A Samaritana e a Corça



" Assim como a corça brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti ó Deus".Sl 42:1.

A corça é um animal de pequena estatura, arisco e de costume migratório. E uma característica interessante: a corça não suporta o confinamento. É um animal dotado de olfato privilegiado que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância. É capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água.

Em regiões desérticas da África e do Oriente Médio, empresas construíram quilômetros de aquedutos sob a superfície terrestre. E as corças sedentas, ao pressentirem a água jorrando pelo interior dos dutos, correm por cima das tubulações na tentativa de encontrarem a nascente, ou então um possível local por onde essas águas pudessem ser alcançadas. A sede de Davi, pelo Senhor era comparada ao anseio de uma corça pelas águas. Em se tratando de um homem “segundo o coração o de Deus”,creio que esta comparação pode servir de parâmetro para nossa própria busca.

Mas enfim, como é que a corça suspira e anseia pelas águas?É com desespero. Gritando, correndo, buscando, farejando.Com sede.Com olfato privilegiado paral ocalizar a fonte certa.Continuamente, todos os dias. Não se permitindo acomodar e fugindo doconfinamento.E nós? Estamos desesperados por Deus? Temos sede de sua presença? Temos corrido, buscado e nos desesperado por mais dEle em nossas vidas?

A corça, pode ser encontrada facilmente junto às margens dos rios, é um ambiente seguro para fugir de seus predadores. A água, é para a corça: vida, proteção. Por todos os dias ela necessita do precioso liquido, esteja onde estiver. No Evangelho de João, encontramos o relato da mulher samaritana: Como uma corça, sedenta, ela buscava por água em um poço. Era aproximadamente meio dia, sol forte. Ali, sentado à fonte, Jesus. Ele observou à mulher, viu que o seu interior estava "seco", vazio, não havia vida.

"Se tu conheceras o dom de Deus, e quem te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva" Jo 4:10.

Diz a Bíblia, que a samaritana, foi saciada pelas palavras de Jesus, que penetraram no íntimo dela, como água, penetra em terra seca, fazendo brotar a vida. Ele È a Fonte de águas purificadoras: "Aquele que beber da água que Eu lhe der, nunca terá sede" Jo 4:14.

Após ser restaurada, por Jesus, a samaritana, abandonou o seu cântaro. A água, daquele poço, não mais lhe serviria. Ela, tinha encontrado a Fonte de águas vivas. Jesus È a Fonte, nós as corças que necessitamos desesperadamente, estarmos a seus pés, para sermos: Protegidos, purificados, saciados, renovados, salvos da sequidão.

Fonte: www.ibavrp.com, adaptado por mim, com inclusão do texto, baseado no Evangelho de João Cap.4.

Um comentário:

ozeias RJ disse...

Gostei muito deste estudo, faz lembrar-me de uma passagem bíblica que diz:"derramarei água sobre os sedendos" só da valor a água quem esta com sede. Deus o abençoe.