A farsa da profecia sobre morte de Eduardo Campos

A suposta profecia não falou de morte


Wilma Rejane


Confesso: pesquisei muito sobre a suposta profecia feita por uma irmã da Assembléia de Deus em Abreu e Lima (Pernambuco) prevendo a morte de Eduardo Campos,  nada de concreto encontrava.  Fiquei receosa de comentar ou republicar algo nesse sentido, por dois especiais motivos:

- A profecia que circula não é clara e tanto poderia estar descrevendo sua morte como sua vitória a presidência da República:

" Grande será o cortejo para ti, homem de honra. A tua vida está em minhas mãos, e na esteira do tempo, determinarei os teus dias"

- Nenhum pastor ou quem quer que seja da Assembléia de Deus em Abreu e Lima (Pernambuco) se pronunciou sobre o ocorrido. Obs: Após publicação desse artigo o pastor presidente da igreja emitiu nota, veja no final desse post.

Julguei confiável então, republicar  artigo do pastor Jarbas Aragão  em  Gospel Prime , ele traz informações detalhadas e de fontes seguras sobre o caso :

***

Após a morte de Eduardo Campos, ex-presidenciável falecido esta semana, surgiram dezenas de matérias elogiando a sua vida e trajetória política.

Infelizmente, como acontece muitas vezes também surgiram muitas noticias falsas. Uma delas, que ganhou notoriedade nos últimos dias é que ele seria filho de um presbítero da Assembleia de Deus e que teria recebido uma profecia sobre sua morte em um culto.


O portal Gospel Prime pesquisou a biografia do pai de Eduardo, Maximiano Accioly Campos, falecido em 1998, e verificou que essa informação não procede. Na página com a biografia de Maximiano, do Instituto que leva o seu nome, consta que ele era advogado e escritor.

Na notícia que vem sendo veiculada nas redes sociais e em alguns sites gospel, é citada uma reportagem da revista Época dando conta que Eduardo chegou a liderar o conjunto de jovens da igreja por 4 meses. Uma pesquisa no site da Época aponta que essa informação jamais foi veiculada pela revista, nem faz parte da extensa matéria de capa dedicada à sua biografia ano passado.

Várias agências de notícia divulgaram que sua mãe, Ana Arraes, passou mal durante uma missa realizada em sua casa em memória de Eduardo que reuniu 150 pessoas. É no mínimo questionável que a esposa de um presbítero da Assembleia (que presume-se também seria evangélica) chamasse um padre e um bispo para realizar uma missa em sua casa e não um pastor para fazer um culto.

A imagem dele recebendo oração (e a suposta profecia) também foi compartilhada e comentada milhares de vezes nos últimos dias nas redes sociais. A maior parte das postagens traz o mesmo texto enganoso, que carece de fontes legítimas, e segundo o Google foi publicado pela primeira vez no site O Fuxico Gospel. A parte que merece destaque é:

“A atenção dos presentes foi para uma cena de profecia em que uma das irmãs enquanto cantava dirigiu ao candidato, pôs a mão sobre sua cabeça, bateu no peito com a seguinte frase: “Grande será o cortejo para ti, homem de honra. A tua vida está em minhas mãos, e na esteira do tempo, determinarei os teus dias. Após citar tais palavras, a cantora cantou, e tomou seu assento. A expressão do candidato Eduardo Campos não foi das boas, ficou pensativo e o tempo todo com a cabeça baixa ao lado do seu assessor mesmo que parte do povo presente acreditava ser uma referencia a sua vitória presidencial”.

Outra versão do texto diz “Alguns Pastores e irmãos que estavam próximo dele afirmam que Deus falou assim: ” Todo o poder está em minhas mãos, sou o dono do universo, A quem eu quero exalto e quem quero abato! Sabes tu que eu o Senhor posso te fazer subir e chegar ao último degrau?


A fotografia da mulher orando por ele é verdadeira e a profecia foi testemunhada por várias pessoas presentes, contudo não nos termos que vem sendo divulgados. O pastor Oséas Lemos, que estava no culto, postou a imagem no Facebook dia 13 de agosto, com o comentário “Cuidado irmãos! Já tem gente fazendo críticas e isso porque não guardaram as palavras e agora estão insinuando que Deus falou o que não falou, dou graças a Deus que consegui guardar as palavras que ouvi Deus falar para ele como se fosse para mim”.

O portal Gospel Prime entrou em contato com o autor da fotografia, Kleber Nunes. Ele declarou: “Postei a foto e não imaginava que iria repercutir tanto. Garanto que não houve nenhuma profecia sobre a presidência nem que isto iria acontecer ”. Esclarece ainda que a foto foi tirada em 2013, na comemoração dos 10 anos do pastor Roberto José dos Santos frente à presidência da COMADALPE.

Não se questiona que Deus tem todo o poder, que conhece o futuro e que pode “abater” qualquer um se assim desejar. Mas as matérias que afirmam que a morte de Campos foi profetizada e o “cortejo” seria fúnebre estão equivocadas. Nossa preocupação é evitar o sensacionalismo envolvendo o nome de Deus na esteira de uma tragédia como essa.

O problema que se apresenta é duplo. Primeiramente, a facilidade com que se divulga material com conotação evangélica de caráter duvidoso e a velocidade com que se espalha nas redes sociais, sem uma verificação das fontes. Em segundo lugar, acaba pondo em cheque a atuação de Deus. Sabedor de todas as coisas, Deus não poderia ter mentido ou se enganado, muito menos pego de surpresa. Logo, a profecia em questão não poderia apontar para uma futura presidência.


O vídeo abaixo circula na internet como sendo do culto em que esteve presente Eduardo Campos recebendo a profecia. A descrição não confere com a realidade, seria mais um engano. Trata-se de um culto na Assembléia de Deus em Recife, convenção CONADEPE.







NOTA DE ESCLARECIMENTO


Nestes últimos dias, têm sido veiculadas por meio da internet muitas postagens especulativas sobre uma mensagem de morte que teria sido proferida ao nosso querido ex-governador Eduardo Campos, por ocasião de sua presença em um culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima.

 Quero dizer que NÃO tem procedência tais afirmações, já que em nenhum momento daquela reunião foi ouvido, por qualquer dos presentes, nada que venha corroborar a possibilidade do vaticínio de sua morte. Também NÃO procede a afirmativa de que seu pai era presbítero da igreja. Pelo que percebemos, há pessoas mal intencionadas que ficam fazendo postagens sem nenhum conhecimento dos fatos, e outros que as curtem, comentam e compartilham sem nenhum senso crítico responsável. Sempre publicamos reuniões e fatos relevantes de nossa igreja para a comunidade cristã. 

Em nenhum momento isto foi sequer publicado ou ventilado por nós nesta página ou em qualquer outro lugar. Não sabemos de onde partiu tais especulações. Vimos pedir a todos que não se deixem levar por tais postagens. É momento de serenidade, reflexão e oração pelas famílias enlutadas, que merecem todo o nosso respeito e consideração. 

Que Deus Abençoe.

Pr. Roberto José dos Santos

Via Point Rhema

10 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Prezada Wilma, sou de Abreu e Lima/PE e publiquei algo a respeito da profecia. O vídeo que você coloca é do templo em Recife, Convenção CONADEPE.

O evento da foto de fato aconteceu em Abreu e Lima na COMADALPE, que é outra Convenção assembleiana.

A profecia ocorreu em 2013, no aniversário do Pr. Roberto José, em nosso templo.

Unknown disse...

Olá. Conheço essa senhora da foto. Ela já foi de uma igreja na cidade de Paulista - PE. Ela saiu de lá debaixo de disciplina, justamente por viver profetizando mentiras. Ele profetizou para seu antigo pastor, quando o mesmo estava no estado terminal de câncer, que iria ser curado e voltar às atividades da igreja. Mas o pastor morreu três meses depois. Ela não perdia uma oportunidade, geralmente quando o culto estava cheio, para distribuir profecias. Adorava ser o centro das atenções. Ela era conhecida não como profeta, mas como "profestas".

Unknown disse...

Na minha opinião devemos sim preocuparmos com uma profecia, se ela procede do SENHOR ou não;porém,quanto ao se preocupar com o envolvimento do nome de DEUS em tragédia,acho que é um exagero.Tem tantas profecias na Bíblia em que o Senhor Deus fala duramente não só com uma pessoa,mas com toda uma nação.Creio que somos nós que precisamos que DEUS nos defenda de coisas que falamos,mas DEUS não precisa ser defendido pelo que ele fala.

Wilma Rejane disse...



Olá Daladier,

Agradeço seu comentário que ajuda a elucidar o fato.


Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...


Olá Frederico,

Respeito sua opinião, mano. Lembro que o comentário foi feito por pastor Jarbas Aragão, autor do artigo no site Gospel Prime.

Deus o abençoe.

Léia Silva disse...

As notícias voam na internet, tantos textos sobe a tal profecia, precisamos é antes de tudo verificar a veracidade de tal fato antes de sair compartilhando.
Beijos amada.

mayara disse...

Pq vc nao procuro dizer algo, si que disse que conhecia a senhora

Joao Cruzue disse...

Curioso. Geralmente quando morre alguém famoso, os videntes não cristãos saem doidos trombeteando que previram tal desgraça. Será que agora vamos ter que aguentar esse tipo de publicidade? Ora, ora, se alguém profetizar para mim que o Senhor vai me recolher ou coisa parecida, será a mais acaciana das "profecias"... Recentemente, a tal profecia de uma criança que falava de uma grande desgraça na Copa de junho, e, espalharam que para mostrar que era verdade mesmo, a criança morreu em seguida. Bem, conversa fiada, não aconteceu desgraça nenhuma, ou seja, os 7 x 1 foi até uma coisa boa...

Sei lá... este tipo de profeta que aproveita visitas importantes para mandar suas profetadas, na verdade, acho, está é buscando visibilidade.

Respeito, naturalmente, as opiniões divergentes, mas neste caso, é o que penso.

A Paz, Irmã Wilma Rejane.

PCelestial disse...

http://anovateologiadalibertacao.blogspot.com.br/2014/08/governo-de-cristo-campos.html#632502258522436

Elisangela Almeida disse...

A palavra de Deus fala que nós podemos julgar a profecia e não quem está profetizando,então não julgamos para não sermos julgados,pois com a mesma medida que vós julgares,também coma a mesma medida seremos julgados, Creio que Deus usa quem ele quer,a hora que quer e no momento que ele quer.A paz do Senhos Jesus para todos.