Significado de trevas em Isaías 50



Wilma Rejane

Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.Eis que todos vós, que acendeis fogo, e vos cingis com faíscas, andai entre as labaredas do vosso fogo, e entre as faíscas, que acendestes. Isto vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis. Isaías 50:10,11


Tenho certeza de que Deus habita conosco quer estejamos em plena luz ou em densas trevas. Consideremos "trevas" no verso de Isaías, situações de adversidades que chegam de repente ou que se arrastam por longos períodos (doenças, deficiências físicas, situação financeira, entre outros). Enfim, situações que não foram provocadas por pecados voluntários como adultérios, vícios, mentiras, roubo e outros casos cujas consequências provocam sofrimentos.

Está em trevas pode indicar um estado emocional de desânimo, falta de perspectiva, tristeza ou até mesmo depressão. É um lugar onde há solidão e escuridão. E a palavra de Deus pronunciada por Isaías chega como uma certeza renovadora, restauradora: " Deus está presente, Ele fala nos dias de trevas, somos capazes de ouvir Sua voz?". A certeza da presença de Deus conosco gera um diferencial que da força para viver.



Se Deus está conosco e nós somos capazes de ouvi-Lo, isto é maravilhoso! Deus está conosco, apesar do sofrimento que tenta obscurecer nossa fé. Deus está conosco, falando conosco mesmo quando nos sentimos abandonados por Ele. E Ele está dizendo que não nos abandonou, que devemos confiar e nos mantermos firmes no propósito de permanecer com Ele. É um paradoxo que parece não ter lógica: " Por que estou em trevas, se Deus que é Luz está comigo"?

É um paradoxo que encontra respostas no amor de Deus. Os versos de Isaías dizem que a Luz de Deus é diferente de todas as outras, pois é capaz de curar o que ninguém mais cura. É uma luz que consegue penetrar na intimidade da alma, que conhece os sentidos, a história, os contextos das trevas. A luz que não vem de Deus é chamada de "labareda, faísca, vosso fogo". É uma luz produzida com a finalidade de extirpar as trevas, mas que na verdade produz tormento, queimaduras.

Explorando um pouco mais os versos de Isaías, compreendendo-os sob uma perspectiva de vida prática, podemos conjecturar que haverá traumas, lutos, enfim, vários motivos de trevas na vida dos filhos de Deus, contudo, mesmo não compreendendo os porquês, Deus conclama a não perdermos de vista a certeza de Seu amor e Sua presença cuidando de nós. Manter a fé e a gratidão em meio às trevas não é algo fácil, mas devemos lembrar que nosso Senhor Jesus Cristo vivenciou trevas e se ofereceu como sacrifício sendo morto e injustiçado para ressuscitar e permanecer conosco todos os dias (Mateus 28;20).

Considero importante também lembrar que a fé é um diferencial em nossas vidas e nos sustenta diante das trevas, além disso, direciona nossas ações Portanto, as trevas de que fala Isaías, não devem paralisar nossas ações, mas guiados e sustentados pela Luz de Deus precisamos encontrar os caminhos corretos para andar. A tristeza e o desânimo jamais devem criar raízes em nossos corações, nem a amargura, o ódio ou qualquer outro sentimento destrutivo.

Firmar-se no Nome do Senhor implica subjugar preocupações e temores ao poder misericordioso de Cristo. De certo, muitas vezes, não encontraremos forças para firmarmo-nos na fé, mas é justo sobre isso que os versos de Isaías fala: não conseguiremos ver Luz nas trevas firmando-nos em crenças terrenas, mas alicerçando-nos Nele. A necessidade de dar sentido à vida por meio da fé nos garantirá uma visão diferente de mundo.


Jesus Cristo vive e Sua Presença é motivo de alegria na minha e na sua vida.

Um comentário:

Arlene Sousa disse...

Que linda palavra. Que o Senhor continue te usando com mensagens tão renovadoras.