostravam distraídas, dispersas e preocupadas com as coisas materiais. O templo estava destruído e desprezado e os esforços pessoais se voltavam para "aplainar" as casas (Ageu 1:4).


Ao reler a mensagem de Ageu fui movida a escrever essa breve mensagem, também em mês de Agosto,  em um momento da história em que por toda parte vemos pessoas tão ocupadas em "construir casas e desprezar templos", considerando templo como sendo o íntimo do ser, a morada do Espírito Santo de Deus.

A mensagem de Ageu é para hoje quando cativeiros modernos impedem a adoração e comunhão diária com Deus. O mundo está distraído com a tecnologia, com as ofertas rasas de felicidade.

As prioridades das pessoas, naquele Agosto do profeta Ageu não agradavam a Deus, pois, Deus não ocupava o primeiro lugar, hoje não é diferente, triste realidade.

Quem está andando em Espírito percebe, sente, recebe de Deus a orientação de que presenciamos o tempo do fim, somos a geração profetizada por João para viver tudo que está no livro de Apocalipse, Porém, e apesar dos sinais, há multidões adormecidas que não percebem o perigo de desprezar o "templo em ruínas".

A mensagem de Ageu era o "Megafone" de Deus para Israel: "Volta povo meu, reveja suas prioridades, cuide do templo, coloque o Reino de Deus em primeiro lugar"!

A Palavra de Deus está se cumprindo em cada "j e til" e as dores de parto se intensificam a cada dia, já não há tempo para distrações, embates políticos partidários, vaidades, desperdícios e outros pecados. Cuidar do templo deve ser a prioridade maior, a busca pela vontade e direção de Deus.

Que nesse Agosto haja arrependimento e salvação, que os olhos espirituais sejam abertos para contemplação da  Verdade libertadora do Evangelho Eterno.

Deus o abençoe, em nome de Jesus.


Nenhum comentário: