O Endemoninhado de Gadara


"Eu vim para que tenham vida com abundância" Jo 10:10

A história de um homem possesso por demônios, na região de Gadara é descrita nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Mateus foi o único a contar que não era apenas um homem a viver nos sepulcros de Gadara sob domínio de Satanás, mas dois: "E tendo chegado ao outro lado, a província dos Gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho" Mt 8:28. Erraram Marcos e Lucas? Não. Eles apenas evidenciaram um dos homens, provavelmente o mais marcante e aterrorizante. Tomarei por base, o Evangelho de Marcos, cap. 5, versos de 1 a 20.

Sobre Gadara

No período de Cristo, Era uma das dez cidades da Decápolis Romana, possuía semi-autonômia. Influente centro comercial, principalmente por sua proximidade com piscinas termais, bem freqüentadas pela elite romana. Atualmente se chama Umm Quais, derivado do nome romano Caius. A cidade já foi rebatizada de Antioquia Semiramis e Selêucia em 218 a.C com a invasão de Antíoco o Grande.

No inicio da revolta judaica em 66 D.C. o país em volta de Gadara foi devastado. Vários gadarenos foram mortos, capturados, e outros se renderam a Vespasiano. Conquistada pelos árabes depois da batalha de Yarmouk em 636, ficou sob domínio muçulmano. Foi em grande parte destruída por um terremoto em torno de 747, e abandonada como cidade.

Umm Quais tornou-se popular ponto turístico. Não só por causa das extensas ruínas, mas devido a sua posição de colinas o que permite uma visão panorâmica do Mar da Galiléia, Tiberiades e Israel. Do outro lado do rio Yarmouk é o extremo sul das colinas de Golã, reclamado pela Síria, mas sob
administração israelita desde a guerra dos Seis Dias em 1967.

O nome Gadara provavelmente derivou do hebraico Gader que significa "barreira" ou "fronteira". A leste das ruínas do presente existe túmulos antigos, com sarcófagos, fechados por portas de pedra talhada, e são utilizados como depósitos de grãos, e também como residências pelos moradores.

O Gadareno

Sem vida social, sua morada era nos sepulcros. Violentamente atormentado, assustava os moradores por sua fúria e perturbação. Ora gargalhava descontroladamente, ora uivava como um lobo no meio da noite. Podia ser ouvido a longas distâncias. Maltrapilho e sujo, o gadareno dividia território com os porcos: “De dia e de noite, clamava pelos montes” Mc 5:5. Ele, a exemplo do filho pródigo, “desejava comer as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada” Lc 15:16. Ninguém sequer podia se aproximar do homem que quebrava cadeias e grilhões, sem permitir que o amansassem.

Apesar do seu estado de loucura e abandono, o gadareno tinha uma família, que chorava sua perda. Constantemente recebiam más notícias, eram interrogados por vizinhos, moradores. Quem sabe, sentiam vergonha do parente que já fora sadio. O homem, sem nome, era o retrato de Gadara.

Os Porcos

Não apropriados para consumo entre os judeus, por orientação da Lei (Lv 11:7-8) os porcos, eram produto que injetavam lucro na economia local. Gadara, era de origem semita, não consideravam o costume. Na verdade, os habitantes da cidade estavam bem mais ocupados em transações financeiras e sacrifícios pagãos do que em agradar a Deus. O profeta Isaías relata que os porcos eram usados em rituais demoníacos Is 66: 3, 16, 17. A influência dos cultos romanos, certamente invadira o território de Gadara. Paganismo e toda sorte de impurezas podia ser visto na cidade. Na ocasião da visita de Jesus a Gadara, uma grande manada de porcos, pastava no monte, eram aproximadamente dois mil porcos. Mc 5:11


Os Demônios

“Qual é o teu nome? Perguntou Jesus ao homem: Meu nome é Legião, porque somos muitos” (v: 9). Os demônios fizeram uma comparação de quantidade com as legiões de soldados romanos. Cada legião somava aproximadamente seis mil homens. È uma quantidade assustadora, para possuir um só corpo. Como seria a vida daquele gadareno antes da possessão? Qual seu ofício? Como chegou a tal estado?

Cruzamos com endemoninhados gadarenos quase que diariamente. Pessoas que não percebem a vida com seus próprios olhos, mas através dos grilhões do inferno. Quem sabe estão nos hospitais psiquiátricos, nas ruas como mendigos, loucos, bandidos. Quantos estariam nos “sepulcros de Gadara” convivendo como pessoas normais?

“E clamando com grande voz disse: Que tenho eu contigo, Jesus, filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. E rogavam-lhe muito que não os enviasse para fora daquela província” Mc 5: 7,10.

O Espírito Santo de Deus nos revela em Apocalipse que o destino de Satanás é o abismo (Ap 20:3). A legião não queria deixar o homem, nem a província, porque sabia que se Jesus a mandasse encerrar no abismo, estaria para sempre detida. Somente Jesus, tem poder e autoridade sobre os demônios. A este Nome se dobram e “se dobrarão os joelhos dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra” Fp 2:10.

Quem corre ao encontro de Jesus é o homem de Gadara ou a Legião? Um homem possesso, não tem vontade própria. Os demônios reconheceram Jesus imediatamente. Eles também reconhecem os nascidos de novo, filhos de Deus, corpo de Cristo. Um pastor, certa vez testemunhou que seu filho de apenas nove anos, repreendeu um demônio e libertou o cativo. A autoridade está em Jesus, somente Nele poderemos vencer as potestades do mal. Você já ouviu alguém expulsar demônios em nome de Buda? “Eu te ordeno saia desse corpo em nome de Buda! Maomé! Kardec!” Os demônios não saem. Pode acontecer que dêem altas gargalhadas.

Jesus o Salvador

Jesus atravessou o mar da Galiléia, desembarcou em Gadara, para mudar o destino de muitos naquele lugar. Entre as ruínas atuais da cidade, são contadas cerca de cinco igrejas do período antigo. O gadareno, que comia com os porcos, se tornou um evangelista. Sua família foi salva, muitos conheceram o amor sobrenatural de Jesus, através de sua história. Os demônios imploraram para serem enviados aos porcos. Jesus os atendeu. Para Jesus, a vida humana tem valor imensurável. Quanto valia os dois mil porcos? Provavelmente muito dinheiro. Mas o homem, valia muito mais. Jesus aceitou o pedido porque também queria dar uma lição aos moradores do lugar. Eles estavam em um nível espiritual degradante. Tanto que ao ver o milagre, o homem completamente são, rogaram que “Jesus se retirasse de seus termos” Mc 5:17. Eles deveriam se prostrar diante do Mestre arrependendo-se dos pecados.

Imagino a cena, os porcos grunhindo horrivelmente descendo o despenhadeiro e se lançando ao mar. Afogados, voltam à superfície e de longe podem ser vistos como um tapete sobre as águas. Terrível tapete! Os moradores comentam: “Que prejuízo nos deu aquele tal de Jesus”. Miseráveis homens! Quantos de nós agimos dessa forma? Exaltando os bens materiais e menosprezando os espirituais? A prosperidade é nociva quando desrespeita os princípios do Reino de Deus, quando anestesia o coração do homem em relação ao seu semelhante.

Jesus libertou aquele homem, que prontamente se dispos a servi-lo: “Deixa-me ir ter contigo, onde fores” (v 18). Jesus não permitiu e disse-lhe: "Vai para tua casa, testemunhar entre os teus" (v.19) A família do liberto, estava marcada pelo destruidor de almas chamado Satanás. Precisava de renovo e o Espírito Santo de Deus, que agora morava no Gadareno faria uma grande obra naquele lugar; “E ele foi e começou a anunciar em Decápolis, quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam” (v 20).

Enquanto os demônios rogaram para não deixar Gadara, o novo homem ultrapassava as fronteiras territoriais falando de Jesus: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” Rm 5:20. O homem que vivia nos sepulcros, agora fazia reviverem mortos!

Saia de Gadara

Deixe que Jesus transforme a sua vida e lhe conceda alegria de viveres, alargando suas fronteiras com felicidade e paz. Abandone as “bolotas de porcos” que fartamente se apresentam sob os montes, mas que não lhe satisfazem o espírito. Corra ao encontro do Único que pode promover uma revolução em sua vida, em sua família e em tantos quantos o Senhor te enviar.

Em Cristo.

Wilma Rejane.

Sobre Gadara, pesquisei aqui

33 comentários:

Marisete Zanon disse...

Paz do Senhor querida! Estou passando somente para deixar um abraço e desejar um fim de semana abençoado!
um abraço

NICODEMOS disse...

Paz seja contigo

Muito bom estudo e é maravilhoso perceber que nada na bíblia esta escrito por acaso ou sem sentido.

Permaneça na Graça e que frutifique nela

Seja bem vinda a meu blog e que seja edificada na Palavra

atalaiadocastelo.blogspot.com

Nicodemos

Wilma Rejane disse...

Muito obrigada Marisete!

Retribuo os votos com uma oração para que sejas fortalecida em fé e amor.

Grande abraço!

Wilma Rejane disse...

Irmão Nicodemos,

Seras sempre bem vindo aqui no Tenda.

Deus o abençoe.

єเ๔เ disse...

Que Deus abençoe irmã em Cristo Jesus...

Recomendei este estudo em meu twitter.

Paz e boa semana. Amém.

REWIL Pinturas e Restaurações Residenciais... disse...

Abiblia relata que em gadara existia este homem com aproximadamente 6.000 mil demonios.Hoje em cada de nossas cidades a proporçao creio que e´levada a potencia de mil.Coisas horrendas acontecendo de tal maneira. Rogamos a o Senhor que a pareça mais obreiros para todas as gadaras principalmente do nosso pais.

REWIL Pinturas e Restaurações Residenciais... disse...

Abiblia relata que em gadara existia este homem com aproximadamente 6.000 mil demonios.Hoje em cada de nossas cidades a proporçao creio que e´levada a potencia de mil.Coisas horrendas acontecendo de tal maneira. Rogamos a o Senhor que a pareça mais obreiros para todas as gadaras principalmente do nosso pais.

Pr. Adilson Almeida disse...

EXCELENTE ESTUDO, CONSISTENTE E EFICAZ. PARABENS

conferencista fabiano chaves disse...

Paz irmã. Muito bom seu estudo sobre este assunto, me alegrei por de mais em Cristo. forte abraço no Senhor.

Unknown disse...

Sabe que eu vejo nessa passagem.. um Jesus que não meça barreiras para salvar um pecador...

O rumo de Jesus sempre será na direção daquele que esta perdido e trazer esperança para cada ser humano.

coelho disse...

Graça e Paz Irmã Wilma, a todo momento me pego a pensar, somos salvos em CRISTO JESUS , e acompanhando seu blog já algum tempo, pois sempre que posso estou lendo essas lindas revelações de DEUS, que vc posta, e tem me ajudado muito no meu ministério , e assim digo como os endemoninhados de gadarenos foram salvos em JESUS CRISTO, nós tambem somos, e da mesma forma estamos nos planos de DEUS para salvação do mundo, pois te digo escreva mais e mais, para Gloria de DEUS. Quando tive oportunidade de ler seus artigos, estava eu iniciando a minha libertação em JESUS CRISTO, de ex traficante e dependente quimíco ,e hoje liberto do cativeiro para Gloria de DEUS, te digo irmã Wilma como Presbítero hoje eu levo o Evangelho de DEUS , e sempre digo ao levar a mensagem de DEUS, somos Salvos por JESUS CRISTO, assim estamos nós,nos planos de DEUS para salvação do mundo. Continue assim na GRAÇA de DEUS. Cascavel. Paraná.

coelho disse...

Graça e Paz Irmã Wilma, a todo momento me pego a pensar, somos salvos em CRISTO JESUS , e acompanhando seu blog já algum tempo, pois sempre que posso estou lendo essas lindas revelações de DEUS, que vc posta, e tem me ajudado muito no meu ministério , e assim digo como os endemoninhados de gadarenos foram salvos em JESUS CRISTO, nós tambem somos, e da mesma forma estamos nos planos de DEUS para salvação do mundo, pois te digo escreva mais e mais, para Gloria de DEUS. Quando tive oportunidade de ler seus artigos, estava eu iniciando a minha libertação em JESUS CRISTO, de ex traficante e dependente quimíco ,e hoje liberto do cativeiro para Gloria de DEUS, te digo irmã Wilma como Presbítero hoje eu levo o Evangelho de DEUS , e sempre digo ao levar a mensagem de DEUS, somos Salvos por JESUS CRISTO, assim estamos nós,nos planos de DEUS para salvação do mundo. Continue assim na GRAÇA de DEUS. Cascavel. Paraná.

conferencista fabiano chaves disse...

muito bom seu estudo irmã, muito me foi útil, vidas serão abençoadas por este trabalho.

Anônimo disse...

já repararam uma coisa??
Jesus expulsava os demonios sem pestanejar!
Isto é…sem discutir com o endemoniado, sem bater nele, sem mandar ler a biblia inteira antes, sem mandar fazer campanhas absurdas (exceto a de jerico que nunca se aplicou a caso de possesão demoniaca na biblia), jesus não proibia ninguem que quizesse expulsar demonios em seu nome a Expulsar, Deus explicava que casos dificeis como o do jovem lunatico pede fé e oração e naõ incredulidade e agir como perverso, pondo de lado o garoto com o demonio e ir se justificar com os escribas e farizeus).
Jesus exmulava (principalmente para seus discipulos que se tornaram apostolos(lideres) a pratica da oração e da revelação de sua vontade pela palavra, alem de capacitar eles em MT 10 para missões desde a expulsão de demonios, e pregar a palavra, etc.
Jesus expulsava demonios e repreendia farizeus e ensinava seus discipulos.
Ele não expulsava os discipulos ou repreendia os endemoniados (pessoas que possuem demonios e não propriamente os demonios) e nem ficava ensinando os segredos do reino para os farizeus e escribas que o queriam mata-lo.
Jesus cumpriu a vontade do pai em Atos10v38 e isaias 61v1-2-3. Liberou o espirito santo e a autoridade em seu nome para libertar as pessoas das amarras dos demonios e cativeiros e transporta-las elas (em seu NOME e poder evangelho e do proprio Espirito Santo, das trevas para o Reino Dele que vem de Deus. Jesus sabia discernir os espiritos e não brincava com nenhum deles, antes expulsava…”cala-te e sai dele…”
Enfim … temos muito que aprender com Jesus, inclusive a expulsar demonios,,,agora de varios que hoje são crentes, porem …precisam de libertação desde os tempos em que se converteram e não tiveram pastores sabios para isso e obreiros prudentes que os ajudassem…
Que Deus nos liberte a Todos e ha alguns penso que de demonios como no caso do gadareno, jovem lunatico, da mulher de 18 anos escrava de satanas indo na sinagoga,etc.
A Proposito, OTIMO ESTUDO!
PARABÉNS!
LUCAS
LUCASBHTEMG@HOTMAIL.COM

Marcio Cardoso disse...

Fiquei muito feliz por poder ler o texto escrito acima pois me acrescento um pouco mais de sabedoria na palavra de Deus e que o Senhor possa te acrescentar cada dia mais alegria no evangelho e que você possa assim continuar difundindo dessa forma a palavra de Deus.

Ev. Reinaldo disse...

Deus continue te dando sabedoria.Excelente estudo.

Pr. Janderley disse...

Deus Lhe Abençoe poderosamente na palavra pois ministração Abençoada e profunda...

Saramel Inolvidable disse...

A paz!
Hoje terei que falar sobre essa palavra numa reunião "casa de milagres" e agradeço pelo estudo pois através dele estou mais segura
Que Jesus te abençoe grandemente
Jussara

Carioca. disse...

Paz seja convosco!
Bom eu estava examinado as escrituras e vi palavras difíceis e procurei o significados e encontrei aqui não só o significado mais uma doutrina ( ensinamento) do Espírito Santo agradável a minha alma. Deus te abençoe a todos amém.,

Unknown disse...

“Onde abundou o pecado, superabundou a graça” Rm 5:20.

Gostaria de dar meu testemunho através dessa passagem:
Eu, a certo tempo atrás, deixei de crer em Deus Pai e em Jesus Cristo. Nada fazia mais sentido em minha vida, brigava todos os dias com minha esposa, minha filha tinha medo de mim(isso me dói no coração até hoje e eu acho que nunca vou me perdoar...)e no trabalho tudo estava dando errado. Até que um dia um colega de trabalho, que é cristão, me olhou e perguntou porque eu estava de mal humor. E eu, não sei porque, falei para ele tudo que estava acontecendo em minha vida. E prontamente o Espírito Santo começou a operar por ele em minha vida. Meu colega(que me indicou o blog também) me mostrou o caminho de Cristo novamente, ABRIU MEUS OLHOS! E eu com muita vergonha do Pai Eterno pedi e peço perdão até hoje. Depois de ler a passagem do endemoniado eu me peguei pensando: será que não era eu um endemoniado que foi salvo?

Gostaria de agradecer pela atenção.

GLÓRIA A VÓS SENHOR!!!!

Unknown disse...

Aleluiaaaaa!Maravilhoso texto.

Falou fortemente em meu coração!Deus a abençoe,irmão Wilma.

Unknown disse...

Adorei,esse,estudou,,obg,

Unknown disse...

Maravilha do céu! Que o Senhor Jesus continue lhe abençoando!ótimo estudo!

Unknown disse...

Maravilha do céu! Que o Senhor Jesus continue abençoando sua vida!ótimo estudo!

Unknown disse...

Muito edificante minha irma

Anônimo disse...

A paz do senhor.
Olha gostaria que me tirasse uma dúvida.
No texto diz : versículo 11 diz. E andava pastando no Monte uma grande manada de porcos.
A minha dúvida é, porcos pastão como boi ou vaca ?
Gostaria que me ajudassem a saber esse mistério.
Porque já morei no interior de minha cidade e sei que porcos são criados em xiqueiros.
Ou esses porcos de Gadara é de uma raça diferente de porcos ?
Por favor me ajudem a entender.
Grato...

Wilma Rejane disse...



Muito interessante sua pergunta sobre os porcos...

Encontrei um artigo esclarecedor sobre isto, recomendo que leia, será mais proveitoso do que eu reproduzir trechos aqui.

Colo aqui o link do original em inglês, pois, o link traduzido ficaria grande demais.

http://biblicalstudies.org.uk/pdf/ashland_theological_journal/42-1_025.pdf


"The Problem of the Grazing Herd of Pigs in Mark 5: 1-20.By Russell Morton*

Obrigada,

Deus o abençoe.

MARCELOFELIPE disse...

QUE DEUS DERRAME SOBRE VOS. ESTUDO MUITO BOM;OBG

marlly cristo disse...





Graça e paz na vida dos irmãos mais ves estive meditando sobre o endemoniado da Gadara e vejo as vezes
n muito longe ñ só um mais vários endemoniados .

Unknown disse...

Parabéns minha querida foi a melhor explicação que já li. Deus abençoe grandemente sua vida.

Unknown disse...

Ótimo estudo, vou pregar esse tema hoje. E o estudo me ajudou bastante

Gutyerrez Oliveira Monteiro disse...

Há pessôas que buscam minucias
Para não crer em Deus.No caso de Gadara vamos perceber que os porcos eram a economia principalde Gadara,não dariam dentro de um chiqueiro.
Existiam fazendeiros de porcos...

Francisco Onecino Sousa disse...

Maravilho!!! Deus te abençoe irmã Wilma .Este site tem sido uma fonte de benção para o meu ministério.