As setenta semanas de Daniel: o que se cumpriu e o que virá.


 A figueira floresceu


Joshua Munguti

A profecia de Daniel de setenta semanas é a espinha dorsal de todas as profecias bíblicas para o fim dos tempos. Nenhuma profecia em toda a Bíblia é mais crítica para a compreensão do Fim dos Tempos do que as setenta semanas de Daniel, ela é a base ( raiz ) de todas as profecias dos tempos do fim.

Quando Daniel foi apresentado com a profecia das setenta semanas, ele estava na Babilônia, tendo sido levado ao cativeiro quando Israel foi conquistado nos tempos do profeta Jeremias. Ele provavelmente estava há cerca de oitenta anos na Babilônia,  e ele sabia que os setenta anos do cativeiro de Israel na Babilônia estavam quase acabados de acordo com a palavra de Deus ao profeta Jeremias ( Jeremias 25: 8-11 ). Ele se voltou para Deus em oração.

No primeiro ano de seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros o número dos anos, dos quais veio a palavra do Senhor a Jeremias, o profeta, que ele cumpriria setenta anos nas desolações de Jerusalém. E dirijo o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar, com oração e súplica, com jejum, saco e cinza (Daniel 9: 2-3).

Enquanto ele orava, o anjo Gabriel veio até ele.

Dn 9: 20-21: E enquanto eu estava falando, e orando, e confessando o meu pecado e o pecado do meu povo Israel, e apresentando a minha súplica perante o Senhor meu Deus pelo monte santo do meu Deus. Sim, enquanto eu estava falando em oração, até mesmo o homem Gabriel, que eu tinha visto na visão no início, sendo levado a voar rapidamente, tocou-me na hora da oblação da noite.

O anjo Gabriel trouxe sabedoria e compreensão à questão ( Dan 9:22 ) e é isso que vamos obter deste estudo da profecia de Daniel de setenta semanas: a sabedoria que o anjo Gabriel trouxe a Daniel.

Profecia de Daniel de setenta semanas

Dn 9: 24-25: Setenta semanas estão determinadas sobre o seu povo e sobre a sua cidade santa, para acabar com a transgressão e pôr fim aos pecados e reconciliar-se com a iniquidade, e trazer a justiça eterna e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos Santos. Saiba, portanto, e entenda, que desde a saída do mandamento de restaurar e edificar Jerusalém até o Messias, o Príncipe serão sete semanas e sessenta e duas semanas: a rua será construída novamente, e o muro, mesmo em tempos turbulentos .

Dn 9: 26-27: E depois de sessenta e duas semanas o Messias será cortado, mas não para si; ​​e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário; e o fim dela será com um dilúvio, e até o fim da guerra desolações estão determinadas. E ele deve confirmar o pacto com muitos por uma semana: e no meio da semana ele fará cessar o sacrifício e a oblação, e para a difusão de abominações ele o fará desolado, até a consumação, e aquele determinado será derramado sobre a desolação.

Antes de interpretarmos esta profecia para a sabedoria e entendimento, você tem que entender o significado de algumas palavras usadas na Bíblia.

Semana conforme usada na Bíblia

A palavra semana em hebraico é ' Heptad ' que significa sete.

O uso bíblico da palavra 'semana' significa um período de 7 anos (Uma semana = 7 anos).

Portanto, setenta semanas nesta profecia de Daniel significa;

70 semanas = 70 x 7 = 490 anos

O plano de Deus dentro de setenta semanas

Deus declara que 490 anos (setenta semanas) são decretados para o povo (Israel) e a Cidade Santa (Jerusalém).

Esses 490 anos estão determinados para ( Dan 9:24 ): -

  • Acabar com a transgressão,
  • Acabar com os pecados,
  • Fazer a reconciliação pela iniquidade
  • Trazer a justiça eterna
  • Selar a visão e a profecia, e
  • Para ungir o lugar santo

Em hebraico essas coisas parecem um pouco diferentes, mas muito claras e perfeitas. Deus diz que Ele determinou;

  • Restringir a transgressão (também traduzido como rebelião)
  • Selar os pecados (como se os guardasse em um recipiente lacrado)
  • Fazer expiação (pagar a pena) por sua iniquidade
  • Trazer em um estado de justiça eterna
  • Selar a visão e a profecia
  • Ungir (consagra) o lugar Altíssimo (santuário)

Em linguagem simples, Deus diz que Ele acabaria a rebelião contra Ele, tiraria os pecados e pagaria as penalidades que eles haviam acumulado, levaria o povo a um estado de justiça perpétua, cumpriria as profecias restantes e ungiria o Templo dentro do período de 490 anos.

As semanas cumpridas da profecia das setenta semanas de Daniel .


Das 70 semanas de Daniel, 69 já foram cumpridas. O anjo Gabriel deu a Daniel uma profecia de 70 semanas com tempos muito claros. Depois que o anjo Gabriel declarou a Daniel os planos de Deus dentro de 490 anos ( Dan 9:24 ), ele deu os tempos corretos dos eventos que culminaram com o cumprimento do plano de Deus dentro das setenta semanas .

Dn 9:25 Saiba, portanto, e entenda que desde a saída do mandamento de restaurar e edificar Jerusalém até o Messias o Príncipe serão sete semanas, e sessenta e duas semanas: a rua será reconstruída, e o muro mesmo em tempos difíceis.

Há várias palavras-chave a serem observadas neste versículo;

  • Desde o cumprimento do mandamento até a restauração e construção de Jerusalém
  • Até a vinda do Príncipe Messias
  • O mandamento de restaurar e construir Jerusalém

14 de março de 445 aC, o rei Artaxerxes emitiu um decreto ordenando aos judeus que deixassem a Babilônia, voltassem para Israel para restaurar e construir a cidade. Isso aconteceu durante os tempos do profeta Neemias ( leia Neemias ) e Neemias divulgou os tempos exatos ( Neemias 2: 1 ).

A restauração e construção de Jerusalém

As primeiras sete semanas definem o período que levaria desde a entrega do mandamento até a restauração e construção de Jerusalém. Então, as últimas sessenta e duas semanas definem o período da restauração e construção de Jerusalém até a vinda do Messias, o Príncipe.

Portanto, conforme profetizado, desde o cumprimento do mandamento até a restauração e construção de Jerusalém, levaria sete semanas. Isso equivale a 49 anos (7 semanas x 7).

Os israelitas levaram 49 anos para restaurar e construir a cidade de Jerusalém desde a época em que a ordem foi dada pelo rei Artaxerxes (os livros de história trazem essa realidade). Isso foi exatamente como profetizado pelo anjo Gabriel.

Então, desde o cumprimento do mandamento que saiu em 14 de março de 445 aC até a restauração e construção de Jerusalém até a vinda do Messias, o Príncipe, levaria Sete semanas, sessenta e duas semanas como profetizado.

Isso é igual a;

Sete semanas = 7 semanas

Duas semanas = 2 semanas = 69 semanas

Então, 69 semanas = 69 x 7 anos = 483 anos

Quando o Príncipe Messias veio?

Conforme profetizado, levaria 483 anos desde a entrega do mandamento até a vinda do Príncipe Messias. Usando o calendário judaico de 360 ​​dias por ano e multiplicando por 483 anos, você obtém 173880 dias.

Isso é;

483 anos x 360 dias = 173880 dias

Assim, a partir da entrega da ordem que foi em 14 de março de 445 aC mais 173880 dias, você obtém o dia exato em que o Messias, o Príncipe, viria:  6 de abril de 32 DC.

Em 6 de abril de 32 dC, Jesus veio a Jerusalém montado num jumento com gritos de 'Hosanna'. Foi o único dia em que Jesus permitiu que seus seguidores O declarassem publicamente como o Rei de Israel, cumprindo a profecia das setenta semanas de Daniel pontualmente.

O Messias, o Príncipe, conforme usado em Daniel, denota que Ele viria como o filho ungido do Rei, mas ainda não foi coroado pelo Rei para ser Rei.

Jesus chorou ao entrar na cidade porque as pessoas gritavam, mas não sabiam que era o seu dia ( dia da salvação ). Elas gritaram por causa das obras que Ele havia feito, não por causa do que Ele estava entrando em Jerusalém para fazer. Elas não conheciam as profecias bíblicas e, por causa de sua ignorância, Jesus os considerou responsáveis.

Lucas 19: 41-44: E quando ele se aproximou, viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: Se tu soubesses, pelo menos neste dia, as coisas que pertencem à tua paz! mas agora eles estão escondidos de seus olhos. Para os dias virão sobre ti, que seus inimigos lançará uma trincheira sobre você, e bússola você rodada, e mantê-lo de todos os lados. E te porão por terra, e a teus filhos dentro de ti; e não deixarão em ti pedra sobre pedra ; porque você não sabia a hora da sua visitação .

O Messias cortado

Pela profecia, o Messias seria cortado após as 69 semanas. Cortar significa ser morto, destruído ou literalmente executado. "E depois de sessenta e duas semanas o Messias será cortado, mas não para si mesmo". (Dan 9:26).

Depois que Jesus entrou em Jerusalém como o Príncipe Messias, Ele cumpriu as 69 semanas, cada vírgula e ponto. Ele foi pendurado na cruz não por Si mesmo porque Ele não tinha pecado, mas pecou pelos nossos pecados para que pudéssemos ser justificados por Ele.

As pessoas aceitaram Jesus como seu Messias quando Ele entrou em Jerusalém, mas depois daquele dia, elas ficaram frias com Ele, não o aceitando. Elas O rejeitaram e todos gritaram ' crucifique-O ' e Ele foi pendurado na cruz.

69 semanas das 70 semanas de Daniel se cumpriu

As primeiras 69 semanas da profecia de 70 semanas de Daniel foram cumpridas com o corte do Messias (Jesus). Mas a história de Israel e Jerusalém está determinada em 70 semanas, então há uma semana (7 anos) restante

69 semanas de Daniel 70 semanas foram realizadas e cumpridas com o corte do Messias (Jesus). Mas a história de Israel e Jerusalém está determinada em 70 semanas para Deus cumprir Seu plano, conforme visto em Dan 9:24 ( o plano de Deus dentro das 70 semanas ). Portanto, resta uma semana (7 anos).

Dn 9:26: E depois de sessenta e duas semanas o Messias será cortado, mas não para si mesmo. Após o corte do Messias, 69 semanas são realizadas e cumpridas. 

Então o anjo Gabriel dá a profecia da última semana das setenta semanas.


A septuagésima semana de Daniel 70 semanas

E o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário; e o fim dela será com um dilúvio, e até o fim da guerra desolações estão determinadas. E ele deve confirmar o pacto com muitos por uma semana: e no meio da semana ele deve fazer cessar o sacrifício e a oblação, e para a propagação de abominações ele o tornará desolado, até a consumação, e aquele determinado será derramado sobre a desolação (Dn 9: 26-27 ).

A última semana das setenta semanas (a septuagésima semana) começa com a vinda do príncipe do povo . Perceba que as pessoas negaram o príncipe Messias e O eliminaram. Portanto, o que então vem é seu príncipe; príncipe do povo (o povo do príncipe). O príncipe do povo é o príncipe mencionado em Daniel capítulo 7 e Apocalipse 13 ; um falso Cristo ou um Anti-Cristo.

O anti-cristo

Desde o momento em que o Anticristo vem ao mundo, até o fim de seu governo está determinado em apenas uma semana (7 anos). Portanto, o governo do Anticristo durará apenas sete anos e o autor do Livro da revelação; João deu horários claros de todos os eventos que acontecerão durante o governo do Anticristo até o fim , permanecendo dentro de 7 anos, revelando quão correta é a profecia das setenta semanas de Daniel é. 

Dentro da regra de Sete anos, o Anticristo de acordo com a profecia;

  • Confirme um pacto com muitos por uma semana (7 anos) e
  • no meio da semana ele fará cessar o sacrifício e a oblação, e
  • Por causa da propagação de abominações, ele a tornará desolada, até a consumação, e o que está determinado será derramado sobre a desolação.

Perceba que essas são as mesmas coisas reveladas em detalhes por muitos profetas na Bíblia e pelo apóstolo João no livro do Apocalipse, até mesmo dando seus tempos dentro das regras de sete anos do Anticristo. Um líder mundial inteligente carismático será o Anticristo. Ele não vai sair e dizer ' Eu sou o Anticristo ', mas ele será criado pelo povo e as pessoas do mundo dirão ' ele é o homem que queremos para nos liderar '. Mas há um momento em que ele declarará: ' Eu sou o Cristo '.

Regra anticristo

Ele fará com que Israel e muitas nações assinem um pacto (tratado) e trará a paz ao Oriente Médio . Parte do tratado será reconstruir o templo no monte em Jerusalém e restabelecer o antigo sistema de adoração judaica. Então, no meio da semana (que é de 3 anos e meio; mesmo tempo dado por João no Apocalipse) ele irá violar a aliança (tratado) estabelecendo uma abominação que fará com que o templo fique desolado, pondo fim à sua adoração .

Ele fará cessar os sacrifícios e oblações, colocando uma imagem de si mesmo no templo e dizendo a cada homem para adorá-la, o que Jesus em Mateus 24 se refere como à abominação da desolação . Ele dirá que é Deus, ' Eu sou Cristo ', e sua imagem de adoração parecerá ter vida.

Então os judeus abrirão os olhos e verão o que fizeram; eles ficarão horrorizados. Então, o anticristo perceberá que os judeus são contra ele e fará guerra contra eles. Então Deus carregará todos os judeus e os esconderá em um lugar que Ele preparou no deserto para protegê-los da ira do Anticristo. Ele os protegerá por 3 anos e meio (42 meses).

Depois que o Anticristo se tornar verdadeiramente conhecido nos primeiros 3 anos e meio, nos 3 anos e meio seguintes haverá guerra e devastação que nunca foi vista no mundo antes. Este é o momento de grande tribulação; todo o inferno vai explodir neste mundo. A septuagésima semana de Daniel, 70 semanas, é a grande tribulação ; O problema de Jacob . Deus concentrará Sua ira em um mundo desobediente enquanto o Anticristo e suas forças tentam contra-atacar para destruir todos os judeus e cristãos. Então, no final da septuagésima semana das setenta semanas, Jesus Cristo voltará direto para a guerra no Armagedom e derrubará o Anticristo e todo o seu governo. Jesus então estabelecerá Seu reino, governará e reinará na terra.

Tendo dado Sua vida para acabar com a transgressão, pôr fim ao pecado, expiar a maldade e trazer a justiça eterna, e ter cumprido toda a visão e profecia bíblica, Ele ungirá o lugar santíssimo e receberá toda a honra, glória e bênção das Escrituras prometa a ele. Israel finalmente terá seu Reino de volta e viverá em paz com Deus em seu meio para sempre, como Deus planejou dentro das setenta semanas ( Dan 9:24 ).

A septuagésima semana ainda está para acontecer

A última semana das setenta semanas de Daniel ainda está para acontecer. É uma profecia do tempo do fim (profecia do futuro).

Aqui estão algumas pistas que enfatizam isso;

  • O Anticristo ainda está por vir
  • Não há paz no Oriente Médio
  • Desde a destruição do templo judaico em 70 DC pelos romanos, não há templo até hoje.
  • Israel é o relógio de Deus. O tempo de Deus parou logo depois que Jesus foi crucificado .

Israel é o relógio de Deus. Tudo o que acontece a Israel está dentro do tempo de Deus, para revelar o tempo e as estações para nós, cristãos. Deus nos diz para vigiar Israel para saber Seu tempo e estações.

Imediatamente após a crucificação de Jesus, o relógio de Deus parou. 69 semanas das 70 semanas se cumpriu e tudo o que foi profetizado que aconteceria durante os 483 anos aconteceu como visto nas semanas cumpridas de Daniel 70 semanas , mas ainda falta uma semana (7 anos).

Na Bíblia , há vários casos em que o relógio de Deus para. No Novo Testamento, Atos 15: 13-18 , recebemos uma dica de que quando Deus está lidando com a igreja, o tempo deixa de existir para Israel.

E depois que eles se calaram, Tiago respondeu, dizendo: 

Homens e irmãos, ouvi-me. Simeão declarou como Deus a princípio visitou os gentios, para tirar deles um povo para o seu nome. E com isso concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; e edificarei novamente as suas ruínas, e irei erguê-la: Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais meu nome é chamado, disse o Senhor, que faz todas essas coisas. Todas as suas obras são conhecidas por Deus desde o início do mundo. Portanto, minha sentença é, para que não incomodemos os que dentre os gentios se converteram a Deus (Atos 15: 13-18).

Uma indicação clara de que o relógio de Deus parou é que os eventos preditos em  Daniel 9:27  ( a septuagésima semana de Daniel 70 semanas ) simplesmente não se completaram ainda.

Quando Jesus ascendeu ao céu, os romanos desceram, destruíram Jerusalém, varreram o templo e os judeus foram espalhados por todo o mundo (palavras de Jesus cumpridas). Por 2.000 anos, os judeus foram espalhados por todo o mundo, mas eles não perderam sua identidade como judeus. Em seguida, um milagre aconteceu em 19 de maio de 1948, imediatamente após a guerra mundial , a Organização das Nações Unidas (ONU) se reúniu e declarou Israel uma nação e o relógio de Deus foi acionado novamente.

Última geração

Jesus definiu a última geração do mundo ao revelar os sinais de Sua segunda vinda aos discípulos. Lc 21,29-30: 'Eis a figueira e todas as árvores. Quando elas florescerem, você saberá que o verão está próximo ' . Em outras palavras, a geração que vê o renascimento, o brotamento da figueira é a última geração. A  septuagésima semana de Daniel se desenvolverá nessa geração.

A figueira é Israel. Nós somos a geração que viu o renascimento de Israel em 19 de maio de 1948. Nós somos a última geração, a geração em que Jesus vai arrebatar a igreja  

Deus os abençoe

Fonte: https://www.christiantruthcenter.com/the-church-in-daniel-70-weeks/

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!
Achei uma explicação espetacular, só fiquei com uma dúvida, pelos estudos devemos considerar que a última geração será a vinda após 1948 onde será cumprida a ultima semana 7x7 (49 anos)? Mas devemos considerar que o tempo continua pausado e que a qualquer momento pode ser reiniciado com a chegada do anticristo?
Aguardo seu retorno, muito obrigada!
Vivian

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Wilma.

Feliz em retornar ao Tenda da Rocha. Vejo que ele continua com o nome juz ao nome, é mesmo um local de refrigério espiritual.

Abraço.

E.A.G.

Wilma Rejane disse...



Respondendo ao anônimo...

1-A última geração é a que vive na era cristã, após a ressurreição de Jesus Cristo, a instituição do Estado de Israel em 1948 é um sinal dado para a última geração.

2-Segundo o autor do estudo, o relógio de Deus está pausado nessa era cristã por se tratar da era da igreja, dos gentios, Deus está tratando com a igreja.

3- A última semana de Daniel será cumprida nessa geração (era cristã, após ressurreição de Cristo e que recebeu um sinal profético da instituição do Estado Israel em 1848).

4- Porém, a última semana de Daniel irá acontecer no final da geração, ou seja, com a apresentação do Anticristo ao mundo, nos sete anos finais, três anos e meio de tribulação e 3,5 de Grande Tribulação.

5- A última semana de Daniel ainda não se iniciou- apesar de vivermos tempos muito difíceis - ela só se iniciará com o aparecimento declarado do Anticristo como pessoa, governante global.

6- O anticristo já está no mundo? O Anticristo pessoa, governante global, cuja eficácia será por meio de Satanás ainda não foi apresentado ao mundo, não sabemos quem é. Portanto, a última semana de Daniel não começou.

7- O Espírito do Anticristo já está no mundo, pois, negam a Cristo diariamente:

"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho."1 João 2:22

8- Sim, o tempo está pausado, contudo, todos estamos presenciando o mundo sendo preparado para chegada do sistema global profetizado em Apocalipse 13. O sistema que abre caminho para Tribulação.

Será que respondi a contento? O assunto é grande e teremos outros estudos sobre.

Obrigada,

Na paz de Cristo.

Wilma Rejane disse...



Olá Eliseu,

Glória a Deus por seu retorno! Fico muito feliz em revê-lo, irmão.

Muito obrigada,

Na paz de Cristo.