Uma reflexão em I João 3:2



Wallace Sousa

Texto Bíblico: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 1 João 3:2

Nesse único verso estão definidos, destacados e descritos todos os tempos pelos quais você passou, passa e passará. Nele estão presente, passado e futuro.

Observe: ‘agora’ é o tempo presente, é o hoje. Agora é o que você é, que é diferente de ontem. Hoje você deve ser uma pessoa melhor, segundo o entendimento desse versículo. Compare sua vida, hoje, com sua vida pregressa.

Em que áreas de sua vida você evoluiu, cresceu e amadureceu? Compare sua vida com um ano atrás. Houve mudança? Houve progresso? Se não houve, então o que houve foi uma estagnação. E estagnação é perigosa e prejudicial não apenas para você mas também para quem está perto de você.

Você já viu e passou perto de água estagnada? Talvez ela esteja fedendo e com lodo, imprópria para o consumo e para abrigar vida animal. Não é de se admirar que Jesus, ao falar da alegria que Ele dá a quem o conhece e serve, disse que de seu interior fluiriam rios de água viva, ou seja corrente. Seu hoje tem que ser melhor que ontem.

Mas, você não pode se acomodar com o seu crescimento e evolução até agora. E isso fica claro quando lemos que “ainda não somos”. Em outras palavras, você não é o que era e também ainda não é o que será. Você está no meio do processo, num estágio intermediário, entre o antes e o depois.

É ali que você está, no meio, na metade do caminho. Logo, não é momento de desanimar e parar no meio do caminho, seja porque se acomodou pelo tanto que já cresceu e amadureceu ou porque desanimou ao perceber que ainda falta muito para ser aquilo que você pretende ou precisa ser.

O antes, o que passou, passou. Ficou para trás e não volta mais. E não adianta ficar olhando para trás, senão corremos o risco de perdermos o foco e nos desviarmos de nosso alvo. E não é isso que você quer, não é verdade?

Então, poderíamos dizer que somos, me permita usar essa expressão poética, uma “metamorfose ambulante” que, em outras palavras, quer dizer simplesmente isso: não sou o que era, mas também não sou o que serei.

Portanto, essa é a grande lição de hoje: alegre-se por não ser mais o que você já foi, um dia. Mas também não se acomode com o que você já é deixando de se esforçar para ser o que você ainda será.

Oração de: transformação

Pai bendito e santo, eu quero te louvar e te engrandecer porque eu tenho muito a te agradecer. Quando eu me lembro de quem eu era e olho para quem eu sou, encho-me de gratidão por ter chegado até aqui.

Mas eu preciso de ajuda, Senhor, para não me acomodar e continuar me esforçando e me deixando ser trabalhado para me tornar aquilo que serei, semelhante a Jesus. E é no nome Dele que eu oro. Amém.

Abençoe a vida de alguém curtindo, comentando e compartilhando este artigo com seus contatos!

Deus o abençoe

Wallace Sousa edita o blog Desafiando Limites e é colaborador do Tenda na Rocha


Nenhum comentário: