Recortes da Blogosfera

 


 A alegria compartilhada é uma alegria dobrada (John Ray)


Eder Barbosa é um blogueiro bem versátil que edita o blog "Recortes do Cotidiano". Ele tem feito entrevistas interessantes com o pessoal da blogosfera evangélica e também de "outras tribos". Ontem ele publicou uma entrevista feita comigo e se você quiser interagir com perguntas é só dá uma visitada e deixar um comentário. Mas, se quiser apenas conhecer mais um bom blog e desfrutar das postagens silenciosamente, fique a vontade.

Trecho da Entrevista

A internet, os blogs e demais mídias, que se tornaram um pouco mais acessíveis hoje em dia tendem a fazer desaparecer a mídia impressa, o que pensa sobre isso?

 
Acho que a mídia impressa, não vai desaparecer, assim como os livros. O advento dos blogs proporcionou grandes avanços: desbaratou o monopólio antes existente e fez com que a diversidade de opiniões e o surgimento dos novos talentos popularizassem a idéia. Hoje, é impossível dimensionar o avanço da mídia no mundo sem citar a internet com suas inovações. Já não compro jornal impresso tem um bom tempo, mas não abro mão de ler um livro sem ser na tela do computador.

Questão um tanto antiga, o que acha da não-obrigatoriedade do diploma na profissão?

Poderia dizer que sou a favor, por motivo óbvio: Sou uma das beneficiadas. Só que a questão é complexa. Veja só. Quando recebi registro de Jornalista, sem ter o diploma universitário, a TV Delta era a única emissora existente por grande faixa da região Norte do Estado do Piauí, detalhe: Não havia uma faculdade sequer ofertando o curso de Jornalismo. Apenas na capital. Não é difícil de imaginar que toda a imprensa trabalhava na “ilegalidade”, o governo Lula acertadamente emitiu a liminar que veio a “calhar” para milhares de profissionais na mesma situação minha. Sou a favor nestes casos, que ainda perdura Brasil afora.

Mas, passar anos e anos na faculdade e não ter regalia no mercado competitivo de trabalho, não é justo. Por este motivo, me posiciono contra a não-obrigatoriedade do diploma.

O que caracteriza a sua espiritualidade?
Vida de oração.

A igreja brasileira ainda está engatinhando teologicamente? Como avalia?

Acho bem complicado avaliar, uma vez que não concordo com generalizar a questão. Somos um “caldeirão” de denominações, segundo as estatísticas, a igreja católica, nas últimas décadas perdeu 15 milhões de fiéis para o segmento evangélico, a grande maioria desses fiéis aderiram ao neopentecostalismo, corrente que cresce visivelmente com o investimento do tele evangelismo e os ministérios de cura e prosperidade. Olhando dessa perspectiva, a igreja ganha fiéis, mas não se alicerça em conhecimento da Palavra que é o que produz amadurecimento teológico. Não vejo com otimismo este cenário.

Para continuar lendo, aqui

Wilma Rejane

4 comentários:

Eder Barbosa de Melo disse...

Obrigado pelos elogios, tive um dia cheio de atribuições mas tentei acompanhar o diálogo via email, está sendo muito construtivo. Só tenho a te agradecer, sua presença abrilhantou meu espaço. Forte abraço e que Deus continue te abençoando.

Wilma Rejane disse...

Eder,

Eu é que agradeço imensamente a oportunidade de falar um pouco mais sobre minha vida e das maravilhas do Senhor.

Amei seu blog e as pessoas que conheci por lá, irmãos blogueiros, gente muito boa que pretendo cultivar em amizade.

Valeu Eder.Deus nos abençoe.

Tati Dias disse...

Querida, muito obrigada pela carinho e pela menção. Deus continue te abençoando.

Bjs e paz.

Wilma Rejane disse...

Tati querida,

Você merece. Deus a abençoe.

Com carinho.