Maneiras inusitadas de economizar água





Wilma Rejane

A cidade de São Paulo convive hoje com o drama da crise hídrica. Os reservatórios de água que abastecem essa grande metrópole, estão atuando em níveis muito abaixo da capacidade real de reservas. É uma situação assustadora e que exige medidas tanto do governo quanto da população. E é mais urgente ainda quando imaginamos que todo o planeta corre o risco de enfrentar crises como essa. 

Sou do Nordeste e desde sempre a seca assombra por aqui. A situação é grave nos interiores dessa região do País, em compensação, nas capitais, nas metrópoles nordestinas, temos água em abundância. Esse fator, além de provocar êxodo para os centros urbanos, de certo modo, minimiza a crise. 

Agora, quando falamos em crise em São Paulo, parece surreal porque esse estado é referência em desenvolvimento para o Brasil, ele é a maior metrópole e de acordo com o senso 2014 do IBGE, abriga cerca de 19 milhões de habitantes! Que caos seria um lugar tão populoso como este, sem água!

Diariamente recebemos milhares de acessos vindos de São Paulo. Por anos consecutivos São Paulo se mantêm na liderança em números de acessos do blog. Depois vem: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Goiânia, Paraná e Rio Grande do Sul.

E foi pensando nos leitores de São Paulo que preparei esse breve e inusitado artigo sobre economia de água. O irmão mineiro João Cruzué, que mora em São Paulo, também me inspirou na busca de novas maneiras de economizar água, ele publicou uma matéria interessante sobre lavar louças usando bacias e vinagre. Bem, vamos lá, usar o bom humor para enfrentar a crise.

Ah, mas tem algo muito importante que não posso esquecer de dizer: A oração e a fé em Deus podem trazer chuva que farão transbordar esses reservatórios. A seca, assim como reflete má administração, mau governo, também pode ser resultado do pecado da nação (II Crônicas 7:14) Por isso, permaneçamos em oração pelo Brasil e para que venha chuva em medida para São Paulo e outras regiões. 

Dez  maneiras inusitadas de economizar água

1- Tomar banho com roupas para lavá-las. Peças de roupas que não detêm muita sujeira podem ser lavadas no próprio corpo durante os pucos minutos de banho. Depois é só torcer e estender.



2-Reutilize a água do banho para passar pano na casa.


3-A cada dia designe um copo para seu uso. Isso irá reduzir o número de copos a lavar.



4-Lave frutas e legumes em uma panela, ao invés de água corrente. Você pode pingar algumas gotas de hipoclorito de sódio na água da panela para reduzir chances de parasitas e bactérias. Esse ingrediente pode ser comprado em supermercado ou  adquirido gratuitamente em postos de saúde.



5- Que tal reutilizar a água que sobrou dos alimentos cozidos para fazer uma deliciosa e nutritiva sopa? 




6- Está difícil ter água no chuveiro? Você poderá limpar-se usando um pouco de sabonete (liquido ou em barras) e uma toalha úmida. Essa medida será eficiente e bem melhor do que ficar mau cheiroso.




7- Coloque cubos de gelo nos jarros de planta.




8- Se gostar de plantas, pode substituir as que exigem muita água por plantas que não necessitam de água constantemente. Cactos são uma boa dica. 




9-Para economizar água e tempo: escove os dentes enquanto toma banho no chuveiro.

10-Fazer xixi no chuveiro economiza cerca de 1,6 litros de água por dia.

***

Deus abençoe São Paulo.

Nenhum comentário: