Os que bebem como cães do exército de Gideão



Israel Biblical Studies
Parceiro do Tenda na Rocha


No post de hoje, vamos dar uma olhada mais de perto na famosa história de Gideão e os 300 valentes. Este certamente é um dos episódios mais curiosos e incompreendidos da Bíblia Hebraica. No capítulo 7 do Livro dos Juízes, o Senhor instrui Gideão a reduzir seu enorme exército a um grupo de elite de apenas 300 soldados por meio de um estranho teste de beber água. Por que Gideão precisa se livrar de tantos soldados? Que possível conexão poderia haver entre o modo como um soldado bebe e suas habilidades de combate?

Primeiro, alguns antecedentes ... O que exatamente a palavra juiz se refere? No Livro dos Juízes, a palavra “juiz” ( shofet ?) não é um magistrado ou um oficial judicial que se senta em um tribunal de justiça. Pelo contrário,  se refere a um guerreiro cujas vitórias sobre os inimigos de Israel são consideradas "justiça" divinamente ordenada.

O Período dos Juízes foi um interlúdio de aproximadamente dois séculos começando com a conquista da Terra por Josué (1200 aC) e terminando com a entronização do primeiro rei de Israel, Saul (1050 aC). Esta foi uma época marcada por anarquia e desunião, já que os israelitas ainda não haviam dominado todas as tribos cananéias nativas e a autoridade não era centralizada. A Bíblia expressa claramente uma avaliação negativa desse período: “Naqueles dias não havia rei em Israel; todo o povo fez o que era certo aos seus próprios olhos. ”(Juízes 17: 6) Como não havia autoridade central, a liderança surgiu episodicamente na forma de chefes locais conhecidos como juízes, incluindo: Othiel, Eúde, Débora, Baraque, Gideão Abimeleque, Jefté e Sansão.

Nos capítulos 6-8 do Livro dos Juízes, lemos a história de Gideão combatendo os midianitas e amalequitas, duas tribos transjordânias que rotineiramente cruzavam o rio Jordão para atacar as tribos do norte de Israel. Um anjo aparece para Gideão e nomeia-o salvador. Gideão então prossegue para montar um exército, mas ele tem soldados demais. Deus  instrui que ele deve reduzir o número de soldados para enfatizar que a vitória militar é um milagre puramente divino: “Vocês têm muitos homens. Eu não posso entregar Midian em suas mãos, ou Israel se gabaria de mim dizendo 'Minha própria força me salvou' ”Juízes 7: 2. Primeiro Gideão reduz seu exército de 32.000 para 10.000, mas isso ainda é muitas pessoas. Em seguida, ele leva seu exército para o Harod Spring (foto acima) e dá-lhes um teste estranho de beber para reduzir ainda mais o exército para um grupo central de 300 combatentes de elite. Aqui está a passagem que descreve o teste:

" Então Gideão levou os homens até a água. Lá o Senhor lhe disse: Separe aqueles que lambem a água com suas línguas como um cão e os que se ajoelham para beber.   Trezentos deles beberam das mãos em concha , lambendo como cães . Todo o restante se ajoelhou para beber. ” Juízes 7: 5-6 NVI 


É claro que existem dois grupos de homens:  O grupo menor de 300 homens é escolhido para permanecer enquanto o grupo maior de 9700  é enviado casa. Mas os detalhes exatos de como o estilo de bebida de cada grupo é diferente são bastante confusos. Nós tendemos a imaginar os 300 deitados de barriga para fora com suas línguas na água bebendo grosseiramente como cães, enquanto os “ajoelhadores” estão ajoelhados  educadamente usando suas mãos como um copo. De acordo com essa interpretação, Gideão favoreceu os 300 porque eles eram menos civilizados, mais animalescos e talvez até menos inteligentes que os “ajoelhadores”, e assim a oportunidade para que Deus ampliasse seu papel na vitória torna-se ainda maior.

Se este é o caso, então por que no verso 6 a Nova Versão Internacional   descreve o grupo escolhido de 300 como “ bebendo de mãos em concha , lambendo como cães”? Esta é uma tradução fiel da frase hebraica  que literalmente significa “aqueles que lambiam, colocando a mão na boca”. A palavra hebraica para "lamber" melakekim vem da raiz LKK, que, como a palavra inglesa "lick", é um bom exemplo de onomatopéia. O mesmo verbo é usado apenas em outra história da Bíblia, descrevendo os cães “lambendo” o sangue do perverso rei Acabe em 1 Reis 21–22. Neste verso, a tradução da NIV decidiu aplicar a frase “beber das mãos em concha”, assim como o texto hebraico massorético original faz. Vamos dar uma olhada em outra tradução:

Então ele trouxe as tropas para a água; e o Senhor disse a Gideão: “Todos os que lambem a água com as suas línguas, como um cão, põem-se de lado; todos aqueles que se ajoelham para beber, pondo as mãos na boca ,   porás o outro lado. O número daqueles que lamberam era trezentos; mas todo o resto das tropas se ajoelhou para beber água. Juízes 7: 5-6 NRSV 

A Nova Versão Padrão Revisada emendou o versículo 6, movendo a frase “colocando as mãos na boca” antes do versículo 5. Isto é baseado em uma decisão editorial de que o texto hebraico massorético do versículo 6 foi corrompido ao longo dos tempos . Esta é uma grande mudança porque, de acordo com a NRSV, os “ajoelhadores” e não os “que bebem como cães” são aqueles que usam as mãos para beber. Como entendemos esse contraste?




Eu gostaria de sugerir uma solução. Independentemente de qual tradução você escolher seguir, eu acho que a frase " regar a água com suas línguas como um cão" não deve ser feita literalmente. Os  300 não estão realmente bebendo da mesma maneira que os cães bebem. Eles não inserem suas bocas diretamente na água, pois isso é muito ineficiente - até impossível - para os seres humanos beberem (tente fazer isso sem inalar água pelo nariz!). Fisiologicamente, os seres humanos não têm a capacidade de beber água exatamente como um cão, porque suas línguas funcionam de maneira totalmente diferente. Um cachorro enfia a longa língua em uma poça de água e a enrola para cima e para cima para formar uma pequena xícara. Ele então usa esse “copo de língua” para colher uma porção de água que é então jogada para trás na boca. As línguas humanas simplesmente não podem realizar este feito, e a referência do cão no versículo 5 é, portanto, destinada a ser entendida metaforicamente. 

Os que bebem como cães  usam uma única mão em concha da mesma forma que um cão usa a língua: para pegar uma porção de água e colocá-la na boca rapidamente. Muita água é perdida no processo, mas é rápida e fácil. Isso significaria que os 300 escolhidos não estão deitados de barriga para baixo, mas sim agachados, ainda de pé. Eles permanecem alertas e não expostos, o que é crucial no campo de batalha. Os "ajoelhadores", em contraste, estão totalmente prostrados, ajoelhados ao lado da fonte. Eles também bebem usando as mãos, mas de uma maneira diferente: suas duas mãos são unidas para formar uma tigela de onde podem saborear confortavelmente. Embora este seja um método melhor, menos dispendioso de levar água para a boca, a posição ajoelhada deixa o soldado vulnerável ao ataque porque ele está com o rosto no chão. 

Gideão precisava de uma força de elite de 300 soldados de alerta que não se colocariam em perigo fazendo longas pausas na água. Então, na medida em que são como cães, os 300 não foram escolhidos porque eram mais cruéis ou vulgares do que os "genuflexórios", mas porque eram menos auto-indulgentes. Em última análise, no entanto, os 300 foram selecionados porque eram minoria. Desde o início, Deus indica que ele favorece um pequeno exército de algumas centenas, em vez de alguns milhares, para enfatizar que a vitória é devida à providência divina, e não à realização humana.



Hoje, um grande parque aquático com várias piscinas foi criado nas proximidades do Harod Spring original.

***

Nota da blogueira: Os que bebem como cães do exército de Gideão, são um referencial de fé e ação a ser empreendido na vida cristã. O pequeno exército de valentes foi selecionado por ter uma atitude diferenciada em um momento crucial de batalha. Apesar disso, a seleção não implica em mérito ou virtude em relação aos demais pelo contrário; implica estado de alerta por ouvir a voz de comando, vigilância, submissão. Eles não se deitaram para beber, pois, sabiam que dessa forma, poderiam ser capturados. 

E assim acontece conosco: quantas vezes queremos desanimar e desistir de ouvir Deus, de Buscar Sua direção, de orar e confiar que Ele está no comando quando chegam as batalhas mais árduas? Ou quantas vezes ao chegar as vitórias atribuímos os méritos a nossos próprios esforços? Mas a história do pequeno exército de Gideão é uma prova do amor incomparável de Deus de Sua providência em nossas vidas: a Ele a honra, o mérito e o louvor! Sem Ele nada somos.

Que Deus nos abençoe, em Cristo, amém!

10 comentários:

Anides disse...

Vilma,Noutra leitura sobre este mesmo tema,li o seguinte:Quando Gedeão aplicou o "teste", conforme você disse, os fatos teriam acontecido da forma que se segue: Estavam emterritório inimigo e em meio a batalhas, sendo que a qualquer momento os midianitas poderiam pegar os guerreiros hebreus de surpresa. Assim, os mais prudentes, entraram na água para beber com uma das mãos. É que na outra mantinham os escudos, espadas ou lanças em riste,isto é, na mão livre. Dessa forma, caso o inimigo atacasse, estariam prevenidos,armas já nas mãos.Ou seja eram guerreiros mais sagazes e mais prevenido e estavam mais aptos a se defenderem.Daí a escolha correta do líder.Responda e diga se já lestes esta explicação.

Wilma Rejane disse...



Olá Anides,

Muito obrigada por sua colaboração! Não conhecia essa interpretação, faz sentido.

Deus abençoe.

Walace Daltro disse...

Quero salientar que em meu ponto de vista há coerência na colocação porém uma simples colaboração onde há um equívoco sobre os cães beberem água, a captação da água até que seja levada a sua boca ocorre com a língua encurvando-se para baixo e não para cima como mencionado, talvez isso abra uma nova ótica em sua bela tese intepretativa.

Ismaelino disse...

Beber como cães, requer observação no modo como eles bebem agua. Usando a lingua de modo rápido, curvando ligeiramente a cabeça, permanecendo e bebendo sempre em pé, sempre atento , vigiando com os olhos possíveis aproximações de pessoas ou ameaças.
No caso de um guerreiro, usaria sua mão, usaria para pegar agua de forma rápida e levaria a boca, permaneceria em pé ligeiramente curvado, sempre atento, vigiando com os olhos uma possivel aproximação de pessoas ou ameaças.

Os cães não se ajoelham , não se deitam,
e não ficam desatentos para beber água

Unknown disse...

Muito bom esmaelino!

Unknown disse...

Esmaelino.
Muito bom esse detalhe. Acrescenta a hipótese de melhor é os Bebém como cães.

Renato disse...

Uma coisa que me chamou atenção foi a seguinte:

Os cães vão ao encontro da água quando querem beber. Ja nós seres humanos trazemos a água até nós para beber.

Beber como cães é ter iniciativa. É ir atrás do que você quer. É vencer a batalha

Véu disse...

Sempre que faço a leitura da Palavra e tenho duvida, procuro as mais claras explicações na internet, foi o que aconteceu com o livro do Juízes 7:5-6, achei a melhor de todas as explicações para clarear meus estudos. Obrigada pela didática da explicação.

Anônimo disse...

Outra interpretação: Deus já tinha dito no v2 que a vitória não seria pela "própria mão" dos guerreiros. Seria uma vitória sobrenatural de Deus. Pelo Poder de Deus. Eram mais de cento e vinte mil midianitas (8:10). Tanta fazia ter 32.000 soldados (número inicial) ou 300 (final). Humanamente, pela capacidade dos soldados, Israel não tinha chance. Só com Deus. Ele, então, pediu para retirar 22.000 guerreiros que não tinham FÉ (estavam com medo). Depois colocou na prova, para escolher aqueles que eram OBEDIENTES (como um cachorro é) e SEDENTOS (cachorros bebem sempre com rapidez, voracidade) da Palavra de Deus (água viva). Era o que Deus queria: homens que tinham fé e obediência à palavra de Deus. O resto, Deus faria.

Nathan disse...

Uau! Que interpretação rica e clara. Muito obrigada. Louvado seja Deus por sua vida.