O Caminho




" Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal" Pv4:27 também Josué 1:7

Meditei nesses versículos repetidas vezes, perguntando ao Senhor o que significaria "o caminho da esquerda e o da direita?". Parece óbvio: São caminhos que nos distanciam de Deus. Se apresentam como atalhos, para se chegar a um destino. Caminhos de paisagem atraente, cujo fim dará em um abismo.

"Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte"Pv14:12.

Ao ler o Evangelho de Mateus, capítulo 15, em que Jesus adverte os fariseus, ouvi a resposta muito clara de Deus: "Ai está uma espécie de desvio : "as ideologias religiosas", esse é um dos caminhos a distanciar o homem de Deus".

Conclusão: Todos, nascemos de um só caminho: O de Deus, representado pelo Caminho Central. Temos o livre arbítrio para no decorrer de nossas vidas : Permanecermos em Deus ou nos afastarmos D'Ele. Existem pessoas que estão afastadas desse Caminho. Presas em adultérios, prostituição, drogas, homicídio, em toda sorte de impurezas. Desviaram-se do propósito Divino, seguem um caminho distante e escuro, são reconhecidamente pecadoras.

"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que não vos ouça" Is 59:2.

Outra espécie de desvio se dá pelas "ideologias religiosas", tal qual os fariseus. São pessoas que cumprem ordenanças, levam uma vida aparentemente em obediência a Deus, mas na verdade estão afastadas. Também são pecadoras, porém, se acham justas, por pertencerem a algum tipo de credo religioso.

"Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens" Mt 15:8,9.

Então: Dois caminhos distintos, representando oposição a Deus(esquerda e direita)duas formas de se caminhar por eles: pecado declarado e pecado disfarçado.

Cristianismo é relacionamento com Deus, é cumprir os ensinamentos de amor deixados por Jesus tendo-o como Senhor e Salvador. As obras, são consequências. Se elas forem boas significa que cremos, por isso obedecemos.

Se em Jesus reside a verdadeira religião, significa que as demais são atalhos. E se, Jesus, não é religião, então significa que religião não salva, mas, apenas o que não é religião: Jesus. (Ai que dificuldade! pensarão alguns). É só ler com um pouco de calma que dá pra entender, sei que muitos entenderão "de primeira".

Por qual desses caminhos estamos andando?

Publicado pela primeira vez em 24.01.2009

9 comentários:

jb disse...

Paz Seja Contigo amada irmã Wilma,

agradeço pela visita e muito mais pelo incentivo, muito obrigada mesmo minha linda.
Espero poder continuar contribuindo com a obra do nosso imensurável Deus.

Nosso caminho é o único; JESUS CRISTO.
Muitos tentam fugir, mas no fundo sabem que só há um caminho a seguir. Pena que outros ainda prefiram o fácil e largo caminho do "inimigo" das almas. Mas creio também que o povo de Deus tem avançado incesantemente e com bravura, marchando e ganhando almas para o Senhor. Amém!

Jesus Lhe Abençoe.

Beijo em teu coração.

Mariana disse...

Deu pra entender sim. E meditar! Gostei muito da colocacao. Enquanto lia eu estava pensando, como os versiculos nunca mudam, mas as interpretacoes sao tao diferentes?
Minha amada,gostei muito de te-la no meu cantinho. Obrigada pelo comentario, me edificou e fortaleceu muito! Acabei de "linkar" vc na minha pagina. Amei te conhecer!
A proposito, vc pertence a alguma igreja? Qual?
Um beijo grande pra vc!!!!!

Elaine disse...

Sinceramente...

com todas as minhas fraquezas e imperfeições, caio aqui, escorrego ali, levanto acolá, mas continuo... mesmo cambaleante... tentando permenecer no caminho do meio.

Que Deus me ajude...

Shalom.

»яστiiєHı• disse...

Olá!
Muito lindo, seu blog.
Uma benção muito grande, acima de tudo! Pois beleza sem unção não vale nada.
Pois bem... Jesus é a salvação!
Tem até aquela passagem que diz que se dizemos que temos religião, que ajudemos aos pobres. N lembro onde é agora... ^^
Mas td bem. Feliz 2009!

Wilma Rejane disse...

Respondi a pergunta da Mariana no blog dela, mas vou repetir aqui, acho que não faz mal, não é?

Congrego na IBAMSOL, Igreja Batista Morada do Sol-Renovada.

Um fraterno abraço à todos.

Mariana disse...

Nem fale, o Batismo com o Espirito SAnto eh uma experiencia que todo cristao deveria experimentar! Deus eh lindo! Eh impressionante o cuidado dEle por nos! Beijao!!!

Wilma Rejane disse...

Elaine,

há uma passagem bíblica (Sl 139:24) em que Davi ora: "E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno".

Mesmo andando pelo caminho do meio, optando por seguir a Cristo, de vez em quanto cometemos erros. São caminhos que existem dentro de nós e precisam ser concertados.

Graças a Deus por Cristo Jesus pois a escritura diz em I João 1:9 que se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos puricar de toda injustiça". Agora, permanecer no erro são "outros 500"...

falei demais não foi?

Elaine,a prósito seu blog é uma benção menina! Suas mensagens são edificantes.

Volte sempre tá?

Um fraterno abraço, em Cristo.

Wilma Rejane disse...

Rothiieh,(está correto?)

O versículo é em Tiago 1:27" A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os orfãos e as viúvas nas suas tribulações e gurda-se da corrupção do mundo".

Obrigada pela vista, volta sempre viu?

Um fraterno abraço em Cristo

T.a.t.h.i.a.n.a L.u.c.e.n.a disse...

Aleluiaaaaaaaaaa!!

Eu escolho abandonar o farisaísmo
e servir a Deus!!!!
Meu Caminho é Jesus Cristo!!

Que maravilhosa mensagem, amada!
Precisamos mesmo tomar uma posição. Chega de andarmos por dois ou mais caminhos. É hora de valorizarmos o amor de Cristo e vivermos segundo a Sua palavra!

Que o Senhor continue lhe inspirando e lhe abençoando cada dia mais!!

=D