Quem foi Rosa Parks?

Pouco se ouve falar nesse nome, pelo menos no Brasil. Ela, no entanto teve um papel importantíssimo na luta contra o preconceito racial, tendo inclusive, motivado o pastor Martin Luther King a começar sua grande missão de líder anti-racismo.

Rosa Parks era um jovem costureira negra que em um dia do ano de 1955, em plena efervescência do racismo nos Estados Unidos ousou desafiar o sistema. Rosa saíra do trabalho e pegara um ônibus, percebera que todos os assentos do fundo- destinados aos negros- estavam lotados. Notou, então um lugar vazio no meio do ônibus e sentou-se, mas sabia que, se um branco chegasse, teria que levantar.

Entraram no ônibus três brancos, dois se sentaram um ficou em pé. O motorista pediu que Rosa Parks se levantasse e cedesse o lugar, ela se recusou a fazê-lo porque estava cansada. Diante da recusa, o motorista ameaçou chamar a polícia. Rosa respondeu:"Então, prenda-me". O motorista desceu, chamou a polícia e a prendeu.

Ao saber do episódio, Martin Luther King ficara revoltado, ele teria dito:"É a gota d'água".Começou um grande protesto em todas as cidades, liderados por negros, com apoio de alguns brancos. Os negros não mais andariam de ônibus, "eles veriam que o racismo além de desumano e contrário às leis era prejuízo financeiro". O movimento cresceu e nele o Pastor Martin Luther King se destacou. Formou-se uma associação e ele foi eleito líder. A luta pela justiça havia começado nos Estados Unidos.

Sempre que se fala em emancipação racial americana o nome Rosa Parks é lembrado assim como o do grande líder Luther King. Porém, muitos livros de história, de movimentos pala igualdade e a nova geração pouco ou quase nunca ouviu falar nesse nome, nessa personalidade feminina de grande coragem que com o seu gesto iniciou uma grande jornada.

Fonte consultada: Incontri, Dora. Bigheto, Alessandro. Todas os Jeitos de crer, Ensino inter-religioso, Volume Vidas, Ed. Atica.

3 comentários:

wesley disse...

estou estudando sobre isto e adorei a historia desta mulher :D

Anônimo disse...

Achei uma injustiça oque fiseram com esta mulher!!! :(

Anônimo disse...

Vcs mim ajudaram bastante pois eu estou fazendo um trabalho sobre ela Obg