A composição elementar da vida - Fé e ciência




Wilma Rejane


A Bíblia não é uma fábula. Ela é o livro mais fantástico de todo o universo! É simplesmente maravilhoso saber que Deus providenciou esse tesouro que contêm os segredos da vida e da eternidade, a criação do homem, sua queda e redenção possível através do sacrifício de Jesus Cristo. Aqueles que compreendem e recebem a mensagem de Deus no coração tornam-se novos em espírito, nascidos de novo para uma nova e viva esperança presente na pessoa de Jesus. E essa mensagem que muitos definem como loucura ou fanatismo é  o desvelar do sentido da vida. Felizes os que crêem, pois somente se pode renascer pela dom da fé . 

"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas." I Pedro 1:7-9

A Palavra de Deus é revelação das coisas criadas, do amor Divino e do plano de Salvação. Contudo, Deus está para além de Sua palavra, pois, se revela de outras formas, no cotidiano da vida, de modo simples e tão elementar que muitos nem percebem. Atualmente existem inúmeros relatos de muçulmanos se convertendo através de sonhos, em lugares onde o Evangelho muitas vezes é proibido de entrar por qualquer meio ou via e Deus age.  A terra está cheia da glória do Senhor (Isaías 6:3) e por essa causa não fomos consumidos, pois ainda que o mal permaneça, o Bem já é vitorioso (Apocalipse 12:11).

Recordar o poder de Deus é fortalecedor. Trazer à memória Seu amor por nós é motivo de gratidão diária. E como forma de recordar é que trago(no artigo a seguir), modestos (porém grandiosos) aspectos da criação do homem. O artigo a seguir reúne fé e ciência, uma mistura que muitos não acatam por acreditar que são elementos distintos. Não creio dessa forma, penso que a ciência tem um método racional e sistemático e que de forma alguma contaria a fé; quem disse que a fé é cega? A fé considera, pondera, examina, é um exercício constante de diálogo com Deus e isso é feito pelo homem espiritual que tem seu aspecto de natural (inclusive). Temos aqui fé e razão unidos necessariamente.

Vamos ao artigo... 



Homem = Adam (Strong 0120) . Adamah significa solo ou chão


O cientista Emergi Slosson ficou fascinado ao constatar a precisão química existente na Bíblia sagrada: "O homem foi feito do solo e os mesmos 14 elementos químicos existentes no solo estão presentes no corpo humano, isso é fantástico!". Slosson fez essa afirmação em 1931, destacando que havia ainda outros elementos a serem descobertos e que apesar de seus esforços, ainda não havia conseguido identifica -los. 

Anos mais tarde o bioquímico Kevin Griffithita, em um de seus artigos científicos chamado "A composição elementar da vida", classificou 23 elementos químicos do solo e também constatou que todos eles estão presentes (em quantidade variável) na composição do homem. Kevin tomou como referência uma pessoa de 70 quilos.






  • E formou o Senhor Deus, o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn 2:7
  • Eis que vim de Deus, como tu; do barro também fui formado. Jó 33:6
  • -E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Ec 12:7

Louvado seja Deus. Somos corpo e espírito, vasos de barro dependentes do Oleiro. Através da fé em Cristo temos a Redenção, a vida eterna, recebendo a filiação pelo sangue da nova aliança (João 1: 12,13). Assim, o Oleiro molda o barro transformando-o em precioso vaso, para glória do Seu Nome.

Não posso deixar de dizer sobre a importância de não menosprezarmos a ciência. Se ela é razão, devemos utilizá-la para compreendermos a vida. Tiremos a razão, quanto ciência de nosso cotidiano, e ficaremos desnorteados porque Deus fez o mundo com uma ordem tal que tudo funciona perfeitamente. Ele criou a ciência como lógica sustentável. O cientista Albert Einstein, fascinado com as descobertas do universo, declarou: "Deus não joga dados com o mundo", ou seja: a criação não é aleatória, nem fruto do acaso. Somos assombrosamente bem planejados. Quem, a não ser Deus poderia criar um ser tão fabuloso partindo do barro? Em assuntos de fé não cabe dúvidas, mas se não fosse as dúvidas movendo a ciência jamais seríamos brindados com descobertas como esta.

****

O artigo utilizou como fonte:

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Plenitude, Tradução João Ferreira de Almeida, São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.

Um comentário:

joana gozalez disse...

Gloria a Deus que sem mesmo precisar, deixa que atraves da busca pela verdade o Homem sempre acabe em Deus as sua buscas!Ele mesmo da o entendomento, faz com andem por caminhos que sempre chea ao criador!! É ainda assim tem muitos qeu ensistem em qurer provar que Deus não existe. Missericordia!! Parabéns pelo lindo texto, muito esclarecedor para os que duvidam!! Um forte abraço de sua irmã Joana Gonzalez.