Qual o significado de dar pérolas aos porcos na Bíblia?

 


Wilma Rejane

"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." Mateus 7:6

Essa passagem Bíblica é intrigante porque de inicio parece nos dizer para não desperdiçar coisas valiosas com pessoas imerecidas. Como aplicar isso no dia a dia? Primeiramente precisamos compreender quem são: os cães, os porcos e as pérolas a que Jesus se refere. 

Cães:

A palavra cão aparece na Bíblia em vários significados: animal (João 10:12), homens (Salmo 22:16),falsos profetas (Filipenses 3:2). Estudando a raiz da palavra cão, temos uma surpresa, ela denota um tipo de personalidade:


cão no grego =  kunikos = cínico. Essa palavra surge na Grécia com uma corrente filosófica que defendia a indiferença, o escárnio, a falta de pudor e também de interesses materiais. Dois principais filósofos ficaram bem conhecidos por terem levado ao extremo o cinismo, são eles: Antístenes e seu discípulo Diógenes que morava em um barril e usava uma lanterna. Posteriormente a escola filosófica é que a palavra se propagou como adjetivo para descrever as características de homens detestáveis, dissimulados, indiferentes, escarnecedores. Na época em que a Bíblia foi escrita, os gentios (não judeus)  também eram chamados de cães (Mateus 15:21,28).

Como passagens Bíblicas que se referem aos cães, podemos citar ainda:

"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas, mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idolatras, e qualquer que ama e comete a mentira." Apocalipse 22:14-15 

"Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: o cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama."II Pedro 2:21-22


Porcos :

"o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. Vo­cês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros." Levítico 11:7-8

No Antigo Testamento porcos eram considerados imundos. Judeus não se alimentavam de carne de porco em obediência a Levítico. Jesus, porém, era judeu e contrariou seus compatriotas ao dizer que não fazia mal comer carne de porco. Ele ensinou que o verdadeiro mal não reside nas coisas exteriores, mas no coração dos homens. A carne de porco não tinha poder para transformar o homem em puro, impuro, digno ou indigno, mas o que estava no coração dos homens sim, isso que tinha que ser considerado:

"Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro." Mateus 15:17-20

Se comer carne de porco era lícito, então por que a proibição no Antigo Testamento? A carne de porco era uma instrução sobre saúde, higiene e não sobre santidade. Os judeus estavam relacionando o comer carne de porco com ser ou não santo e Jesus lhes revela a verdade, santidade não era um ritual, mas uma essência espiritual.


Pérolas: 

A principal referência sobre ela está no Evangelho de Mateus:

"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou. "Mateus 13:45-46

Pérolas, portando, está na passagem como sendo O Reino dos céus. Para entender melhor vamos ver de que modo nascem as pérolas: A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Para se livrar do perigo o molusco faz um pequeno ferimento em seu interior e desse ferimento nasce a pérola. 

Foi  a custo de dor, sofrimento e também trabalho que o Reino dos céus chegou até nós. Jesus verteu seu precioso sangue para que tivéssemos acesso a Ele. Ele é o que nos livra da morte (invasores), da destruição eterna. Mas Jesus também nos ensina a nos protegermos dos perigos e armadilhas desse mundo preservando essa pérola de grande valor.


Relacionando as passagens:


Percebamos que no sermão completo de Jesus sobre " Não deitar aos cães as coisas santas, nem aos porcos as vossas pérolas" em Mateus 7, o que está em questão é o julgamento entre pessoas. Jesus diz:


" Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." Mateus 7:1-6

Conhecer quem é cão ou porco é uma questão de julgamento, discernimento. E uma vez discernindo o cínico, escarnecedor, aquele que gosta de se "lambuzar na lama" como porco, convêm não confiar demasiadamente, não se unir a eles, não perder tempo lançando-lhes suas pérolas (vida dedicada ao Evangelho, A Palavra de Deus) porque ele irá desprezar e ainda fará com que seu amor, seu cuidado, sua atenção para com ele, seja um instrumento de decepção.

Mas isso não vai totalmente contra a mensagem do Evangelho de "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo"? (Marcos 12:30,31). Não vai contra o "ide e pregai o Evangelho a toda criatura"? (Marcos 16:15).

Não. Jesus não se contradiz. A Palavra de Deus é perfeita sem erros, sem contradições:


  • “A lei do Senhor é perfeita” Salmos 19:7. 
  • “Toda palavra de Deus é pura” Provérbios 30:5
  • “Toda a Escritura é inspirada por Deus" II Timóteo 3:16



Entendo que Jesus instruí seus discípulos a julgarem corretamente entre bem e mal e ainda que não se faça acepção de pessoas, ainda que as amemos, será preciso não se deixar contaminar, atrair pelo "chiqueiro" a ponto de desperdiçarmos coisas úteis e edificantes em detrimento de coisas inúteis e destruidoras. Por todo seu ministério Jesus conviveu com o cinismo, a indiferença dos fariseus que não amoleciam seus corações por nada, nem por cegos que voltavam a enxergar, nem por pessoas que eram ressuscitadas. Jesus não desperdiçava Sua paciência e Suas palavras com eles. Jesus ia de encontro aos pobres, humildes, sedentos por justiça. 


Claro que Deus tem poder para transformar cães e porcos, o Evangelho para isso veio: Paulo de Tarso, Pedro, João, a mulher samaritana, o Zaqueu (corrupto comerciante). Todos foram transformados graças ao Evangelho ter sido anunciado para eles.

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:16-17


O desperdício das pérolas




Não combina um cristão, servo de Deus, não ter discernimento à ponto de se lambuzar na lama alheia por uma causa inútil. É como uma jovem honesta e cheia de fé que namora, noiva e casa com um malandro que não teme a Deus, não tem amor aos pais e não vai respeitar a esposa. Lá se foram as pérolas da jovem, sua felicidade. E não adianta culpar Deus porque somos responsáveis por nossas escolhas. É como um jovem que serve ao Senhor com todo o coração e conhece uma jovem que não tem planos na vida, não tem temor a Deus, não respeita pais e os dois tragicamente se casam: conflitos, brigas, desarmonia, filhos traumatizados, tudo poderia ser evitado.

As pérolas foram para o chiqueiro, custaram tão caro, mas agora estão pisadas pelos porcos...


Na oração 
Sempre usamos esses versos para falar da eficácia da oração, eles também fazem parte do sermão de Jesus sobre os cães e os porcos:

"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Pedi, e vos será dado; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate,  abrir-se-lhe-á. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." Mateus 7:6-12


Entendo que Jesus se refere não apenas ao pedir coisas de nossa vontade, mas a pedirmos discernimento sobre julgar corretamente pessoas e situações. Nosso agir precisa estar de acordo com nossos julgamentos. Isso já acontece conosco, nos movemos nas virtudes de nossas deduções, conclusões. Erramos, acertamos, imploramos a Deus para nos ajudar a concertar erros, e Ele ajuda. Ele dá o melhor, pão mesmo quando lhe pedimos pedra. E esta referência sobre "pedir pedras" significa que muitas vezes não sabemos o que pedir, o que é melhor para nós, mas Deus sabe. E como saber o que Deus tem e quer de nós? Orando. Mas não esqueçamos que além do orar tem o vigiar:

"Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”. Mateus 26:41


Que Deus nos ajude a julgarmos corretamente e a sermos tementes e fiéis para com Ele. Se fomos alcançados mediante a graça do Evangelho, temos conosco A Pérola de grande valor citada por Jesus. Nossa vida, portanto, é um tesouro precioso porque em nós habita Cristo. Apocalipse 21:21, diz:

"Os doze portais eram doze pérolas; cada um dos portais construído a partir de uma só pérola; e a rua principal da cidade era de ouro puro, reluzente como o vidro límpido."

No Reino do céu as portas são feitas de pérolas, passam por elas aqueles que renunciam ao mundo, sofrem por amor ao Evangelho. Guardemos nosso tesouro e não desperdicemos as pérolas nos chiqueiros desse mundo.


Deus o abençoe.

*  ALMEIDA, João.  Bíblia de Estudo Plenitude. Sociedade Bíblica do Brasil. Ed 1995. São Paulo/SP. 

4 comentários:

Karem Feitosa disse...

Ola minha querida, a paz. Há algum tempo estou sumida daqui, após o falecimento da minha mãe passamos por uma Avalanche de emoções de alguém que sentiu em vida a fé que pregava, e não deixar o luto escurecer todas as áreas da nossa vida, mas Deus é tão fiel que com grande alegria que quero dividir com você o lançamento da música dor em milagre, que nasceu da lembrança que a minha mãe deixou para mim. O luto não é fácil de superar, porém o amor de Deus é como bálsamo para as nossas feridas. É o Espírito Santo agindo em nós que transforma a ferida da ostra em pérola, a dor em propósito. A minha oração é que esse louvor, de maneira tão linda e sobrenatural, produzido em um ano tão difícil para todos, traga consolo e cura para o seu coração, assim como trouxe para o meu, e que você possa se lembrar sempre, que Jesus te ama, nunca perca a sua fé, não deixe a dor te parar, suas sementes silenciosas, regadas em lágrimas vão florescer, enquanto isso, seja o milagre que você espera de Deus. Compartilhe com aqueles que precisam também de esperança. Obrigada por fazer parte desta história. 💐🌸🌺🌹🌷💐🌷🌷 in memorian Vera Pianoski Memórias . # em breve nas plataformas digitais #
segue o link https://youtu.be/XZ_ZbUrihkU
🌷💐🌺🌸🌹🌸🌻 Obrigada por me ajudar tanto con suas palavras e postagens sempre, Deus te abençoe e muita força, há um mistério de Deus pra quem não desiste de caminhar. Bjs querida

Wilma Rejane disse...



Olá Karem!

Costumo orar pelos leitores do blog, de modo geral, pois não conheço à todos; alguns leêm os artigos e não comentam, outros que costumavam comentar de repente ou por anos não têm comentado. O Google Analytics me mostra que atualmente 87% dos leitores são novos, portanto, uma pequena porcentagem permanece através dos anos. Nesse contexto, é com imensa surpresa e alegria que recebo seu comentário! Fiquei muito feliz em reencontrá-la e de um modo muito especial, cantando, louvando à Deus com uma canção linda e que certamente fará reviver a fé dos ouvintes.

Parabéns, amada irmã! Jesus a abençoe muitíssimo e assim que eu puder farei um artigo para divulgar seu trabalho. Sua mãe parece ter sido uma mulher de fé, as palavras dela te inspiraram e inspirarão a muitos.

Obrigada, Karem! Com fé, amor e esperança.

Abraço


Karem Feitosa disse...

Sempre leio suas postagens que inspiraram muitas canções que escrevi, uma delas foi não quero ser igual, em que você escreveu um artigo belíssimo, foi uma imensa honra, pois sempre fui leitora assídua, eu e minha mãe.Glória a Deus.Será uma honra ter mais um artigo escrito por vc, ficarei imensamente grata. Seu blog é muito importante, ainda mais em um ano de pandemia, onde tantos carecem de muita esperança. Realmente o luto nos balança de várias formas, e nesse Natal o Senhor me inspirou essa msg.🧱🍂Talvez o seu Natal não seja tão feliz assim, porque faltam pessoas ao redor da mesa, porque sonhos se perderam, em um choque de incertezas, a brevidade tão conhecida e ao mesmo tempo tão incompreensível da vida amarga e escurece os cantos do coração, por não ser possível congelar o tempo...ou talvez você se alegre pelos que ainda estão à mesa e anseiam pelo teu abraço, porque o teu chão foi tirado, mas o céu continua firme sobre você, até que o piso seja reconstruído. Talvez você se alegre porque hoje você descobriu que na vida perder a utilidade pra alguns, te permite entender o seu real significado. Talvez você se alegre porque Deus mandou flores pra você , e colocou pássaros pra cantar vida na sua janela. Porque só perdendo o teto, você percebeu a beleza das estrelas. Talvez você se alegre porque a sua prece pode iluminar novamente os lugares escuros. Porque no Natal,a vida venceu a morte na cruz, e Nele Jesus nos fez eternidade. E que seja feliz o seu natal, feliz porque hoje você teve oportunidade de viver outra vez. E que Ele transforme suas dores em milagres.
Feliz natal querida. Louvo a Deus pela sua vida. Bjs no coração e escreva sempre, te ler faz bem pra alma.

DENILOBO disse...

lia muito esta passagem mas nunca tinha tido tempo ou disposição para estuda-la ,hoje fiquei muito satisfeito pelo pelo que li e acrescentei muita coisa ao meu conhecimento cristão.
quero lhes parabenizar pelo estudo que edificou muito a minha vida e abriu minha mente para uma questão muito importante Deus continue abençoando a vossa vida e o vosso ministério.