O orvalho do Hermon - Salmo 133



Wilma Rejane


“Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união... É como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”. Salmo 133: 1,3.

O que há de tão especial no monte Hermon para que seja comparado a união fraternal e abençoada por Deus? Conhecer a geografia do monte ajudará a desvendar a simbologia usada por Davi nesse cântico de peregrinos.


O Monte Hermon está localizado no extremo norte de Israel, ao norte de Dan e leste de Tiro. É um dos pontos mais altos da região. Também é chamado de 'monte grisalho' por ser constantemente coberto de neve, o orvalho que desce sobre suas alturas está em contraste permanente com a aridez das áreas circundantes. Rega toda a terra, alimentando corregos e rios, inclusive o Rio Jordão, principal fonte de água na região. Esse banho de orvalho torna a região fértil e cercada por carvalhos, pinheiros e vinhas abundantes.

Veja algumas fotos do entorno do monte Hermon, é possível sentir a beleza e a riqueza natural do lugar:





Visitantes acampados ao pé do Hermon, relatam que suas barracas foram molhadas pelo orvalho durante à noite, como se houvesse chovido: “Fomos suficientemente instruídos sobre o Salmo de Davi “.

Meditando no orvalho...


O orvalho é enviado do céu como um refrigério para a terra, tornando-a tão fértil que  floresce e frutifica o ano inteiro. Assim é a união entre os irmãos: funciona como um bálsamo, desfazendo a contenda, os ânimos, as paixões carnais. A união é como o orvalho que prepara a igreja para frutificar em boas obras, modificando o mundo, tornando-o um lugar mais cheio de amor e agradável.

O orvalho é a Palavra de Deus no coração dos homens, Ela tem poder de transformar e produzir frutos dignos e abençoadores. Há um verso Bíblico que diz: "Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva." Deuteronômio 32:1-2

Que em momentos críticos de nossa convivência, possamos recordar esse Salmo  para agirmos sob a direção do Espírito Santo, gotejando o orvalho sobre os corações, proporcionando vida abundante como as águas do Jordão que nascem do orvalho do Hermon. Não foi nesse Rio que João Batista anunciou a vinda do Messias? Ali ele ordenou benção realizando o batismo do novo nascimento para vida Eterna.

Deus o abençoe.

Fonte fotos do Hermon e
Geografia

13 comentários:

Alisson Bruno disse...

olá pessoal. sempre leio seus posts,a tenda na rocha está nos meus favoritos, me ajuda muito quando vou preparar algum sermão, são muito edificantes.queria lhe convidar para dar uma olhada em meu blog, fazia muito tempo que não escrevia, mas resolvi voltar a escrever alguns textos.Estava me fazendo muita falta rs! se possível me ajude a divulgar, certo? grande abraço e continue nesta força
napalavradosenhor.blogspot.com

ro lova disse...

ah amiga que lindooo... é o meu sonho conhecer esses montes... Israel nossa deve ser lindo pisar onde Jesus pisou.... este versiculo me faz lembrar de um louvor que a gente cantava la em SP no grupo de louvor... a gente fazia vozes de coral e ficava lindoo... era de arrepiar,cada nota ,cada tom...um som do céu... Oh quão bom que vivamos em união mesmo.... aki se tivesse som eu iria cantar pra vc rsrsr me ouvir... bjinhos linda fik com e bom fim de semana em Cristo.

Wilma Rejane disse...


Olá irmão Alisson,

Obrigada,

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...



Oi Rô!

Irmã e amiga, linda!

Vamos cantar juntas, então...Quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união. Essa música eu sei e fica mais bonita com muitas vozes, não é mesmo?

Bjokas,
Deus a abençoe.

Alice de Andrade Pereira disse...

ola povo de Deus meu nome é alice e eu tenho 12 anos vou fazer uma pregação sobre esse salmo e vcs me ajudaram mt valeu Deus os abençoe !!

sou o que a Biblia diz que eu sou disse...

Muito bom Deus abencoe irmao. Yes my friend All to you lord

Unknown disse...

Que palavra linda!!!

Unknown disse...

Deus é bom!!!!!

Unknown disse...

Estou estudando a edificação da célula de adolescentes da minha igreja
E tem este salmo
E queria ir profundo
Me ajudou muito
Deus continue abençoando

Anônimo disse...

Amém Deus eh poderoso...

Unknown disse...

Amém que Deus os abençoe... que sejamos em Cristo um soh povo Unidos pelo graças e pelo óleo precioso...graça e paz

Anônimo disse...

E DEUS

Ev.Daniel disse...

graça e Paz!

Muito edificante...Deus abençoe ricamente...Me ajudou bastante em uma Ministração.