Faixa de Gaza



O blog tem uma modalidade chamada: Cartão postal onde já foram mostrados muitos lugares de Israel, principalmente os citados pela Bíblia.

Hoje, conheceremos um pouco mais sobre A Faixa de Gaza (Oriente Médio). Não é um cartão postal desejável, devido: constantes conflitos, superpopulação e aspecto (nada agradável).Seu estudo, contudo, se faz necessário, pela posição estratégica que ocupa na guerra entre Palestinos e Israelenses.

A Faixa de Gaza limita-se a norte e a leste por Israel e a sul pelo Egipto. É um dos territórios mais densamento povoados do planeta, com 1,4 milhões de habitantes para uma área de 360 km². A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza.

Actualmente a Faixa de Gaza não é reconhecida internacionalmente como pertencente a um país soberano. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são actualmente controlados pelo estado de Israel, que ocupou militarmente o território entre Junho de 1967 e Agosto de 2005. A jurisdição é por sua vez exercida pela Autoridade Nacional Palestiniana.

A população da Faixa de Gaza é de 1 428 757 habitantes (dados de Julho de 2006). Cerca de 60% da população é composta por refugiados chegados nas duas vagas geradas pelas guerras de 1948-1949 e de 1967; os restantes são populações indígenas. Grande parte da população habita nas cidades, das quais se destacam Gaza, Khan Yunis, Rafah e e Dayr al Balah.

A Faixa de Gaza tem uma das populações mais jovens do planeta, com 48,1% da população enquadrada na estrutura etária entre os 0 e os 14 anos. A taxa de crescimento anual da população é de 3.71% e a esperança média de vida é de 71,97 anos.

A nível religioso, a maioria dos habitantes da Faixa de Gaza são muçulmanos sunitas, com uma minoria cristã. A língua falada no território é o árabe, seguida do hebraico; o inglês é compreendido por alguns habitantes.

A Faixa de Gaza situa-se no Médio Oriente. Possui uma fronteira de 51 quilómetros com Israel e um fronteira de onze quilómetros com o Egipto, perto da cidade de Rafah.

Fonte: cola da web

3 comentários:

Mariana disse...

Amei o post! Muito importante alguns dados, e na verdade, a grande maioria eu nao conhecia!
Obrigada querida! Fique na Paz do Senhor! Beijao!

Wilma Rejane disse...

Também aprendi com o artigo Mariana, por isso o publiquei.

Um fraterno abraço em Cristo.

Volta sempre tá?

Mariana disse...

Claro que voce nao falou demais querida! Eh um prazer ler seus comentarios.
E concordo com a sua colocacao. Ha muitas pessoas, que as vezes querendo se aparecer, ou nao sei por qual motivacao, acabam fazendo algo para o que nao foram chamados.
Eh por isso que temos que buscar de Deus a vontade dEle e a estrategia, pq conheco tambem pessoas que ate tem o dom, ou a vocacao, mas impactam poucos ou ninguem!
Fica entao um assunto para refletirmos e orarmos. Tenho certeza que se estivermos no centro da vontade do Senhor, Ele nos usara grandemente para honra e gloria do nome dEle!
Um beijo grande pra voce querida! Foi otimo te conhecer!