Quais as profecias Bíblicas sobre uma 3ª Guerra Mundial?

 

Autor: Jim Haeffele
Tradução: Wilma Rejane

Haverá outra guerra mundial? A resposta definitiva a tal pergunta só pode ser encontrada na Palavra de Deus. Acreditamos que estamos vivendo na era bíblica que muitos chamam de fim dos tempos . A Bíblia fala de grandes eventos mundiais que ocorrerão no “tempo do fim” ( Daniel 11:35, 40 ; 12:4, 9 ) – o tempo antes da segunda vinda de Jesus Cristo. Estas profecias da Bíblia fornecem a resposta à pergunta: Haverá uma Terceira Guerra Mundial?

A Bíblia não usa a frase 3ª Guerra Mundial, usa uma terminologia diferente, da perspectiva do homem há vários eventos profetizados que podem vir a ser chamados de 3ª Guerra Mundial.

É claro que as guerras sempre existiram e não podemos descartar a possibilidade de outra guerra envolvendo a maior parte do mundo, contudo, não podemos afirmar quando o fim chegará ou quando a guerra profetizada se concretizará. Com esta isenção de responsabilidade, vamos analisar as profecias bíblicas sobre a 3ª guerra que terá consequências terríveis para a humanidade.

Profecias do fim sobre a 3ª  guerra mundial

Jesus Cristo falou sobre os principais eventos mundiais que aconteceriam antes de Seu retorno, no que é chamada de Sua Profecia do Monte das Oliveiras. Seus discípulos começaram perguntando-lhe: “Qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?” (Mateus 24:3).

A resposta de Cristo incluiu esta advertência sobre um tempo de angústia sem precedentes: “Porque então haverá grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. E a menos que esses dias fossem abreviados, nenhuma carne seria salva; mas por causa dos escolhidos aqueles dias serão abreviados” (Mateus 24 versículos 21-22).

O que isso significa para nós hoje?

Jesus estava dizendo que esta Grande Tribulação será muito pior do que qualquer coisa que o mundo já experimentou. Isto significa que a perda de vidas será maior do que a da Segunda Guerra Mundial, na qual morreram mais de 50 milhões de pessoas. Ele também disse que os dias desta “grande tribulação” serão “encurtados por causa dos eleitos” ou ninguém permaneceria vivo.

Embora Jesus indique que a crise desta tribulação envolverá outros fatores (incluindo desastres naturais, fome e perseguição religiosa), a descrição nestes dois versículos indica fortemente que haverá pelo menos mais um conflito mundial no fim dos tempos, antes do retorno de Jesus Cristo.


Grande Tribulação

Que eventos que Jesus descreveu como “grande tribulação” ( Mateus 24:21 ) que resultarão em grande perda de vidas? Um estudo cuidadoso mostra que este tempo futuro de intenso sofrimento inclui a abertura do segundo selo (guerra generalizada, descrita em Apocalipse 6:3-4 ) e do quinto selo ( Apocalipse 6: 9-11). 

Em Daniel 11:40-43 há uma profecia surpreendente de uma guerra entre o rei do Sul e o rei do Norte . O cenário é o tempo do fim ( versículo 40 ), quando o rei do Sul (provavelmente baseado no Norte da África ou no Oriente Médio) atacará o rei do Norte (um líder baseado na Europa). O rei do Norte irá em algum momento contra-atacar com um enorme exército e força naval atravessando o Mediterrâneo, invadindo o Norte de África e entrando na “Terra Gloriosa”, que hoje é Israel ( versículos 40-43 ).

O papel da religião na Grande Tribulação e nas guerras mundiais do fim dos tempos

Em Mateus 24:15 Jesus adverte: “Portanto, quando virdes a ' abominação da desolação', de que falou o profeta Daniel, estando no lugar santo (quem lê, entenda)”. Este evento ocorrerá num momento em que os sacrifícios da tarde e da manhã foram reinstituídos num local que é sagrado para os judeus.

Os sacrifícios serão interrompidos por esta invasão e uma “abominação da desolação” será colocada em seu lugar. Jesus prossegue explicando que, a partir desta invasão e do estabelecimento desta abominação, o mundo entra num tempo de “grande tribulação”. Devido ao alcance desta luta iminente e ao número de homens envolvidos na luta, a “3ª Guerra Mundial” pode de fato ser a descrição humana deste conflito ( versículos 17-21 ; Lucas 21:20-24 ).

A abominação da desolação do fim dos tempos

A abominação da desolação foi falada pelo profeta Daniel em vários capítulos ( Daniel 8 ; 9:27 ; 11:31 ; 12:11 ). Teria mais de um cumprimento, e o primeiro ocorreu historicamente na década de 160 a.C. ( Daniel 11:31 ).

Quase 200 anos depois, Jesus profetizou que a abominação final ocorreria antes de Sua segunda vinda. Ao contrário das duas primeiras guerras mundiais do século XX, este conflito mundial verá a religião desempenhar um papel importante.

Em Apocalipse 13:13-14, Jesus conta a João, por meio de Seu anjo, sobre uma figura religiosa do fim dos tempos que engana as massas: “Ele realiza grandes sinais, de modo que até faz descer fogo do céu à terra, à vista dos homens. E ele engana os que habitam na terra com aqueles sinais que lhe foi permitido fazer aos olhos da besta” (ênfase acrescentada ao longo do texto).

Muitas pessoas estarão dispostas a lutar e morrer porque serão enganadas por estes sinais. Esta figura religiosa e a sua religião enganosa têm um nome no livro do Apocalipse: "Mistério, Babilónia, a Grande" ( Apocalipse 17:5 ).

O engano religioso não desempenhou um papel tão importante na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, mas esse não será o caso na profetizada guerra mundial do fim dos tempos. Os verdadeiros crentes precisarão ser pacientes, guardar os mandamentos de Deus e ter a “fé de Jesus” para sobreviver e evitar serem enganados ( Apocalipse 14:12 ).

A duração da tribulação profetizada

A Grande Tribulação durará 3 anos e meio ( Daniel 7:25 ; 12:7 ; Apocalipse 12:14 ; 13:5 ).

No período que antecedeu esses eventos profetizados biblicamente, Jesus disse que a mentalidade geral do homem se tornaria bastante complacente com o que está acontecendo ao seu redor.O livro de Apocalipse revela que sete pragas de trombeta seguirão os selos e trarão grande sofrimento a todos os que escolherem seguir um líder referido como “a besta”. A maioria dos habitantes da Terra prestará lealdade a este líder e, como resultado, sofrerá as consequências desta decisão equivocada.

As últimas três das sete trombetas são chamadas de ais por causa de sua severidade. O segundo ai (a sexta trombeta) resultará na morte de um terço da humanidade ( Apocalipse 9:15-18 ).

Armagedom

Se os humanos não designarem a Grande Tribulação ou os eventos que a precederam como uma guerra mundial ou guerras mundiais, outro evento do fim dos tempos profetizado biblicamente será certamente reconhecido como tal. Esta guerra foi falada por Deus através dos profetas do Antigo Testamento.

O profeta Joel foi inspirado a escrever no século VIII aC: “Despertem as nações e subam ao vale de Josafá [muitas autoridades acham que isso se refere ao vale do Cédron, que faz fronteira com Jerusalém a leste]. … Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está próximo no vale da decisão” (Joel 3:12, 14).

Esta batalha dos exércitos restantes da humanidade contra Cristo também é profetizada no livro de Zacarias: “Eis que vem o dia do Senhor. …Pois reunirei todas as nações para a batalha contra Jerusalém” ( 14:1-2 ). O resultado final será decidido quando Jesus Cristo colocar os pés no Monte das Oliveiras ( versículo 4 ) para se tornar Rei sobre toda a terra ( versículo 9 ).

Embora muitos se refiram a esta batalha dos exércitos de todas as nações contra Jesus Cristo como Armagedom, este termo é simplesmente o nome da área a noroeste de Jerusalém onde os exércitos se reunirão antes de avançarem para Jerusalém para lutar contra Cristo. Como explica a sexta das pragas finais do livro de Apocalipse, o nome desta guerra final da presente era é “a batalha daquele grande dia do Deus Todo-Poderoso” ( Apocalipse 16:14 ).

Uma descrição de Jesus retornando à terra para lutar contra esses exércitos e sua destruição total é encontrada em Apocalipse 19:11-21 e Zacarias 14:3-4 , 12 .

Quem vencerá a 3ª Guerra Mundial?

Jesus Cristo vencerá esta guerra mundial do fim dos tempos e estabelecerá o Reino de Deus na terra. Ele terá o poder de trazer a verdadeira paz. Isaías 2:2-4 descreve a justiça e a paz que serão marcas registradas de Seu governo justo:

“Agora acontecerá nos últimos dias que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e será exaltado acima dos outeiros; e todas as nações fluirão para ele. 

“Muitos povos virão e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó; Ele nos ensinará Seus caminhos, e andaremos em Suas veredas.' Porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.

“Ele julgará entre as nações e repreenderá muitos povos; converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; nação não levantará espada contra nação, nem aprenderão mais a guerra”. Isaías 2:3-5

Oramos fervorosamente: “Venha o teu reino”, enquanto ansiamos por aquele tempo em que as pessoas aprenderão o caminho da paz em vez do caminho da guerra.

Somos complacentes com a 3ª Guerra Mundial?

Embora ainda não se saiba que conflito poderá ser chamado de Terceira Guerra Mundial ou se vários conflitos juntos receberão esse nome, há um conceito ainda mais sóbrio e importante a considerar. No fim dos tempos quando esses eventos profetizados biblicamente ocorrerem,  Jesus disse que a mentalidade geral do homem se tornaria bastante complacente com o que está acontecendo ao seu redor.

Jesus disse: “Porque, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim também será a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:38-39).

Esta complacência incluirá muitas pessoas religiosas que acreditarão erroneamente que estão fazendo o que Deus deseja. No Sermão da Montanha, Jesus disse: “Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em Teu nome, expulsamos demônios em Teu nome e não fizemos muitas maravilhas em Teu nome?' E então lhes direi: 'Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!'” (Mateus 7:22-23).

Quer seja breve ou distante o desenrolar da 3ª guerra mundial, todos devem estar atentos ao cumprimento dos sinais profetizados na Bíblia, como forma de se preparar espiritualmente em arrependimento pelo pecado e busca pela vontade de Deus. Falar do fim pode parecer assustador para algumas pessoas, mas, pelo contrário, pode ser a certeza mais real de uma esperança que nunca, jamais, poderá ser roubada. (Isaías 11).

Tratar sobre o fim dos tempos não deve ser motivo de tristeza ou ansiedade, Jesus prometeu conservar em paz aqueles que põem a confiança no Reino de Deus, na pessoa do Salvador.

Que a paz que excede todo o entendimento esteja presente em seu coração; que seu olhar espiritual esteja atento e sua mente e corpo estejam descansados nas firmes promessas de Jesus Cristo que breve virá!

Nenhum comentário: