A cabana de Jonas



Wilma Rejane

A nacionalidade do profeta Jonas é citada no livro de  II Reis 14:25 “ filho do nativo Amitai, morador de Gate-Hefer situada cinco quilômetros ao nordeste de Nazaré”. Era um profeta judeu e o primeiro com a missão de pregar aos gentios. Enviado a cidade de Nínive, Jonas viveu momentos atípicos como ser engolido por um grande peixe e ver uma aboboreira nascer e crescer sobre sua cabeça em questão de minutos. Por tamanha aproximação com peixes e plantas, costumo chamar Jonas de: o profeta da natureza. Pode ser apenas mais uma curiosidade, mas Jonas significa “pombo”, uma ave mansa e que passeia descontraída entre  aglomerações de gente.

Profeta Jonas demonstrava amar animais e plantas, mas quando se tratava de pessoas, ele não tinha muita paciência, especialmente, se estas fossem inimigas politicas de Israel (era o caso dos Ninivitas). E Deus resolve alargar o amor de Jonas por quem ele desprezava, então, envia-o para o território que ele jamais imaginara ir: Nínive. Jonas reluta , mesmo sabendo que ninguém seria capaz de fugir da presença de Deus. Mas ele tenta, e,  claro, não consegue. Que sucesso é o ministério de Jonas! Em um dia de andança pela cidade, a mensagem de Deus, pregada por ele, consegue alcançar todos os termos de Nínive. As pessoas se arrependem e Deus os perdoa .

Já estava tudo em paz em Nínive e ele poderia simplesmente ter pego uma embarcação de volta para casa, satisfeito e feliz. Mas não. Ele junta algumas palhas, restos de madeira e faz uma cabana em um morro com vista para Nínive, esperando a cidade ser destruída pela ira de Deus. Ele não sabia o que se passava no interior das pessoas e julgava erradamente. Jonas, de espia no morro, com calor e aguardando um final infeliz para os inimigos de sua nação. Deus faz nascer uma aboboreira e cobre a cabana de Jonas com folhas viçosas e largas, ele se alegra pela sombra e conforto. Até que, em alguns minutos, sua tranquilidade é abalada …

"Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou. E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte .E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?"  Jonas 4:6-11.

Lições práticas em Jonas

Poucas coisas na vida tocavam tão profundamente o coração de Jonas quanto a natureza. Podemos constatar em seu livro, a constante referência aos animais e em menor grau, às plantas. É em Jonas que se vê nitidamente a profecia (inclusive) das causas defensoras da natureza: ONG's, movimentos, grupos, ideologias que priorizam a preservação do planeta, contudo, não utilizam o mesmo ativismo quando se trata de defender a vida humana.

É em Jonas que também se percebe o erro da pregação exclusivista, de julgar-se superior ao outro e/ou de condenar quem Deus não condenou.

Jonas estava feliz com sua posição de conforto, pois,Deus, havia se mostrado próximo e presente ao presenteá-lo com a sombra da aboboreira. Contudo, ao retirar o conforto de Jonas, Deus ensina sobre a fragilidade dos abrigos humanos, da materialidade das coisas e da valiosidade do ser.


Deus se relaciona de modo peculiar com seus filhos, pois, em todo o tempo demonstrou conhecer tudo que estava no coração de Jonas e por onde quer que fosse o profeta, Deus estava com ele. Não houve lugar, nem situação, onde Jonas pudesse se esconder:

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” Salmos 139:7-10

Eu amo as lições contidas na pessoa de Jonas e no seu ministério porque de todas as formas, nos faz contemplar a misericórdia incomparável de Deus para com o homem. Uma misericórdia  que concede graça sobre graça aguardando arrependimento e mudança de comportamento. Uma misericórdia que corrige,  mobiliza para um despertar na direção dAquele que perdoa.

Deus não suporta o pecado, o que se fazia em Nínive era reprovável. Contudo, Ele enviou seus alarmes para aquele lugar. Não nos enganemos, Deus tem enviado seus alarmes também para essa geração. A igreja,os cristãos, não devem, a exemplo de Jonas, se colocar em um patamar de exclusividade e se negar a demonstrar o amor de Deus. Demonstrar, não apenas falar, pois,que não há mensagem eficaz se não houverem ações de amor autêntico por Jesus. E amar a Jesus não é de modo algum ser conivente com o pecador, mas oferecer aquilo que pode salvá-lo por completo: O Evangelho. 

Claro que sou falha e como tenho me esforçado para ser melhor, sei, contudo, que o de melhor não está no que eu posso oferecer, mas naquilo que Jesus me capacita a oferecer.  É o olhar através de Cristo, o pensar através de Sua Palavra, Seus ensinamentos, é amar quem eu jamais amaria, não condenar por saber que Jesus não o condenaria. E assim mesmo, se esforçando para servir, ainda me pergunto: por que  não sirvo como deveria? É que a verdade nua e crua presente em Jonas também está em mim, nas zonas de conforto, nos julgamentos errados em relação ao outro, a Deus.

A cabana de Jonas, também é a minha, a nossa.

O que fazer? Graças a Deus, e por causa da nossa fragilidade, da cabana que é a vida, é que existe Evangelho. É no reconhecimento de nossa fraqueza e miséria que Cristo se faz real em nós. Apóstolo Tiago disse, e imagino a veemência de Tiago pregando essa mensagem, com a autoridade de quem  andou com Jesus, conhecendo-O de perto:

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? ”Tiago 4:7-12

Resistir,servir, purificar, manter comunhão com Deus, passa pela via dos julgamentos que fazemos de nós e do próximo. Percebemos que Jonas era esse irmão de quem fala Tiago: alguém com a mente dividida. Jonas? Sim, o profeta da natureza. Ele conhecia a Deus, mas fugia Dele. Sabia que Deus era longânime,mas aguardava a destruição imediata de Nínive. Foi capaz de pregar maravilhosamente bem aos pecadores, mas não acreditava que pudessem ser perdoados, pode?

A cabana de Jonas não era segura.

Por isso,amados do Senhor, se há em nós indícios de morarmos em uma cabana como a de Jonas, não nos alegremos pela ornamentação dela, não busquemos cobri-la de sombra,nem exaltá-la em montes de modo a nos sentirmos superior.

Nossa vida é Cristo Jesus e deixemos que Ele habite em nós conduzindo-nos a uma vida de servos  não conformados com os males,com o pecado, sabendo que nossas limitações não limitam o amor e poder de Deus que age hoje, da mesma forma que agiu no passado. Não é da frágil cabana que emana a virtude,mas de um templo,cheio do Espírito Santo de Deus, e esse templo, como bem diz a Palavra de Deus, somos nós, os fracos que pela fé, se fizeram fortes.

Deus o abençoe

6 comentários:

Anônimo disse...

Que post lindo amigaa ... Deus abençoe muitíssimo vc .... bjinhos tenha uma linda semana

Wilma Rejane disse...



Oi Rosana!

Amém,

Deus abençoe seus dias, mana.

Unknown disse...

muito bonito está mensagem que Deus vós abençoe todos os dia dá sua vida

Wilma Rejane disse...


Amém.

Unknown disse...

Amei a palavra..bênção

Unknown disse...

Palavra abençoada