Piauí em destaque: de "profeta" a lamparinas






Wilma Rejane


Nasci paraibana, mas moro na cidade de Teresina, Estado do Piauí, terceiro estado mais pobre da federação e primeiro no ranking dos menos evangelizados.

Sim, foi daqui mesmo que surgiu o tão polêmico e comentado caso do profeta que previu o fim do mundo para sexta feira 12 de Outubro de 2012.  "O profeta do Piauí". Por sinal (não sinal  apocalíptico, entendam),  o acampamento onde tudo aconteceu (do piauí para o mundo) fica na zona Leste da cidade,  considerada zona nobre, é onde resido. Na verdade, essa parte da cidade é feita de contrastes: ricos e pobres e onde morava o profeta, era uma zona de invasão, chamada "parque universitário", pois o terreno invadido pertence a Universidade Federal. Muitos curiosos têm ido ao local, mas penso que se ainda não posso ajudar de alguma maneira, não farei às vezes de "urubu".


A forma possível de dar minha contribuição (além da oração) é advertir meus alunos (que são muitos) a não caírem nessas armadilhas. Estou sempre orientando-os sobre os perigos da alienação religiosa e de outras formas.

Profeta do piauí, destaque no The Sun da Inglaterra


Esse caso herético, é apenas mais um a evidenciar o Piauí como território carente de evangelização.




Um dos motivos da dificuldade de evangelizar em território piauiense é a idolatria. Já no inicio do povoamento do estado, que se deu em meados de 1697, foi implantada a primeira capela pelo padre Miguel Carvalho, chamava-se "nossa senhora da vitória" e esse detalhe,  teve grande influência na vida dos moradores. Tudo o mais foi se desenvolvendo nessa região chamada "Vila do Mocha" nos arredores da capela. Assim, o catolicismo exerceu e ainda exerce forte domínio sob os piauienses ( quero profetizar o contrário: o Piauí é de Jesus!).

Isaías 2:8-9- Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que os seus dedos fabricaram. Assim, pois, o homem é abatido, e o varão é humilhado.


O município de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 181 quilômetros de Teresina é a rota mais populosa para romeiros que se deslocam de vários municípios, em busca de milagres. A capela, de mesmo nome, é um verdadeiro museu de amuletos: braços, pernas e outras partes do corpo esculpidas na madeira ou em gesso são deixadas ali representando curas.

Observem a imagem, uma paisagem de sequidão, de raro verde. O município, a exemplo de tantos outros, sofre com a falta de chuvas. Romaria e seca, eis uma paisagem profética, Bíblica. 


"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." II Crônicas 7:14


E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14
Procissão em Santa Cruz


Romeiros acampados do lado de fora da capela de Santa Cruz



Seja luz em um Brasil em Trevas é o tema da campanha nacional dos batistas 2012. Essa convocação é pois urgente e real para todos os povos, de qualquer denominação: no Brasil, no mundo e especialmente no Piauí. Orem por esse estado da federação, para que seja mudada essa triste realidade.


"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."João 8:12

Esse é o clipe oficial da campanha de Missões, chama-se "Lamparina na Nação", está tipicamente nordestino. Que haja luz para todo o Brasil, a Luz que é Jesus, em nós!








4 comentários:

Adelino Alves Bonfim disse...

A Paz de Cristo. Concordo em tudo e reafirmo: Piauí é do Senhor Jesus!!!
mas acho que se enganou na data: Sexta-feira foi 12 de Outubro e não 13, e não é para se pensar que esse profeta marcou a data bem no dia em que católicos comemoram sua padroeira. Ainda bem que não marcou no 2º Domingo de Dezembro.
abraços.

Wilma Rejane disse...




Oi Adelino, a paz de Cristo!

Tens razão, a data é "sexta feira, 12 de Outubro", corrigido. Obrigada!

Deus o abençoe,

Luciano de Paula Lourenço disse...

Irmã Wilma, o povo é muito crédulo! Acredita em tudo! E Satanás sabe disso, por isso é o principal mentor de todas as idolatrias implementadas pelo principal segmento do falso cristianismo.
Enquanto as diversas igrejas se digladiam por espaço (na mídia e territorial), por quantidade de congregados, por bens materiais, etc., as almas vão para a eternidade sem salvação. Isso é muito lamentável!
Essa aberração provocada por esse falso e herético “profeta” deveria ter despertado os líderes evangélicos( aqueles que tem a Bíblia com absoluta regra de fé e prática) a se unirem, esquecerem as diferenças, e promoverem intensas campanhas de evangelização nessa unidade da federação carente de Salvação.
Muitos criticam o pr. Malafaia, mas não tem coragem de agir como ele no afã de divulgar a Palavra de Deus. Milhares tem testemunhado a sua salvação em Cristo por causa de suas campanhas evangelisticas. Imagine se todos os líderes se ombreassem com esta causa, certamente teríamos o dobro, ou mais, de evangélicos(prefiro dizer cristãos).
Que Deus tenha misericórdia do Piauí e do meu Ceará. Amém!
Em tempo, gostei muito dessa música!
Luciano Lourenço

Wilma Rejane disse...


Oi Luciano, graça e paz de Jesus!

Quando leio sobre o surgimento e desenvolvimento da igreja cristã primitiva, penso que vivemos em crise. Que estamos distantes da simplicidade e beleza que é o verdadeiro Evangelho.

Os números apontam para crescimento do número de cristãos evangélicos, mas há algo errado, as mudanças não são visíveis no Brasil, pelo contrário: a igreja cresce e os escândalos idem.

Mas sabemos que há um remanescente fiel,
que se compadece em ver a idolatria da nação.

Deus nos ajude, e que possamos ouvir a Ele e obedecer proclamando as Boas Novas e não apenas criticando os que fazem, não é mesmo?

Ah, a música é bem nordestina e se és cearense, certamente te agradou!

Obrigada,

Deus o abençoe.