O que Davi ensina sobre vencer gigantes

 


Wallace Sousa

(Eles viram) Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. 1 Samuel 17:4

(Eles ouviram) Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito. 1 Samuel 17:10,11

(Davi viu e ouviu) E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. 1 Samuel 17:23

(Davi falou) E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo. 1 Samuel 17:31

(Davi pensou) Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 1 Samuel 17:36

(Davi fez) Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram. 1 Samuel 17:51

Introdução

Davi é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores referenciais bíblicos da vida cristã e, claro, da vida de um judeu. Não à toa, afinal Davi foi um grande guerreiro e vencedor de inúmeras batalhas. Todavia, a batalha que o consagrou e o tirou do anonimato e o lançou ao estrelato foi aquela que ele enfrentou o gigante Golias.

Golias era um guerreiro temido e, claro, de proporções assustadoras. Segundo a medida de sua estatura em côvados, ele teria cerca de 2,90m de altura[1], além de força descomunal e destreza na luta, conforme se observa no texto bíblico de 1 Samuel 17. Essa “criança” foi quem Davi derrotou, quando era ainda pouco mais que uma criança.

E é com esse mesmo Davi que podemos obter inspiração e motivação para enfrentarmos nossos gigantes e vencê-los, sejam eles quais forem em nossas vidas: espirituais, financeiros, materiais, profissionais, intelectuais e até mesmo pessoais.

Neste post eu quero lhe mostrar que você também, a exemplo de Davi, também pode vencer seus gigantes, por mais improvável que possa ser a vitória!

Assim, vamos ver o que Davi fez de diferente – ou igual – para ser um vencedor e como nós também podemos seguir ser exemplo.


A propósito, a inspiração deste post veio do livro Sem Coragem, Sem Glória que estou lendo. =)

1ª – Davi viu o que todo mundo viu, mas enxergou além

O relato bíblico de 1 Samuel 17 diz que Golias se apresentou diante do exército de Israel e quando o viram, todos fugiram de medo dele. A imagem que ele passava realmente deveria ser deveras aterrorizante porque, além de alto, era forte e muito bem armado.

Apenas para que você tenha uma noção, veja esta foto de Robert Wadlow, considerado o homem mais alto que já foi medido pelo Guiness, que possuía 2,75m de altura, o que é aproximadamente 15cm mais baixo que Golias:

Caso você não o tenha identificado, ele é o que está elegantemente segurando a bengala.

Todo mundo viu Golias antes de Davi. Mas ninguém olhou para Golias como Davi olhou. Enquanto todos o viam como alguém imbatível, Davi o viu como mais um a quem o Senhor lhe daria vitória!

Qual é o gigante que você está enfrentando hoje? Deixe de olhar para ele como fez Saul que disse a Davi “você não poderá lutar com ele”, e passe a vê-lo como Davi: “esse incircunciso filisteu será como eles porque afrontou o Deus vivo”!

Davi via a si mesmo como vencedor, como um campeão do Senhor. Veja-se assim você também.

2ª – Davi ouviu o que todo mundo ouviu, mas escutou e entendeu além

Golias, durante 40 dias diante do exército de Israel ficou afrontando, zombando e ridicularizando os soldados, o rei e até o próprio Deus de Israel. E ninguém fez nada. Quer dizer, fizeram sim: foram se esconder de medo.

Mas quando Davi chegou, somente ele entendeu que afrontar a todos não tinha muita importância, mas se fosse afrontar o Deus vivo, aí o bicho pegava, a coisa ficava feia e o caldo ia engrossar.

Todo mundo ouviu as afrontas de Golias, mas só Davi percebeu que ele estava afrontando o próprio Deus e que aquele que brinca com Deus não fica impune.

Perceba que o que fez Davi ser diferente é que ele “tomou as dores” divinas pra si, ele não engoliu as afrontas de Golias contra Deus. E mais, Davi sabia que ao aceitar lutar contra Golias ele poderia contar com Deus lutando ao seu lado.


Essa é a grande diferença: quando você se coloca ao lado do Senhor, Ele também se coloca ao seu lado na luta. E você já viu alguém perder uma batalha estando Deus lutando ao seu lado?


3ª – Davi disse o que ninguém mais disse

Quando Golias se apresentou e afrontou a todos, qual foi a resposta que saiu da boca deles? Que ninguém poderia derrotar aquele gigante, que Golias era invencível.

Mas quando Davi chegou ao arraial, o som que saiu da boca de Davi era diferente daquele que estava nos lábios dos soldados e até do rei. Davi dizia: “quem é esse incircunciso filisteu para afrontar os exércitos do Deus vivo”?

Quando Davi abriu a boca, ele não fez coro com os derrotistas, pelo contrário, ele levantou a voz em um tom diferente. Saiu o tom de medo e veio o tom de vitória.

Ser campeão também é isso: acreditar e expressar a crença de que não é apenas possível, mas factível vencer. E quando você afirma isso com convicção, até quem duvida começa a duvidar de suas próprias dúvidas e é influenciado por sua determinação e confiança na vitória.

4ª – Davi pensou o que ninguém mais pensou

Aquela situação era emblemática para o povo de Israel e para o próprio rei Saul. Era a batalha mais importante que ele teria contra seu inimigo mais feroz e cruel, os filisteus. Era o teste de fogo para Saul, e ele falhou.

Mas eis que entra em cena Davi, com seu jeito de menino e ânimo determinado e muda o quadro. Enquanto todos pensavam que ninguém poderia enfrentar e derrotar o gigante, chega Davi com um outro tipo de mentalidade, com outro pensamento e surpreende a todos.

Sabe, às vezes o que precisamos é daquele algo mais, daquela mudança capaz de transformar uma situação improvável, uma causa perdida, em uma virada surpreendente. E tudo isso começa dentro de nossa mente, e não fora.

A vitória de Davi começou a se desenhar dentro de sua mente, apesar de tudo à sua volta apontar o contrário. E é isso que quero deixar para você: mude sua mentalidade e transforme sua vida! Deixe que as pessoas pensem o que quiserem, mas faça seu pensamento seguir aquilo que a Bíblia diz.

E o resultado virá, tenha fé.

5ª – E, por fim, Davi fez o que ninguém mais fez

E finalmente chegamos ao ponto-chave da questão: quando você não é só mais um na multidão, quando não segue o coro dos derrotistas e nem pensa igual àqueles que já se veem como derrotados, você tem tudo para fazer algo diferente e, obviamente, fazer a diferença.

Esse é o segredo do sucesso de um campeão: ele enxerga as coisas que os outros deixam passar despercebido, entende aquilo que os outros ouvem mas não dão ouvidos e, por isso, fala o que ninguém espera, pensa diferente de todo mundo e se torna capaz de realizar algo que ninguém julgava possível.

E esse é o grande desafio que você tem a sua frente, talvez até maior do que os gigantes que você está enfrentando: imitar as atitudes de Davi e se tornar, você também, um campeão de Jeová.

É fácil? Não, claro que não. Mas, vale a pena.

Concluindo

Para ser mais parecido com Davi e menos parecido com Saul, tenha bem claro o seguinte:

  • Não se deixe levar pela aparência do inimigo,
  • Não se deixe influenciar pelas palavras do inimigo,
  • Não faça coro com os derrotistas, e
  • Não se veja como perdedor antes mesmo de lutar.
  • Como Davi, ouça aquilo que ninguém está prestando atenção, enxergue além do senso comum e não se conforme com a multidão de mentalidade complexada.

Tendo isso em mente, enfrente o gigante tendo a certeza e a confiança de que o Senhor está ao seu lado e enfrente a batalha de cabeça erguida e coração destemido.

E sabe aquele gigante abusado e enxerido que está lhe afrontando? Taca-lhe uma pedra bem no meio dozói dele pra ele ver se é bom mexer com um(a) servo(a) de Deus cheio(a) do Espírito Santo!

[1] apenas a título de comparação, o homem mais alto que se tem notícia pelo Guiness tinha aproximadamente 2,75m de altura, analise as fotos e veja por si mesmo! Todavia, diz-se que Fyodor Makhnov seria ainda mais alto e que possuía 2,85m, todavia essa informação carece de comprovação, ou seja, ele não foi medido em vida por especialistas acreditados. Entretanto, Fyodor chegou até mesmo a atuar como lutador profissional. E mesmo que Fyodor tivesse 2,85m de altura, ainda seria 5cm mais baixo que Golias!

Wallace Sousa edita o blog Desafiando Limites e é colaborador aqui no Tenda na Rocha

Nenhum comentário: