“O que é já foi, e o que há de ser também já foi, Deus fará renovar o que se passou” Eclesiastes 3:15
O
verso de Eclesiastes fala sobre a renovação de Deus. Algumas traduções
trazem modificações no versículo dizendo: " Deus faz aparecer de novo o
que se tinha esquecido ( Bíblia Viva); Deus pede conta do que já passou (
Bíblia Plenitude); Deus faz com que uma coisa que acontece torne a
acontecer ( Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Sob
todas as formas, o que se pretende expressar é o domínio de Deus sobre o
tempo.
Não sei o que você atravessa hoje: doenças, injustiças, cansaço, expectativas, alegria, prosperidade, paz, amor. Nossa vida é um misto de acontecimentos que se renovam e mesmo que o mundo seja repleto de injustiças, vale a pena ser grato por cada segundo de vida, vale a pena buscar a Deus e renovar aliança com Ele todos os dias: em oração, obediência, resistindo à tudo que nos afasta da paz proporcionada por uma consciência tranquila em Deus.
A renovação do ser é mensagem central do Evangelho, João Batista apregoava diariamente, no deserto, com a convicção de quem havia sido transformado pelo Senhor do tempo: "Arrependam-se!", "Transformem-se!". A transformação, é, portanto, o sentido da existência temporal, é onde Deus renova a vida, pela entrega voluntária do ser humano que encontrou o Senhor do tempo, no seu tempo.
Nessa vida tudo passa, inclusive as dores, o sofrimento. O tempo vai apagando algumas lembranças, suscitando outras e os dias se renovando. Nossas lembranças são como milagres que nos fazem reviver o que se foi, imaginar o que ainda virá, como poderia esses papéis do tempo impregnados em nós ser obra do acaso? As lembranças, quando deixam de existir, levam consigo o viver. Profeta Jeremias estava atravessando um período de solidão e angústia, quando, de repente, refez seus pensamentos, declarando:
"Quero trazer à memória o pode me dar esperanças" (Lamentações 3:21)
Jeremias trouxe à memória o amor de Deus por Ele, Sua fidelidade. O profeta buscou refazer, transformar à mente, para avivar sua fé, e somente o Deus da esperança poderia realizar tal obra em Jeremias, um homem também convicto da graça renovadora, transformadora do Evangelho! Sim, Jeremias viveu antes de Cristo, profetizando sobre Sua vinda e vivendo no seu tempo o que muitos viveriam no futuro, no hoje: a restauração do ser pela fé no filho de Deus! Milagres do Senhor do tempo!
O que você está trazendo à memória? Algumas coisas que foram, não fazem sentido em continuar sendo. Deus renova o que se passou, pela fé em Jesus, pela entrega, pelo arrependimento. Deus tem a capacidade de fazer em nós o que jamais faríamos sozinhos, por desejo humano. Deus faz por graça, por misericórdia, por bondade. Ele apaga as coisas que nos fizeram mal, apaga nossas transgressões e revive em nós uma nova vida!
A proposta do Evangelho é incrível, o que há de mais precioso no mundo! Ela está disponível hoje, para você, para mim, porquê Deus é bom e nos ama com um amor incomparável! Você crê? Ele quer ser o Senhor do seu tempo, o Deus da sua salvação!
Deus o abençoe, em nome do bom Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário