Onde houver um cadáver, ali se ajuntarão os abutres


No meio de Seu discurso sobre os últimos dias e Sua Segunda Vinda, o Senhor Jesus fez esta declaração: "Onde houver um cadáver, aí se ajuntarão os abutres" (Mateus 24:28). Ora, abutres são pássaros que se alimentam de cadáveres moribundos e em decomposição. Quando você os vê circulando no céu, sabe que algo está morto ou morrendo na Terra. No contexto de Mateus, o Senhor Jesus estava apontando que o mundo inteiro estaria em um estado de avançada decadência espiritual no fim desta era por causa do engano espiritual, falsos Messias, nações se levantando contra nações e reinos contra reinos, fomes, terremotos, pestilência e perseguição aumentando em intensidade e frequência como as dores de parto de uma mulher grávida (Mateus 24:8). Por fim, viria o último e definitivo ato de profanação do Templo pelo homem do pecado (Mateus 24:15) (2 Tessalonicenses 2:4)


Interpreto os abutres como as forças demoníacas liberadas no mundo nos últimos dias para realizar seus atos diabólicos e se alimentar da decadência espiritual nos corações de homens e mulheres no mundo em geral e na cristandade em geral. Esses demônios saem do Abismo para causar caos e assassinatos na Terra nos últimos dias (Apocalipse 9:3).   Sabemos também que, quando o Senhor Jesus retornar fisicamente, os abutres literalmente se alimentarão das carcaças dos exércitos das hordas do Anticristo. Esta será a consumação da ira de Deus sobre um mundo que odeia e rejeita o Messias. (Ezequiel 39:17-20) (Apocalipse 19:17-18, 21)


O Senhor Jesus estava dizendo que, quando essas "dores de parto" que Ele mencionou aumentarem em intensidade e frequência, o nascimento do Reino Messiânico de Deus na Terra estará prestes a ocorrer. Como o Senhor Jesus também disse no relato de Lucas do mesmo discurso, quando se referiu a sinais incomuns no cosmos: as nações na Terra em perplexidade, sem saber a saída, e os homens desmaiando de terror e apreensivos com o que está por vir sobre o mundo, experimentando os próprios corpos celestes tremendo e grandes pedras de granizo caindo do céu. (Lucas 21:25-28) Veja também (Apocalipse 16:21).


Sabemos que o restabelecimento de Israel como nação em 1948, após quase 2.000 anos de exílio, foi um marco importante para medir a Segunda Vinda do Messias. Já se passaram 71 anos desde que esse evento histórico ocorreu. Israel, como nação, é o relógio profético de Deus para as nações. Sua restauração espiritual como nação ainda está por vir (Ezequiel 37:1-14). Hoje, podemos ver o mundo inteiro em decadência espiritual e os abutres demoníacos se alimentando das ações e imaginações carnais de homens, mulheres e jovens. Há várias marcas evidentes que revelam que estamos agora nos últimos dos últimos dias.



Em primeiro lugar, vemos a decadência espiritual através da evolução da tecnologia. Vemos microchips em humanos, hologramas de alta definição, jogos de computador de realidade virtual envolvendo a imaginação de bilhões de jovens, mentes impressionáveis com violência, sexo, materialismo e hedonismo, que estão produzindo uma futura geração de pessoas que podem ser controladas e programadas automaticamente por essa tecnologia. Até mesmo celulares podem ser usados para transações bancárias, compras e até mesmo ter um tradutor de idiomas do Google. Isso lembra a Torre de Babel. É claro que a tecnologia pode beneficiar a humanidade quando usada apropriadamente, mas a tecnologia nas mãos do homem pecador caído pode se tornar um monstro que devora e alimenta os desejos e apetites carnais dos não salvos e, ouso dizer, de muitos na cristandade.

 

No tempo de Noé, a imaginação dos corações dos homens estava constantemente voltada para coisas más e perversas, todo pensamento e imaginação que eles tinham era continuamente mau(Gênesis 6:5). Em Mateus 24 o Senhor Jesus disse especificamente que o que estava acontecendo no tempo de Noé, aconteceria novamente no fim dos tempos e que os ímpios seriam varridos no julgamento e os justos seriam deixados para herdar o Reino Messiânico(Mateus 24:36-41). Bilhões de jovens ao redor do mundo, por meio da internet, computadores, celulares e videogames, estão tendo suas imaginações sequestradas e reprogramadas para se envolverem nos prazeres e atividades que os afastam de Deus e os enviarão para o inferno se não se arrependerem de suas más e perversas ações.



Em segundo lugar, vemos a decadência espiritual por meio da biotecnologia,a longevidade está sendo aumentada. Os homens buscam ir além da idade estabelecida por Deus, por meio dessas tecnologias, o homem tenta programar e prolongar a vida além dos limites estabelecidos por Deus.



Em terceiro lugar, vemos a decadência espiritual nas nações que se preparam para a guerra. Em Daniel, capítulo 10, somos informados de que Israel travará uma guerra com o Irã e depois com a Turquia, e o contexto se passa nos últimos dias(Daniel 10:12-14, 20). Creio que a guerra com o Irã precipitará a invasão das Colinas de Golã e da Arábia Saudita, conforme descrito em Ezequiel 38. Possivelmente, veremos outras nações atraídas para a arena deste conflito, que verá um terço da humanidade destruída pelo poder de fogo dessas nações(Apocalipse 9:18-19). Hoje, com o arsenal nuclear e os mísseis, esta é uma realidade sombria.



Em quarto lugar, vemos a decadência espiritual na ascensão da sodomia nas democracias ocidentais. Embora sejam minoria, vemos os sodomitas aumentando em violência e agressão, como aconteceu em Sodoma e Gomorra, o que, em última análise, trouxe o julgamento de Deus sobre aquelas cidades perversas da planície. Sodoma e Gomorra nos ensinam como as coisas serão no mundo no fim desta era presente.



Em quinto lugar, há a decadência espiritual dentro da cristandade em geral (a cristandade institucionalizada com suas estruturas denominacionais). Hoje, dentro da cristandade, temos ecumenismo, Inter religião, prosperidade hiper fé, Domínio do Reino, bem-estar,  sem mencionar os avivamentos falsificados onde sinais, milagres e maravilhas são colocados acima da exposição da Palavra de Deus.



Em sexto lugar, temos os preparativos para a reconstrução do Templo em Jerusalém. O Instituto do Monte do Templo já possui os instrumentos necessários para o culto levítico e até mesmo as novilhas vermelhas, de acordo com a Lei de Moisés, necessária para os sacrifícios do Templo.  A decadência espiritual em toda essa atividade religiosa reside no fato de que qualquer sistema de sacrifício estabelecido é uma afronta à obra expiatória perfeita e consumada do sangue do Messias, que viu o véu do Templo, em Seus dias, rasgar-se de cima a baixo depois que Ele disse na cruz: "Está consumado!"


Como o Livro de Hebreus nos diz, o Messias foi sacrificado pelo pecado, de uma vez por todas, um sacrifício de sangue que nunca mais se repetirá e que durará por toda a eternidade. 


Finalmente, vemos o ataque àigreja. Embora os dons do Espírito praticados biblicamente nunca tenham desaparecido e sejam mais necessários do que nunca na Igreja hoje, também temos muitos sinais, milagres e maravilhas falsificados, como Paulo ensinou que se manifestariam pouco antes da revelação do homem do pecado. Hoje, são profecias pessoais, pó de ouro e penas flutuando, nuvens de glória, imersão em túmulos, cartas de tarô do destino e os chamados apóstolos e profetas que, em alguns casos, reivindicam igualdade com os apóstolos originais no recebimento de supostas revelações extras que vão além das Escrituras. O próprio Deus chama essas coisas de maldade. Aqueles que amam a maldade dentro e fora da cristandade e que não recebem o amor à verdade acreditarão nas mentiras do Anticristo, seguirão seu sistema até o abismo da perdição eterna. (2 Tessalonicenses 2:9).


À luz dessa decadência espiritual cada vez maior e com os abutres das forças demoníacas se alimentando freneticamente de um mundo espiritualmente doente e moribundo e de uma Igreja apóstata, o que devemos fazer, como crentes, quando vemos essas coisas acontecendo ao nosso redor? Devemos, antes de tudo, continuar a pregar o Evangelho do Reino, que inclui a Segunda Vinda do Messias. A escatologia é uma ferramenta espiritual muito poderosa na evangelização. Até que essa obra seja realizada em todas as nações, o Senhor Jesus não poderá voltar. Este é o desafio que o Corpo do Messias, a Igreja fiel, enfrenta hoje(Mateus 24:14) (1 Coríntios 15:3-4).


Somado a isso, o Senhor Jesus disse: “Quando essas coisas começarem a acontecer, como crentes nele, devemos nos levantar e não sermos tomados de medo e apreensão, como os perdidos que não têm esperança. Devemos levantar nossas cabeças e olhar para o céu, porque nossa redenção, nossa libertação, nosso arrebatamento e ressurreição estão prestes a acontecer, quando o Senhor Jesus retornar à Terra, para destruir toda rebelião e pecado, restaurar Israel espiritualmente e inaugurar Seu Reino Messiânico na Terra. Então, podemos ver a que o Senhor Jesus se referia quando disse: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem. Onde houver um cadáver, aí se ajuntarão os abutres.” (Mateus 24:27-28).


********

Estudo Bíblico publicado em  blowthetrumpet , acessado e traduzido em  18/08/2025 para A Tenda na Rocha. Imagem cortesia Pixabay

Nenhum comentário: