Família de Missionários brasileiros presos no Senegal clama por justiça.

Missionário José Dilson da Silva




Por Wilma Rejane

Dois missionários brasileiros  José Dilson Alves da Silva e Zeneide Moreira Novais,que trabalhavam no continente africano há mais de vinte anos (oito dos quais no Senegal), foram presos sob acusação de aliciar e traficar menores. Mantidos por organizações cristãs, os missionários tinham como meta, evangelizar e resgatar crianças de ruas. Alguns pais muçulmanos, incomodados com a mudança de comportamento das crianças e a confissão da fé cristã, denunciaram os missionários as autoridades policiais. A prisão aconteceu em novembro e o processo está sendo tratado não como motivação religiosa, mas como crime e sequestro.



A Situação descrita por Jonatas da Silva, filho dos missionários:

Em 6 de novembro de 2012, meu pai, José Dilson da Silva, foi preso e colocado na prisão por seu trabalho com um orfanato no Senegal. Ele é um missionário brasileiro que tem vindo a servir o Senhor no Senegal há 22 anos através de seu ministério, o Projeto de Obadias. Começamos um orfanato em 2011 para levar as crianças das ruas do Senegal e dar-lhes um lugar onde eles poderiam ser amados e encontrar esperança novamente. Outra missionária brasileira, Zeneide Moreira Novais, que é a "mãe orfanato", também foi presa, ao mesmo tempo. Meu pai foi preso quando o pai de um menino de rua não estava feliz que seu filho havia aprendido sobre a Palavra de Deus no orfanato. O homem disse que meu pai havia começado uma "associação para  prejudicar as crianças" do Senegal. Essas acusações são infundadas, mas meu pai e Zeneide ainda estão na prisão. As autoridades negaram o habeas corpus e ele está preso em uma cela imunda abarrotado com outros 35 presos. As condições das prisões são graves. Eles foram forçados a assinar papéis sem permissão para lê-los, colocar em salas superlotadas, sem janelas ou um lugar para sentar ou dormir, e afetada pelas mosquitos e calor. Minha mãe e meu irmão só são capazes de visitar meu pai às segundas-feiras e sextas-feiras, durante 10 minutos. É difícil para eles para ver o que está sendo tratado como um criminoso, arrastado para longe deles e mal tratados. A Embaixada do Brasil e três advogados estão trabalhando para trazer-lhes a liberdade, enquanto os cristãos ao redor do mundo têm orado.


Ler o pedido de ajuda completo da família Aqui




Essa carta foi escrita por José Dilson, da prisão no Senegal:




Thies, 25 de fevereiro de 2013 
Queridos irmãos e sisters, 



Deus é grande e misericordioso. Ele não muda ou deixar de ser o que é, por causa do problema ou dificuldade que possa estar ocorrendo. As circunstâncias da vida, não importa o quão difícil que seja, não diminuem a glória de Deus ou bondade. Eu não posso de forma alguma deixar de olhar para o meu Senhor e colocar a minha confiança nele, meus olhos e a esperança são fixos nele. 



São agora duas horas da manhã, e eu não consigo dormir. Todas as noites são quentes e extremamente desconfortáveis. Apesar de tudo isso, eu sei que Jesus está ao meu lado, e isso me conforta. Eu vejo meus colegas todos dormindo, e fico imaginando que Jesus quer ter algum tempo comigo para nós conversarmos um pouco. Estes são os momentos em que eu tenho a liberdade de expressar minhas frustrações,  meus sentimentos de angústia, meus medos - de como Jesus é um querido amigo, e de como eu O amo! 



Durante essas noites eu experimentei batalhas que você não pode imaginar. Eu também sinto a presença do inimigo por perto, sussurrando no meu ouvido, dizendo que Deus não se importa comigo. Travo uma luta contra a auto-piedade,  o sentimento de desespero, solidão, injustiça, raiva e tantos outros sentimentos que buscam dominar-me. Eu repreendo essas batalhas mentais em nome de Jesus, Aquele que derramou até a última gota de sangue por mim. Ele é infinitamente bom, e sua misericórdia dura para sempre! 


Essas batalhas são travadas não apenas à noite, mas também durante o dia. É preciso ter muita coragem, com humildade, e em geral a graça do Senhor para resistir aos insultos, os atos destinados a nos humilhar, a arrogância e desrespeito. Um tempo atrás um homem muçulmano se aproximou de mim e começou a atacar-me verbalmente  dizendo: ". Você não é nada Você não sabe nada e nada que ensina vale nada. Você é menor que o dedo mínimo do pé de ninguém aqui..." E com muitas outras palavras, ele tentou me humilhar mais e mais. As palavras que ele disse foram duras e terríveis. 



E tudo o que eu disse a ele foi: "Sim, você pode continuar Sim, eu estou ouvindo Continue..!" Ele se tornou ainda mais agressivo e derramou um dilúvio de insultos tentando me afogar em suas palavras infernais. Depois de um breve silêncio, perguntei-lhe: "Você terminou, você já disse tudo o que quis,  se assim for, eu posso falar agora?" Com uma voz firme, ele respondeu: "Fala!", Esperando que eu iria responder em um tom de arrogância e raiva. 


Então, eu comecei dizendo:. "Você está certo eu realmente não sou nada eu sou menos que um grão de areia suja,  sou pó eu sou verme, eu sou um trapo imundo eu sou um cachorro morto E...... , quase chorando, eu acrescentei: "Mas eu quero que você conheça alguém que era tudo, que foi o Criador do universo, cheio de glória, o Senhor soberano, que, apesar de tudo isso, me amou tanto que deu a sua vida a ser insultado, quebrado e derramou seu sangue por mim. Mas não é só para mim, mas para você também.Você é importante para Ele, e Ele te ama. Ele morreu pelos seus pecados e ressuscitou dos mortos para que você pudesse ter a vida eterna. " 



E quando este homem me ouviu dizer isso, era como se ele tivesse ficado chocado com 50 mil volts. Ele não esperava essa reação. Ele esperava que eu lhe pagasse de volta com palavras igualmente duras. Então, com uma voz suave, ele me disse: "Eu fui arrastando até  você  observando seus movimentos durante o mês passado, fui enviado para te testar, para ver se você realmente é um homem de Deus e eu posso dizer que você é.. o homem de Deus que todo mundo diz que você é. Para um homem de Deus, quando humilhado, é exaltado por Deus, a partir de hoje, você tem o meu respeito! " 



Fiquei impressionado ao ouvir este homem recitar a Palavra de Deus! Agora, ele é um dos meus melhores amigos. Ele não veio a Cristo, mas ele nunca mais fez oposição em partilhar Cristo! 


Meus queridos irmãos e irmãs, quero lembrar-lhe que a sua vida está escondida em Jesus, independentemente de onde você está ou em que circunstâncias você se encontra. Você pode encontrar-se  humilhado, incompreendido, triste, angustiado, doente, enfrentando muitas necessidades. Eu quero encorajar você hoje: "Lança o teu cuidado sobre Ele, pois Ele cuida de você." Não deixe que o inimigo receba qualquer glória, pois o Senhor está presente, mesmo que Ele não esteja resolvendo o problema da maneira que você esperava.Ele lhe dará a graça de resistir e ser mais do que vencedor. 


Alguns dias atrás um outro homem, a quem eu tenho ministrando desde que chegou na prisão, me perguntou: "Como posso ser um protestante?" Eu respondi: "Eu vou responder à sua pergunta de modo que é diferente do que você está esperando,  vou imaginar que você está me perguntando:." Como posso receber Jesus no meu coração e converter-se a Ele? " mostrei-lhe  alguns versículos da Bíblia, especialmente Rm 3:23, Rm 6:23, Rm 10:9-10. Contei a ele sobre a expulsão do paraíso, a condenação à morte eterna, o plano da redenção através de Jesus e sua . morte na cruz, eu disse a ele que é preciso acreditar em Jesus e obedecê-lo, e depois de compartilhar de algumas outras coisas que eu lhe perguntou: "Você quer dar a sua vida a Jesus e tornar-se um dos seus discípulos, acreditando e obedecê-lo? Ele respondeu: "Eu faço,  quero dar-lhe a minha vida inteira eu quero viver para Ele..." Este homem é o francês, de 55 anos. O Senhor deu-me a oportunidade de compartilhar o Seu amor com um público tão diversificado: católicos, ateus, muçulmanos, cristãos. Aleluia! 



Precisamos lembrar que a nossa vida pertence a Cristo, e uma vez que o único que nos possui é o Senhor, ele tem o direito de usar-nos do modo que Ele deseja, e onde quer que ele deseja, para cumprir a sua perfeita vontade. Ele é Deus, o Criador. Nele vivemos, nos movemos e temos a nossa existência. Que privilégio de ser escolhido por Ele para estar neste lugar e neste momento, a fim de ser os braços, os pés, a boca, a fim de abraçar, ajudar e mostrar o caminho para muitos aqui, que além de ser presos, são tão necessitados de todas as maneiras imagináveis. 



Quero agradecer a todos os meus irmãos e irmãs que estiveram comigo nesta prisão. Eu posso honestamente dizer que o meu maior desejo costumava ser para sair daqui e voltar aqueles que eu amo. No entanto, eu tenho orado a oração de Maria: "Que a tua vontade, Senhor, se cumpra em mim." E, se for sua vontade que eu ficar mais tempo na prisão, a fim de trazer a liberdade para aqueles que realmente são cativos (física e espiritualmente), então pode ser. Ele vai me dar a graça para lidar com isso, como ele tem dado até agora. E Ele lhe dará a graça para os irmãos e irmãs que foram dando-nos o apoio necessário aqui. 


Eu choro e lamento por ter sido preso, porque eu prefiro estar com minha família, minha esposa, meus filhos, a quem eu amo profundamente. Liberdade não tem preço.Como é precioso! Eu tive isso por tantos anos de minha vida, e eu não sabia o quanto era importante; como eu deveria ter tomado mais vantagem do que passar o tempo com as pessoas que eu amo. Mas ao mesmo tempo me alegro em ser um prisioneiro por causa do Evangelho. 



Após a última audiência (lidando com um homem que havia contratado que alegou ser um advogado, mas realmente não foi), o juiz me disse: "Meu trabalho como juiz terminou, a única questão que resta agora é o fato de que você converteu crianças (menores de idade) ".Ele viu que todas as outras acusações são falsas. O próprio juiz disse que não são "líderes de gangues" e vê que é inocente das acusações do inimigo. O juiz ainda disse Zeneide que estava preso injustamente. 

Tudo isso confirma o que eu disse desde o início: Eu sou um prisioneiro de Cristo, e Deus é o meu juiz.Quando chegar o momento, ele vai lançar a partir daqui, e eu quero sair com a sensação de que eu era fiel ao Senhor durante a minha viagem por este lugar. 

Os momentos de dor e necessidade, os momentos de doença, desconforto, solidão, lágrimas ... tudo será recompensado quando apertar a mão de centenas de pessoas lá na glória. Quando eu assistida no funeral de Amadu (um cristão a partir da Libéria, que morreu aqui na prisão no dia de Natal), eu pensei: "Um dia eu vou abraçá-lo na glória, e juntos vamos louvar ao Senhor por Sua salvação". Que o nosso Senhor e Salvador quem temos o privilégio de servir receber a glória! 

Eu gostaria de lhe agradecer por cada e-mail e mensagem de incentivo, mensagens no Facebook, contribuições reuniões, orações e momentos de intercessão para nós. Só Deus pode recompensá-lo realmente. 

Eu amo vocês, queridos amigos, e até mesmo aqueles que eu ainda não tenha conhecido pessoalmente, mas que agora são parte de nossas vidas, que demonstraram tanto amor e carinho para mim e para Zeneide, bem como para Marli (minha amada esposa ) e minha família (Jonatas, Debora & Zucki). Que o Senhor continue a derramar bençãos em suas vidas. 

Prisioneiro de Cristo, 
José Dilson
Carta disponivel Aqui


Abaixo assinado para libertação dos missionários Aqui

Esse vídeo mostra o missionário em missão no Senegal:






Fontes como links no artigo.

Nenhum comentário: