O bode emissário


O livro de Levítico relata uma cerimonia curiosa: Em Israel um bode era usado para simbolizar o pecado. É curiosa porque sempre ouvimos falar em cordeiros imaculados sendo sacrificados para expiação dos pecados, é assim que Jesus é conhecido: "Cordeiro de Deus".No Antigo Testamento, vários animais eram sacrificados para purificar o povo e até como ofertas de louvor.O bode ou os bodes, porém, permaneciam vivos. Um era colocado à porta da congregação para purificar o santuário e o outro era enviado ao deserto.

"E Arão lançará sorte sobre os dois bodes: Uma sorte pelo Senhor e a outra pelo bode emissário, então Arão fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte pelo Senhor e o oferecerá para expiação do pecado. Mas o bode sobre o qual cair a sorte para ser emissário apresentar se-a VIVO perante o Senhor, para fazer expiação com ele, para enviá-lo ao deserto como bode emissário." (Lv 16:8-1)

A nação parava no dia da cerimonia do bode, imagino a vibração do povo quando o bode era enviado ao deserto, todos jubilosos pela certeza de que seus pecados estavam indo embora.

O bode emissário do Antigo Testamento me faz relacionar o fato ao termo comumente usado na sociedade hoje: "bode expiatório". Sempre que alguém quer se eximir de culpa encontra um "bode expiatório" para receber a pena no lugar de quem realmente merece. Fulano? Ele é somente um "bode expiatório". Creio que todos já ouviram a expressão.

Não sei se os judeus ainda preservam a cerimonia do bode emissário, pelo menos, eu nunca ouvi falar a não ser no livro de Levítico.

O emissário do Novo Testamento.

No Novo Testamento uma cerimonia oposta é realizada, contudo, de um significado parecido.

O bode emissário era enviado pelo povo ao deserto, onde morria sozinho servindo de emissor de más noticias: Os pecados que carregava.

Jesus foi enviado pelo Espírito Santo ao deserto, vencendo o diabo. Lá não morreu mas deu vida a seu ministério. Foi sacrificado, ao contrário do bode, expiando os pecados da humanidade, sendo, assim nomeado único intercessor entre Deus e os homens. Jesus é O Maior Emissário de Boas Novas do céu e da terra: As Boas Novas da salvação.

A única vez em que volto a ouvir falar de bode é nos evangelhos, em Mateus 25:32 quando Jesus diz que no dia do julgamento apartará as ovelhas dos bodes.



2 comentários:

Ivonil servo de Yahshuah disse...

Os dois Bodes
levados diante de Arão no patio do santuario terreno, tinham funções distintas.Arão sumo sacerdote lançava sorte sobre os 2 bodes, um para a Expiação, e o outro para ser o bode emissário. O Bode que caía por sorte para ser o expiatorio. Era degolado pelo sumo sacerdote no patio e levado seu sangue até o lugar chamado, samnto dos santos. E então Arão aspargia o sangue sobre o santuario expiando todo o pecado dos filhos de Ysrael que acumulavam ali durante um ano inteiro. Era uma expiação pelo proprio santuario, por causa dos pecados e das imundicias do povo israelita.
Ao terminar a obra de Expiação pelo santuario; Arão trazia sobre si através do sangue do bode expiatorio, todos os pecados do povo, que estava no santuario; E então colocava as mãos sobre a cabeça do bode emissario e esse levava os pecados do povo para o deserto; onde morria seco de sede e de fome.
O bode da expiação tipifica o mashaich que pelo seu sangue fez uma eterna expiação pelo seu santuario que é o seu povo santo.
O bode emissario simboliza satanas que durante o milenio vai ficar com os pecados sobre sua cabeça de todos aqueles que Yahshuah redimiu.
E Então satanas ficará na terra deserta durante o milenio e morrera´ no final, como morria o bode emissario no deserto.
Lvet-16. Hebreus 8,9,10.
O tema é longo e muito fascinante vale a pena estudar sobre ele...shalom
ivonil

Anônimo disse...

Seu blog é muito bom, Wilma. Que o Senhor continue te abençoando com inspiração divina para escrever estes artigos.


A Paz

Jacqueline Luz