Longanimidade de Deus




Túnel do Tempo

Os anos 80 foram marcados por vários acontecimentos decisivos na história do Brasil: Movimento prol “Diretas Já”, eleição de Tancredo Neves por voto direto, planos cruzado I e II (elevando a inflação para índices alarmantes) e o terrível acidente nuclear da usina de Chernobyl.

Também foram marcados pela explosão das bandas de rock nacionais como: Blitz, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawai, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e grifo: "Sempre Livre". Eu era fã desse grupo, cantava com entusiasmo seu maior sucesso: Eu Sou Free, cuja letra dizia:

Passei a infância em Cochabamba
Transando Muamba
Driblando a alfândega
Não sou do tipo que faz comício
Tenho horror a compromisso...

Eu sou free, sempre free, eu sou free demais...



Misericórdia!


Uma Luz no Fim do Túnel

Meus pais não frequentavam nenhuma religião e meu primeiro contato com a Palavra de Deus, foi através de uma tia, missionária Batista, chamada Delzuita. De férias em Campina Grande, cidade onde nasci; ela me levou a um culto noturno onde iria testemunhar sobre missões em tribos indígenas. Lembro com clareza aquele dia, fomos as primeiras a chegar. Até hoje, ela sorri de minha reação ao adentrar na nave da igreja: 

-Tia, que igreja "arretada”!

-Porque Rejane, você acha a igreja "arretada"?

- Porque ela é toda limpinha, não tem enfeites de estátuas.

Eu tinha 11 anos de idade. No curto espaço de tempo das férias de minha tia, aceitei Jesus em uma manhã de EBD ao ouvir a Parábola do Filho Pródigo.


Deus é paciente.

Ele me viu viver os anos 80: Ir a discotecas, entoar hits de músicas como "eu sou free", vestir minissaias... Rezar Ave-marias, acreditar em horóscopos, fantasmas, falar asneiras sobre o destino dos mortos e também dos vivos. Participar das diretas já, acreditando que a política e a economia tinham o poder de transformar a vida dos homens. Acompanhou cada dia de minha juventude infrutuosa para o Reino. Ainda assim não me permitiu morrer sem conhecer a Salvação, porque uma imutável semente de “grão de trigo” fora plantada em meu coração. Ele não desistiu de mim!

“Na verdade, na verdade, vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só, mas se morrer dá muito fruto” Jo 12:24

Vivi como o filho pródigo, e Ele pacientemente aguardou meu retorno. Recebeu-me com festa no céu, com júbilo de anjos. Porque a Sua Palavra diz que há festa no céu por cada pecador que se arrepende (Lc 15:7)

Uma Lição Para os Pais

Tenho dois filhos maiores, (21 e 22 anos) que ainda não nasceram de novo em Cristo Jesus.  São maravilhosos, não me dão trabalho algum, mas quando os vejo repetir as asneiras que cometi nos anos 80 e em todos os outros que antecederam meu encontro com Jesus; lembro-me da paciência, longanimidade que Deus teve para comigo. Sei que existe um “grão de trigo”, plantado no coração da Joyce e do Filipi. Da mesma forma que germinou em mim, através da morte para o mundo, há de germinar neles também. Sobre  meus descendentes há várias promessas.

“Não temas tu, ô meu servo Jacó, nem te espantes ô Israel; porque eis que eu te livrarei das terras de longe, e a tua descendência da terra do seu cativeiro...” Jr 30:10.

“Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao Norte dá e ao Sul: Não retenhas. Trazei meus filhos...” Is 43:6

As promessas de Deus não se resumem a uma só nação. Não estão limitadas a tempo e espaço. Elas são destinadas aos que crêem. Aos que ouvem e as firmam no coração em inteira certeza de cumprimento.


Fiz Esse Artigo Pensando em Você

Que como eu tem filhos ainda não salvos. Que conheceu a maravilhosa graça da salvação depois da “flor da idade”. Que canta, dança e entoa sucessos musicais, hits de famosas bandas, que aguarda do País, dos governantes dias melhores e vida digna (e estes nunca chegam).

Hoje verdadeiramente sei o que é “ser free”. Free é uma palavra inglesa que significa Livre. Descobri, tão somente através da misericórdia Divina que a Liberdade está  em Cristo Jesus: “Se, pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” Jo 8:36. Ele aguarda pacientemente o retorno dos seus filhos para viverem uma viva esperança que jamais morrerá, mesmo quando chega à morte. Jesus não desistiu de mim, também não desiste de você.

Longanimidade = Tardio em irar-se.
Arretada (a) = Cabra da peste, valente, corajoso. Como veem eu nem sabia direito o significado da giría nordestina. O que eu queria dizer era: Igreja exuberante, extraordinária!
Imagem Ilustrativa: fotolog

Wilma Rejane.