Jefté: sucesso e drama na era dos Juízes

O que aconteceu com a filha de Jefté?


 Wilma Rejane


Jefté foi um dos juízes em um período caótico da história de Israel, 1380 a 1050 a. C: "Não havia rei em Israel, porém  cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos" Jz 21:25. Vivia em Gileade, sendo membro da tribo de Manassés. A história de Jefté é curiosa, controversa e não conclusiva. Ele nasceu e viveu em um contexto familiar desorganizado. Sua mãe era prostituta, seu pai ( Gileade) tinha muitos filhos de outros relacionamentos. A Bíblia apresenta Jefté da seguinte forma: " Era então Jefté o gileadita, valente e valoroso, porém filho de uma prostituta, mas Gileade gerará a Jefté. Também a mulher de Gileade tivera outros filhos, já grandes que expulsaram Jefté de casa dizendo: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher" Jz 11:1-2.


Assim, Jefté em todo e qualquer contexto histórico, diante de sua origem e consequências familiares, seria fadado ao insucesso. Alguém lançado à marginalidade, sem pai, mãe, irmãos e sem lar. Tendo que vencer os traumas para se posicionar de forma relevante na sociedade. O que acontece a Jefté, após ser expulso de casa? " Foi habitar na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram a ele e saíam com ele" Jz 11:3. Se meteu com más companhias, mas a facilidade de adaptação ao novo lugar, demonstra que ele tinha capacidade de liderança. 

Então, Jefté era valente, valoroso e lider. Cheio de qualidades, em um contexto de dificuldades. Quantas pessoas não se identificam com Jefté? Ele precisaria não chorar o abandono e a desgraça familiar, mas investir esforços para ser feliz, através daquilo que lhe era próprio: liderança, força e valor. A história demonstra um homem motivado e disposto a vencer, tanto que chama à atenção dos anciãos de Israel e em um momento crítico da nação, ele é lembrado e solicitado: "Volte para Gileade, venha ser conosco para combater contra os filhos de Amon, seja cabeça entre nós" Jz 11:08.

Para quem não desanima nem se entrega a má sorte, chegará esse momento de reconhecimento e vitória. O Jefté valoroso era maior que sua história natural de desamparado familiar. E essa é uma lição para nós. Tem semelhança com "sair de detrás das malhadas", deixar o anonimato, ser exaltado por ter nascido humilhado, mas não passar a vida lamentando. O destino empurrava Jefté para o caos, ele porém, prevalecia pela coragem e vontade de ser feliz.

Juízes 11: 29 "Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas". Israel venceu a guerra e a participação dele foi decisiva, até que o nomearam juiz da nação. Julgou Israel por seis anos, sendo sepultado nas cidades de Gileade (no plural). 


E Jefté, cujo nome significa "Deus abre" entra para o rol dos juízes de modo louvável. Deus de fato, abriu caminhos e deu oportunidades a esse guerreiro que soube ser diplomata e militar. Antes de partir para luta armada, ele tentou dialogar com as nações inimigas, propondo acordo ( juízes 11:12). Quem diária que alguém tratado com tanto desdém, soubesse tratar os outros de forma tão complacente? A história desse homem pode nos ensinar muito.

O voto de Jefté




Agora, há algo de intrigante e controverso na vida de Jefté. Não se sabe o certo como tudo aconteceu porque a narrativa é confusa e por mais que seja objeto de debate, nunca, ninguém conseguiu decifrar o que de fato aconteceu nesse período da vida de Jefté, na volta da guerra. E esse acontecimento faz com que ele seja lembrado como homem imprudente e apressado. 

Ele fez um voto ao Senhor: " Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto. Juízes 11:31

Para compreender melhor esse voto, seria necessário conhecer a intencionalidade dele, o que se passava na mente e coração de Jefté: falta de fé em ganhar a batalha? Gratidão antecipada por certeza de vitória? Imprudência?

A batalha já estava ganha porque Deus assim havia confirmado, então por que a necessidade do voto? Seria um pouco de orgulho em não se conformar com o mérito Divino e assim adicionar o mérito homem, humano? A vitória seria por causa do voto, ou por causa de Deus? Claro que Deus era com Israel sem que fosse necessário o voto, mas Jefté o fez. E quem é que primeiro sai à porta de Jefté, após retornar da batalha? Sua filha, única filha. 

Ele poderia ter recorrido ao santuário de Siló e requerer a anulação do voto, junto ao sacerdote Eli e ao profeta Samuel, mas não o fez. E mais uma vez fica a interrogação: por que? Apesar de se mostrar decepcionado e surpreso com o desfecho de seu voto, ele mantém as palavras: "Abri minha boca ao Senhor e não voltarei atrás, filha minha, o que votei, pagarei" Jz 12:34.


Todo o dilema sobre o voto de Jefté consiste em saber se:


  •  Sua filha foi sacrificada, queimada no fogo como oferta a Deus
  •  Foi sacrificada e ofertada como forma de consagração, não conhecendo homem algum, permanecendo virgem e trabalhando no templo em Siló.Esta alternativa, faria com que a sucessão parentesca de Jefté fosse inexistente.


Ao meu ver, é bem complicado confirmar uma ou outra alternativa, uma vez que o texto é confuso no original e nas traduções. Porém, podemos levantar hipoteses, considerando o contexto histórico da época.

Primeiramente, oferecer sacrifício humano, era algo proibido pela lei de Moisés, sendo abominação ao Senhor. (Levítico 18:21; 20:2-6 e Deuteronômio 12:31, 18:10). Como Deus aprovaria um voto que fosse contrário a Sua lei? E daí, você pode perguntar: se sacrifício humano era proibido, o que falar de Abraão e Isaac e do próprio Jesus Cristo?  Isaac não foi sacrificado. Em seu lugar, um cordeiro, apontando para o sacrifício Pascoal.

Jesus é o Cordeiro de Deus. O unigênito de Deus ofertado como sacrifício em nosso favor, o Seu sangue purifica o homem de todo pecado. Absolutamente dentro do contexto prometido por toda Escritura. Não foi sacrifício humano, foi Divino em favor dos humanos (Hebreus 9)

Mas o que intriga mesmo é que a palavra usada para holocausto, no voto de Jefté, literalmente significa: Olah, em hebraico, sacrifício, oferta queimada.

A filha ofertada para serviço no templo

Todos prefeririam que a história de Jefté não terminasse de forma tão trágica e triste, e por isso, a segunda alternativa da filha ter sido sacrificada, com vida dedicada ao serviço no templo seria a melhor opção. Alguns argumentos, sustentam essa hipótese:

Juizes 11:37,38: "Disse a filha a seu pai Jefté:: Concede-me somente isto: deixa-me por dois meses para que eu vá, e desça pelos montes, chorando a minha virgindade com as minhas companheiras. 38 Disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então ela se foi com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes."


Como é que alguém está prestes a ser morta e pede para chorar a virgindade? Não deveria chorar a morte? De que serviria a virgindade em um morto? Chorar a virgindade seria uma forma de lamentar não ter conhecido varão, em vida? Não suscitar descendência a seu pai? Mas Jefté poderia casar novamente e suscitar descendência de uma outra semente, não acham? 

Chorar a virgindade, pode se referir ao fato da filha de Jefté ser consagrada ao serviço do Senhor, no templo em Siló e jamais poder conhecer homem algum. Teólogos, porém afirmam que isso não procede, uma vez que o texto Bíblico é enfatico ao afirmar: Juízes 11:40: " saíam as moças durante quatro dias, todos os anos, para celebrar a memória da filha de Jefté, o gileadita." E só se celebra memória de quem já morreu.

Esse assunto é instigante. A palavra "celebrar" aparece em algumas traduções como "lamentar". Assim, de ano em ano, por quatro dias, as moças virgens de Gileade, celebram ou lamentam a filha de Jefté.

Encontrei mais adiante, no livro de Juízes, referência a ruína da cidade de Gileade: "Lá haviam quatrocentas moças virgens, que não conheceram homens e as levaram a Siló, que está em Canaã" Jz 21:12 e como todas as virgens de Gileade ainda não compreenderam a quantidade de homens que procuravam casamento na região, recorreram as virgens de Siló: 


"Há, porém, a festa anual do Senhor em Siló, ao norte de Betel, a leste da estrada que vai de Betel a Siquém, e ao sul de Lebona". Juizes 21:19.

Anualmente acontecia as festividades no templo em Siló, onde provavelmente a filha de Jefté servia ao Senhor. Se ela era celebrada de ano em ano, pelas virgens de Gileade, poderia ser perfeitamente pela ocasião das festividades em Siló. Uma oportunidade para reencontrar a filha de Jefté e relembrar do voto do pai e de sua permanente virgindade.


A realidade é que existem muitas especulações sobre o desfecho do voto de Jefté e o destino de sua filha, mas vamos levar esse caso conosco como um daqueles mistérios pertencentes somente a Deus e a quem viveu no tempo dos juízes.

Não obstante as polêmicas, muito temos a aprender com a vida desse juiz em Israel que saiu de uma vida repleta de dramas familiares para reinar sobre um povo, o mesmo povo que o havia rejeitado. Jefté não se opôs a defender os que lhe ofenderam. Ele venceu suas limitações e prosseguiu como um guerreiro valoroso.

Eu, você e Jefté

Mesmo sendo um homem vitorioso em quem habitava o Espírito de Deus, ele cometeu o grave erro de fazer um precipitado e imprudente voto. Ele contava que algum animal saísse primeiro na porta de sua casa, uma vez que na antiga Palestina a maioria das casas tinha o celeiro na parte térrea inferior e as pessoas se acomodavam no andar de cima. Mas Jefté, mesmo sendo um estrategista militar, não mediu as possibilidades. Grande lição para nós! Devemos sempre, sempre, reconhecer nossas limitações e confiar no Senhor para vencermos os inimigos. Rei Davi sempre confessava:  O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta."Sl 18:2. 

O voto de Jefté foi assim como uma loteria, um jogo de roleta russa, e disso não se agrada o Senhor. Nossos votos, devem ser segundo a Palavra de Deus. Sobre aquilo que podemos cumprir e que sabemos não ferirá: a Deus, a nós, e ao próximo. E sua história de luta e vitória, a meu ver, não pode ser desprezada. Serve de ânimo para aqueles que vivem dramas familiares semelhantes.


Deus nos abençoe.


34 comentários:

Georges disse...

Excelente texto, eu sempre fui intrigado com a história de Jefté e agora fui um pouco mais esclarecido. So uma ressalva, o sacrificio de Isaque talvez não se encaixe na proibição - e por isso talvez Abraão não tenha estranhado - porque foi antes da lei.
Abraços
Georges
(Doa a quem doer)

Wilma Rejane disse...



Oi Georges,

A lei foi recebida por Moisés, bem depois de Abraão e Isaac, mas no livro de Gêneses Deus já revela posicionamento sobre a prática do homicídio. Ele repreende a Caim por ter matado Abel:

"Que fizeste, a voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra e agora, maldito és tu desde a terra que abriu a boca para receber o sangue de seu irmão" Gn 4:11, 12.

Jesus, em Mateus 5:35 diz:

Para que sobre vós caia o sangue de todo justo que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel,o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias que mataste entre o santuário e o altar"

Assim, segundo o próprio Deus, a lei veio para estabelecer uma ordem que já existia. Jesus não diz: " ...desde Moisés, mas desde Abel, bem antes da lei".

O sacrificio de Isaac,portanto, se insere nesse contexto. Abraão veio antes de Moisés, mas depois de Abel.

Vê só, a lei não existia para Abraão, mas ele tinha a lei de Deus em seu coração. Antes mesmo de o dízimo ser ordenado para os judeus, ele já praticava, sem a necessidade de algo escrito Gn 14:20

O fato de Abraão não se opor a Deus, quanto ao sacrificio de Isaac, é que ele agiu pela fé de que Deus era poderoso para ressuscitá-lo Hb 11:17-18.

É comprovado o fato de Deus abominar sacrificio humano antes da lei, tanto que o de Isaac não se consumou.

E isso ficou um artigo...

Muito obrigada por comentar,

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Boa Tarde !!!

Com relação ao voto de Jefté tenho a seguinte opinião:

Acredito que Deus deu a vitória a Israel e não a Jefté ou por intermédio dele. Se voltarmos em Juízes 10;15-18, Israel se arrependeu de seus pecados e Deus se moveu de compaixão por eles.

O povo se arrependeu perante Deus e reconheceram o que haviam feito com Jefté, que fica um exemplo de humildade ao irem ter com ele e pedir que fosse o líder na batalha depois do que fizeram com ele.

A meu ver Jefté teve um sentimento de vingança quando exigiu que fosse chefe, caso vencesse a batalha, pois afinal seus irmãos o expulsaram de casa.

Logo, fez um voto, totalmente contrário a Lei de Deus, imaginando que quem viria ao encontro dele seria alguém da família, mas jamais sua única filha, e assim se vingaria.

Deus permitiu que sua filha viesse ao seu encontro para aprender que sentimento de vingança só leva ao prejuízo, e acima de tudo que a fé perfeita em Deus basta para alcançarmos a vitória.

Por sua grande misericórdia Deus permitiu que sua filha lhe pedisse dois meses, tempo suficiente para Jefté se arrepender e pedir perdão a Deus pelo voto que fez e por descumprir o voto.. o fim já sabemos...

Lições que esta passagem de Jefté nos deixa,dentre as já expostas no artigo, é o que nos diz Eclesiastes 5.1: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.”

Deus Abençoe

Wilma Rejane disse...






Oi Anderson,e já é Boa noite!!

Dessa vez vou discordar de você, amado irmão. E quero começar o argumento citando Hebreus 11, onde Jefté figura entre os heróis da fé:

" E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas; os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões..."

Deus deu vitória a Israel, claro, Ele lutou a luta de Seu povo, mas capacitou Jefté para ser líder. Assim como capacitou Davi, Sansão, Gideão e outros.

Jefté não era movido a irã e vingança, mas pelo Espírito Santo de Deus (Juízes 11:29) e Ele tinha certeza disso ( Jz 11:21)

Jefté não exige ser juiz, mas é escolhido pelos anciãos:

"Vem e sê-nos por cabeça para combatermos contra os filhos de Amon"Jz 11:6 e 11:8

E Jefté pergunta: " Se eu vencer serei cabeça do povo?" (não exige)

Anciâos respondem:"Claro, o Senhor Deus será testemunha entre nós" Jz 11:9-10

Será que Deus permitiria Jefté julgar Israel por seis anos, sem que fosse Sua permissão, ou vontade? Bem, Saul foi escolhido pelo povo, mas só ficou no cargo até o dia que Deus assim permitiu.



E sobre o voto de Jefté, não me atrevo a afirmar que ele tenha agido por vingança, esperando sair da casa algum irmão. Caso contrário, poderia ter anulado o voto, indo ao templo e pagando o valor devido ao resgate de sua filha (Levítico 27). Mas preferiu sustentar o voto, quem sabe, em obediência a Deuteronômio 23: 21: "quando votares algum voto ao Senhor, assim como falaste, faze-o".

A filha de Jefté, era uma jovem temente a Deus e obediente ao pai, o que demonstra ter sido educada sob a lei. Isso é louvável já que Jefté tinha um histórico familiar conturbado.

E o comentário, virou artigo...

Obrigada Anderson,

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Boa Tarde !!!

Vejo que da mesma forma que David e Sansão, homens de Deus e cheio do Espírito, também erraram: David deixou o sentimento de adultério entrar em seu coração e Sansão “brincou” com Deus e tiveram seus castigos, mas Deus não os desamparou, também acredito que com relação apenas ao voto que Jefté fez, ele se equivocou, não diminuindo sua fé em Deus e cooperação com o seu povo (jamais), mas teve um ponto de vingança e mágoa e acredito que Jefté não voltou atrás com seu voto, pois ele entendeu o castigo de Deus pelo seu sentimento ruim e aprendeu a lição, por esse motivo continuou sendo Juiz e abençoado por Deus e mencionado em hebreus.

Obs.: comparando Sansão com Jefté, vejo o mesmo mel que enganou Sansão ludibriando Jefté ao fazer o voto.

Acima de tudo creio que o Altíssimo deixou nas Santas Escrituras lições e a cada vez que abordamos o mesmo assunto aprendemos coisas diferentes, ponto de vistas diferentes, mas que sempre nos enriquecem, pois a Palavra não volta vazia...


Deus Abençoe sempre... cada dia estou aprendendo mais e me edificando com suas mensagens.

Wilma Rejane disse...



Oi Anderson, graça e paz de Jesus!

Sim, não apenas Jefté errou, mas: Abraão (ao coabitar com Agar), Davi (caiu em adultério), Sansão (seduzido por Dalila, se afastando de Deus) e a história de Gideão é bela, mas também nos mostra momentos de fraqueza.

Mas Deus em Sua misericórdia e bondade, perdoa aos que se arrependem, fortalecendo-os na fé. Jefté está na galeria dos heróis da fé, que um dia também falharam.

Isso se considerarmos que sua filha foi oferecida em holocausto, oferta queimada. Assim, este teria sido o mais grave dos erros de Jefté

Obrigada,

Deus o abençoe.

Ismael Brito disse...

Muito bom! Irmã Wilma, confesso que esse tema sempre nos deixa curiosos. A mistérios que pertencem somente a Deus (é mister)! Já tive que fazer um trabalho a respeito do texto de jefté no curso teologico que participo e, digo que foi muito bom aprender. Concordo com o que a irmã expos. Continue com esse maravilhoso empenho e nos dando cada vez mais um pouco das revelações da parte do Espírito Santo. Parabéns.

Wilma Rejane disse...




Olá BritoIsmael, graça e paz de Jesus!

É sempre gratificante e fortalecedor aprender com a Bíblia. Incrível é saber que de uma só passagem, que seja um verso, ou capítulo, surge tantas lições!

Só mesmo vindo de Jesus, o Manancial de Águas vivas.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Expert Cursos disse...

Olá, bom dia.
Li o texto e os comentários. Importante lembrarmos que a palavra de Deus são básicamente fundamentada em princípios. E para interpretarmos a história e o voto de Jefté não podemos nos esquecer de que Deus abomina e não aceita sacrifícios humanos. É fato e explica tudo.

Célio Amorim disse...

Obrigado Wilma e Anderson aprendi muito no artigo, como também nos comentários.
Que DEUS continue abençoando vocês.
SHOW DE BOLA.

Rafael Cardoso disse...

Apaz p todos, quero dizer que os propositos e mistérios de Deus ninguem conhece,



pr. Rafael Cardoso

Paulo Palma Ramos disse...

Olá,
também escrevi, em tempos, um artigo sobre este assunto:
http://quem-escreveu-torto.blogspot.pt/2012/01/jefte-sacrifica-filha.html

Saudações
Paulo Ramos

Paulo Palma Ramos disse...

Olá,
também escrevi, em tempos, um artigo sobre este assunto:
http://quem-escreveu-torto.blogspot.pt/2012/01/jefte-sacrifica-filha.html

Saudações
Paulo Ramos

josival soares de oliveira disse...

amados a historia me chamou muito a atenção, jefte fez um voto e deveria por razão de lei pagar o voto que fez.

jamais ele pensou que seria a sua filha o voto de seus agradecimentos a Deus,
mas o próprio Deus escolheu a sua filha como oferta para confirmar o seu voto.
Deus provou a fé de Jefte, e Jefte provou a sua sinceridade para o seu Deus.
hoje em dia se alguém fazer um voto desse tipo creio eu que esta pessoa seria incapaz de cumprir esse voto.
na lei estava escrito para não fazer tal voto mas quando Deus pede a lei não tem dominio sobre o seu proprio legislador, Deus muda os tempos e as leis quando houver necessidade de mudança.
Jefte, mostrou a sua coragem e sinceridade para nós e para o seu Deus.
Deus provou a ele, e Deus se maravilhou de sua obediencia.

Jesus também se espelhou nesta historia.
Jesus fez um voto a Deus que se Deus livrasse ele dos seu inimigos ele entregaria a sua alma para o sacrificio e assim aconteceu.

faça como Jetfe lute até vencer e quando vencer agradeça ao seu Deus dando a sua alma para ele como favor pela vitoria que lhe foi concedida por Deus.
entrega a sua alma ainda hoje, por voto que vç fez de amá-lo até a morte.

josival soares de oliveira disse...

Jefte deu a sua filha em troca da vitoria pelo povo de Deus.
Jefte amou mais a Deus do que a sua propria filha em termos de ter coragem de oferecer a sua única filha como sacrificio ao seu Deus.

e qual é o sacrificio maior do que este de dar o seu único(a) filho(a) por amor há uma vitoria tão grande como a nação do povo de Deus.

josival soares de oliveira disse...

Deus é uma ciencia, e essa ciencia e verdadeira e não hipotese.
mas Deus não obriga voçe a acreditar em sua tese cientifica, mas ele prova e provou que vale apena morrer por ele, porque ele é a vida daqueles que dão a sua vida pra ele.
aquele que quere salvar a sua vida perdê-la a. mas aquele que perder a sua vida por minha causa achá-la a, assim diz o senhor.

JUNIOR OMNI disse...


-----A FILHA DE JEFTÉ FOI MESMO SACRIFICADA, EM HOLOCAUSTO-----PORÉM, DEUS NÃO ACEITOU TAL SACRIFÍCIO.
.
.
Vejamos...
.
.
_____________
ALGUNS TEÓLOGOS DIZEM QUE JEFTÉ "ASSASSINOU" SUA FILHA...EM "HOLOCAUSTO".
Embora DEUS jamais aceitaria um "SER HUMANO" sendo assassinado como "OFERTA"...Ele deu aos homens o "LIVRE-ARBÍTRIO". E quando alguém faz "VOTO DE TOLO", terá que cumprir e sofrer as consequências.
Lembremos que DEUS PROIBIU O "ABORTO"... proibiu também "O SACRIFÍCIO DE CRIANÇAS" aos deuses pagãos... Então concluímos que DEUS NÃO ACEITOU A FILHA DE JEFTÉ, como "oferta".
Muitos dizem que ela foi "CONSAGRADA A DEUS" para sempre. Servindo a Ele no Templo Religioso que ficava em SILÓ. Mas, quando lemos atentamente o (versículo 39) PODEMOS VER QUE A FILHA DE JEFTÉ, CHOROU A SUA VIRGINDADE, E DEPOIS DE DOIS MESES ELA VOLTOU PARA O SEU PAI, E JEFTÉ....."CUMPRIU NELA" O SEU VOTO.
.
.
.
JEFTÉ "CUMPRIU EM SUA FILHA" O VOTO QUE FEZ A DEUS, de forma precipitada. Pois estava acostumado com os costumes pagãos das nações vizinhas, os quais "OFERECIAM OS SEUS FILHOS EM SACRIFÍCIO AOS DEUSES PAGÃOS"
Muitos teólogos dizem que a FILHA DE JEFTÉ CHOROU A SUA "VIRGINDADE" porque sabia que, sendo "CONSAGRADA" ao Senhor Deus, ela nunca mais poderia de casar, nem ter filhos, o que é o sonho de toda mulher. Como exemplo disso, vemos que as filhas de Ló, para não ficarem sem filhos, elas "EMBRIAGARAM O PRÓPRIO PAI" e se deitaram com ele para poderem "GERAR FILHOS"... Pois elas imaginavam que, a destruição de Sodoma e Gomorra, havia exterminado todos os homens da face da terra, restando somente o seu pai, O JUSTO LÓ, sobrinho de Abraao. - Gênesis 19
.
.
Para muitos, que preferem NÃO ACEITAR O TEXTO BÍBLICO NA ÍNTEGRA, a filha de Jefté NÃO FOI SACRIFICADA, ela foi levada ao Templo Religioso de Siló, e lá, ela serviu ao Senhor Jeová, todos os dias de sua vida. Por isso, o texto de Juízes, falando a respeito do "VOTO DE JEFTÉ", ENVOLVENDO SUA FILHA...diz:
"...e ELA NUNCA CONHECEU HOMEM ALGUM..."
.
.
Porém, se ANALISARMOS COM ATENÇÃO O VERSÍCULO (- 39)...Vemos claramente QUE A FILHA JEFTÉ voltou para a sua casa, após "CHORAR A VIRGINDADE" por dois meses. E acabando estes "dois meses" JEFTÉ A SACRIFICOU EM "HOLOCAUSTO", da mesma forma que Abraão fez com Isaque, mas Deus o impediu, e Abraão sacrificou um cordeiro no lugar de seu filho Isaque.
No caso de Jefté, Deus não o impediu, porque Ele não mandou Jefté fazer "VOTOS ABSURDOS"...Então Jefté fez tudo por conta própria, ao dizer: "O QUE SAIR DE MINHA PORTA AO MEU ENCONTRO, SERÁ SACRIFICADO COMO OFERTA AO SENHOR DEUS, EM HOLOCAUSTO"...
.
.
.
Esta passagem é triste, porém, O SACRIFÍCIO HUMANO já era comum nos tempos de Jefté... Mas somente as nações pagãs e idólatras faziam isso. JEFTÉ PENSOU QUE PODERIA "IMITAR" os costumes destes povos pagãos, e, pelo que o texto indica...ELE MATOU SUA FILHA, FAZENDO COM ELA UM "HOLOCAUSTO" e dedicou isso ao Senhor. Mas repito: DEUS NUNCA SE AGRADOU DE SACRIFÍCIOS HUMANOS...
Portanto JEFTÉ fez o seu voto, matando sua filha, podemos dizer que...EM VÃO !!! À TOA......Pois Deus nunca esteve neste negócio, mesmo que O ESPIRITO SANTO tenha estado com ele para vencer a guerra. MAS PARA RECEBER O "SACRIFÍCIO DE TOLO", ISSO NÃO.........JAMAIS!
.
.
Toda Escritura Bíbliaca exige: "CRER OU NÃO CRER?"
.
.
Graça e Paz a todos!
.
.
.
.

** JUNIOR OMNI - 2015

Unknown disse...

Realmente ele sacrificou sua filha acredita quem quiser fez um voto de tolo, para nos e difícil de acreditar mais e a verdade. foi sacrifício sim. deixa este papinho que foi ficar em Silo virgem. Erro e erro ai voçe fala que seria o erro mais grave dele porem o povo estava sacrificando seus filhos deus pagão qual a diferença ?( Eu fico com a parte do sacrifício morte " E lembra Deus não pediu nada a ele.

Unknown disse...


Tal como Moisés, Jefté “falou imprudentemente com seus lábios”, mas isto não tocou sua fé em relação ao que ele havia ouvido de Deus; seu voto foi feito de acordo com seu zelo, e não de acordo com seu conhecimento. É uma teoria inacreditável que ele sacrificaria sua filha, e que Deus não reprovaria com uma palavra de desaprovação um sacrifício humano. Isso é somente uma interpretação humana, na qual os teólogos têm pensado diferente ao longo de todas as eras, e que tem sido alcançada sem um exame cuidadoso do texto.

Isto é feito observando-se a regra bastante conhecida na qual a partícula conectiva ו (vau, nosso “v” em português) é frequentemente usada como um disjuntivo, e significa “ou”, onde existe uma segunda parte na sentença. Isto de fato é sugerido pela A.V. como uma forma alternativa de traduzir esta palavra no texto de Juízes 11:31.

Note do editor: Em outras palavras, enquanto nossas traduções normalmente traduzem o voto de Jefté conforme se segue:

Juízes 11:30-31
“E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: “se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, E o oferecerei em holocausto”.

O que o autor está nos dizendo é que a palavra sublinhada "E" é a palavra hebraica "vau", que é frequentemente usada como disjuntiva e portanto deveria ter sido traduzida como "OU" em vez de "E". Após se fazer esta correção o texto de Juízes 11:30-31 seria lido como:

“E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: “se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, OU o oferecerei em holocausto”.

Pastor Carlos alberto - Clamor Universal disse...

Então se fosse um animal, ele (Jefté) ofereceria ao Senhor de que forma: sacrificando ou mantendo se acasalamento?

Pastor Carlos alberto - Clamor Universal disse...

Existiu holocausto na bíblia, sem que houvesse morte?. Quando Ana ofereceu Samuel ao Senhor, ela usou a palavra holocausto?

Unknown disse...

Jz 11:31

Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu
dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, "e o" (ou) oferecerei em holocausto.


"Isso será do Senhor" = Ele não queimou a sua filha. " ou "
"Oferecerei em holocausto" = Se fosse um animal seria queimado.

Unknown disse...

Eu acredito que sua filha,foi para o templo,assim como Samuel,veja que ela pede para o pai deixa-la chorar sua virgindade pois as jovens eram preparadas para o matrimônio,prova disso é que no novo testamento,Jesus adverte sobre estarmos prontos,mas ele usa o termo das des virgens onde cinco foram prudentes e cinco não foram,o s holocausto como alguns irmãos falaram de pessoas era para deuses pagãos,isso até hoje existe,Jefter sabia o que fez,e cumpriu o voto levando sua filha para o templo, não foi como o voto de Ana,porque Ana levou Samuel criança,a filha de Jefter era uma jovem bonita e cheia de sonhos,os de ter seu lar,s eus filhos e esposo,sonho este interrompido por alguém que não pensou antes de abrir a sua boca... Amém.

pb jonas disse...

óla a paz de cristo para os irmãos eu sou o pb jonas. adorei esse sermão sobre jefté mais quero ressaltar o sacrifiçio de izaque abraão tinha esse custume de oferecer seres humanos porque vivia em um mundo pagão porisso deus o levou para esse sacrifiçio para tirar da mente dele esse pensamento errado. e a única forma éra trabalhar de igual modo pedindo izaque como oferta e na hora certa mostrar que trabalha diferente dos outos deuses amem

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS amados, achei o estudo excelente, um ponto que causou uma dúvida, foi referente a filha de jefté. Quando jefté fez o voto, ele ofereceu um sacrifício a DEUS. DEUS irmãos é sabedor de todas as coisas, se DEUS permitiu que a filha de jefté viessem ao seu encontro, foi permissão de DEUS, pois ele é dono de todas as coisas, você num acha irmão, que se DEUS quisesse num sairia um animal para ser sacrificado, pense nisso, a paz a todos.

Unknown disse...

Graça e paz. Aprendi um pouco mais hj com esse assunto. Mas, sobre o fato de Deus consentir que sua única filha saísse naquele momento, creio que foi para ensinar a ele e a nós a não agirmos dessa forma, "votando com a sorte".

luciana disse...

Muito felizz por encontrar esse blog.Estudos maravilhosos inspirados por Deus.Que ele continue derramando sobre você todo conhecimento e sabedoria.

ulissesjah disse...

Texto bem esclarecedor, infelizmente outros comentaristas não foram tão felizes nas suas conclusões. Parabéns.

Unknown disse...

Jefté exemplo de uma liderança massacrados e humilhada por dentro ! Entendemos que nessa história existia um propósito de Deus onde um homem mesmo nascido de uma prostituta foi levantado juíz em meio contendas e caos ! PAZ DO SENHOR SEJA COM A IGREJA AMÉM.

Unknown disse...

Jefté exemplo de uma liderança massacrados e humilhada por dentro ! Entendemos que nessa história existia um propósito de Deus onde um homem mesmo nascido de uma prostituta foi levantado juíz em meio contendas e caos ! PAZ DO SENHOR SEJA COM A IGREJA AMÉM.

Unknown disse...

Deus abençoe a todos, é lindo falar De Deus fui abençoado em achar esse texto

o fogo e o martelo disse...

Ola.

Como sempre um texto muito bem elaborado e explicado, mensagem abençoadora. E seus comentários em alguns questionamentos e posições muito bem embasados e vieram enriquecer ainda mais esta história. Que Deus continue lhe abençoando.

Nelson Filho disse...


Tenho sido muito edificado com os posts de seus blog ao qual acompanho há anos, tem sido muito bom ler textos tão bons. Um dia gostaria que vc fizesse um "guest post" para meu singelo blog.

Um grande abraço e Deus lhe abençoe!

https://falandodoevangelho-nelson.blogspot.com/

Leandro Robaina disse...

Graça e paz...muito bom aprender muito..