Descanso para o cansado; Jesus e a fonte de Giom.

 

Wilma Rejane


 " A porta da fonte, junto ao muro do viveiro de Siloé, ao pé do jardim do rei, mesmo até os degraus que descem a cidade de Davi" Neemias 3:15.


Um detalhe escondido em um relatório sobre a restauração das portas de Jerusalém, foi capaz de restaurar também meu ânimo. A fonte citada no livro de Neemias, chama-se "Fonte de Giom ou Fonte das virgens" e fornecia água para uma outra chamada Siloé, por onde a água ainda corre constantemente, pura e por vários lugares de Jerusalém: vale de Cedrom, leste da cidade, aldeia de Siloé e redondezas.

Giom é também o nome de um dos rios que passava no Jardim do Éden, conforme Gênesis 2:13 "E o nome do segundo rio é Giom". Perdeu-se a referência original desse Giom. Os judeus, porém, deram o mesmo nome as águas puras e constantes que brotam da fonte considerada vital para toda a região. Em Giom, bebia o exército do rei Davi, ás águas da fonte banhavam o jardim do palácio do rei,  repleto de flores e pomares.


Eis aqui um curioso detalhe sobre Giom: Giom é alimentado por um túnel cortado de uma rocha, a fonte que oxigena Giom é uma rocha ( Josefo, Wars of The Jews ). Giom significa corrente de águas e essa corrente de águas, dava origem a muitas fontes, dentre as quais Siloé (descanso). Assim, em analogia,  vejo A Rocha que oxigena Giom como sendo Jesus (Salmo 144:2, Salmo 95:1) que purifica e abastece a alma humana. Com Cristo, somos como um jardim regado: "Naquele dia haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o Senhor, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei. Isaías 27:2-3

Receber a vida de Cristo em nós, em alegoria, é como beber de Giom, que nunca seca, que brota  e dá descanso ao cansado, mantendo  a vida e a pureza. 

Giom é um memorial para não nos deixarmos vencer pela fadiga e ansiedade do dia a dia, mas  sermos renovados em forças e fé, descansando sempre em Deus, pelos vales e montanhas, em todos esses lugares, as águas que brotam da rocha permanecem molhando o solo, dando vida e beleza .

De  Giom nasceu essa bela metáfora que está em perfeito acordo com as Escrituras:  

 "Peço-te que sejas a minha Rocha de refúgio, para onde eu sempre possa ir." Salmo 71:3


Deus o abençoe.

Nenhum comentário: