Não Temas




Essa semana, em releitura do livro de Atos, rememorei as perseguições pelas quais passaram os cristãos da igreja primitiva: Tinham uma vida de oração, jejum, leitura da Bíblia e procuravam viver em obediência a Jesus. Mesmo assim, foram afligidos:

"Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando está morto" At 14:20.

"Após ter despertado do desmaio, Paulo ficou vários dias acamado e com medo de voltar a Antioquia", Não! Não é isso que se lê! Mas, "...voltaram para Listra e Icônio e Antioquia, confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a parmanecer na fé, pois que por muitas tribulações importa entrar no Reino de Deus" At 14:21,22.

Ao invés de serem consolados eles(Paulo e Barnabé) estavam consolando! Tinham a certeza de que nas tribulações estavam sendo "moldados" para o Reino, era uma forma de crescimento pela qual se fortaleciam para fortalecerem os que sofriam dos mesmos males.


 
Conosco não é diferente: o fato de sermos servos de Deus, não nos isenta de tribulações. Através delas, poderemos aprender muito e também ensinar aos que sofrem . Tudo que precisamos fazer é acreditar que não estamos sozinhos, nem abandonados: Deus está cuidando de nós. "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mt 28:20. Deus falou a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales: Porque Eu sou contigo e ninguém lançará mão de ti" At18:9,10.

A mais profunda dor que um ser humano pode sentir é a morte. A Bíblia, relata vários casos em que esse momento envolveu dor e desespero. Um desses casos é o da viúva de Naim: A caminho do cemitério, para enterrar seu único filho, com ela, uma multidão pranteando, quem poderia consolá-la? Jesus. Ele viu cada uma das lágrimas daquela mulher e se aproximando dela falou:"Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) :Jovem, a ti te digo, levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar"Lc 7:13,14.

O que o "está levando"? Não pode ser maior que a morte."E os que levavam pararam": Todas as circunstâncias que conduziram o jovem à morte, foram convertidas em vida. "Levanta-te" ,Jesus mudou o curso da história! Assim foi também com Lázaro, já estava morto há quatro dias, em decomposição, fedia. Suas irmãs (Marta e Maria) achavam que Jesus as tinha abandonado, porque fora chamado ainda quando Lázaro estava doente, mas demorou demais a chegar.

Ao enxergarmos o perigo, de longe, e clamarmos a Deus, sem ouvirmos resposta, podemos pensar que Ele nos abandonou. A situação piora a ponto de pensarmos que não há mais solução:"Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" Jo 11:40. E o morto reviveu! Ele sempre esteve ali, viu cada longo minuto de espera vivido pela família.

A morte pode ser a representação de situações terríveis que vivemos, contudo, saibamos, que O Senhor sempre estará vendo nossas lágrimas, chorando conosco como fez em Betânia e nos trazendo de volta à vida. Ele mesmo É quem nos diz: "Não temas, crê somente." Mc 5:36.

Citações: Bíblia Sagrada.

3 comentários:

T.a.t.h.i.a.n.a L.u.c.e.n.a disse...

Aleluiaaaaaaaaaaaa!!!
Realmente, querida, jamais devemos ceder ao sofrimento, ainda que a dor seja de morte, porque servimos a um Deus que pode todas as coisas e que prometeu jamais nos abandonar!

Ele é Tremendoo!!

Deus lhe abençoe, viu?!!

A Paz do Altíssimo!

=D

Anônimo disse...

Louvado Seja Deus,

O tempo de Deus é só d'Ele mesmo, só Ele sabe o momento de agir. Ele aparece nos momentos em que mais nada podemos fazer, Ele é o Deus do impossivel, aleluiaaa...

Ele tem que ser glorificado em nossas vidas. Sua palavra é fiel, não tarda, chega na hora certa e jamais falhará, amém.

"; se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo" II Timoteo 2:13

Paz amada, estou feliz por sua visita e comentario em meu blog. Espero poder contar contigo sempre.

Jesus abençoe.

Pastor Rodrigo Novaes disse...

Vilma, Boa Noite.

Humildemente gostaria de pedir para você com a sua sabedoria iluminada por Deus, que postasse uma palavra sobre uma assunto polêmico nos nossos dias, A contribução do dízimo,alguns dizem que temos que contribuir, outros dizem que não, por favor nos incremente com a graça da sabedoria que o Senhor te deu para nos ajudar, se puder também póste também um ensinamento sobre falsas profecias, pessoas que se levantam no culto falando em linguas, e dizendo que é Deus que está falando, esses dias fui orar por um e ele manifestou com um demônio na igreja, Deus pode usar uma pessoa assim, tenho muitas dúvidas referente a isso, desde já agradeço a Deus pela sua vida, e por esse blog.

Pastor Rodrigo Novaes.