quarta-feira, 4 de maio de 2011

Raabe



"Assim, deu josué vida a prostituta Raabe, e a família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar Jericó" .Js 6:25


Essa passagem bíblica, sempre me leva a uma outra do livro de Atos 16:30,31: "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa".

Os israelitas procuravam um lugar estratégico de onde pudessem estudar a cidade de Jericó para, posteriormente conquistá-la. Chegaram a Sitim, um lugar de Moabe bem em frente a Jericó, especificamente à casa de Raabe. Lá havia um fluxo constante de pessoas, o lugar era público e bem localizado.

O que, no entanto, parecia acaso nada mais era do que providência Divina. A gentia Raabe era a única na cidade que cria no Deus de Israel, ela falou aos espias israelitas: "bem sei que o Senhor vos deu essa terra e que o vosso Deus é Deus em cima e em baixo da terra"Js 2:9,11. Ela buscara o Deus de que tanto ouvira falar.



Muito se discute o fato de Raabe haver mentido sobre os espias: Falou que eles não estavam em sua casa quando estavam. Porém, creio que Deus olhou para o motivo da ação de Raabe; a fé "Pela fé Raabe, a meretiz,não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias"(Hb 11.31). 

Ela tinha a certeza das coisas que não se via, o que caracteriza a fé. A tomada de Jericó era apenas um plano audacioso de Israel , para Raabe era fato. "Jurai-me, vos peço, que salvem toda a minha casa"(Js2:13,14). A promessa seria cumprida com uma condição: A casa de Raabe deveria ser marcada, na porta, com um cordão escarlate. Toda a família deveria está abrigada, se alguém estivesse fora, certamente morreria.

Essa bela narrativa, de final feliz para os crédulos(Raabe e família) e triste para os incrédulos(demais habitantes de Jericó), tem uma mensagem muito atual; Não importa em que lugares físicos ou espirituais estejamos, Deus sempre alcança os que o buscam: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" Jr 29:13.

Raabe, cujo nome significa "insolência", simboliza o pecador arrependido salvo pela crença no sacrifício expiatório de Jesus. Sacrifício este, representado pelo fio escarlate pendurado à porta de sua casa.

O que faz lembrar à noite em que os Israelitas foram libertos do Egito por terem marcado suas casas com sangue de cordeiro. Aonde não havia sangue de cordeiro houve morte.

Que a história de Raabe inspire muitas pessoas a buscarem abrigo na cruz de Cristo e assim serem livres da morte eterna, quem sabe, com toda a família.



5 comentários:

alde disse...

Essa mensagem foi a mais linda que já ví sobre Raabe, eu particularmente sou apaixonada na história de Raabe e sua fé seguida de atitude. ameeei esse site que Deus continue te usando tremendamente. A PAZ!

cleiton disse...

Gostei muito da mensagem e das aplicações feitas para o nosso viver. Que o Senhor lhe dê cada vez mais entendimento e coração para compartilhar o que ganhou.
No amor do nosso Senhor.

ednilson bartolomeu passos santos bartolomeu disse...

Muito bom.
Você sabia que a Raabe da genealogia de Jesus não é a Raabe de Jericó?
Veja em http://goo.gl/7Z3vC
Graça e Paz da parte de Jesus
Bartolomeu

Pb. Adriano disse...

Gosto muito dos seus estudos ate tiro alguns as vezes para acrescentar os meus sermoes ...continue deixando Deus te usar assim.Fica na paz do senhor Jesus.Capao da Canoa RS

Oliveira, WA Oliveira disse...

O exemplo de Raabe, nos faz refletir, nos coloca diante do Senhor como pecadores e falhos, porém a busca pela Fé, nos remete à infinitas bençãos. e a Misericórdia de Deus é capaz de afastar nossos erros, como o Ocidente dista do Oriente. Parabéns pelo Blogo! #paz

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...