Somos pedras vivas, casa espiritual, sacerdócio santo.




Staff Forerunner 

Deus, através do apóstolo Pedro, chama-nos pedras especiais que Ele está a moldar e a polir para fazer parte de um Templo ainda mais glorioso, a santa Casa de Deus:

Vindo até Ele como uma pedra viva, rejeitada de fato pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa, vós também, como pedras vivas, estais a construir uma casa espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus através de Jesus Cristo. (I Pedro 2,4-5)

O Templo de Salomão era apenas um tipo da verdadeira Casa de Deus, de verdadeiro Templo, de igreja de Deus (I Coríntios 3:17; II Coríntios 6:16). O edifício de Salomão era o "Templo de Deus" devido à presença de Deus, e assim é hoje. Deus vive agora em nós pelo Seu Espírito Santo, tal como a Sua glória shekinah pairava cobrindo a Arca no Santo dos Santos. Se Deus está ativo e presente em nós, nós somos pedras vivas e parte do Seu Templo espiritual.

Tal como o Templo tinha muitos tipos de pedras, rochas e pedregulhos que compunham os alicerces, chão, paredes, telhado e pilares, também o Templo espiritual de Deus terá. O Templo espiritual de Deus é uma obra em progresso. Sem dúvida, Deus está entusiasmado por ver os seus diferentes elementos a tomar forma. Ele está a construir-nos, como pedras vivas num Templo vivo, "sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra angular" (Efésios 2,19-20).

O próprio Jesus diz que uma casa bem construída é construída sobre a rocha (Mateus 7,24-25). A fundação do Templo espiritual foi colocada e não pode ser mudada (I Coríntios 3,11); Jesus Cristo é a Rocha sobre a qual Ele constrói a sua igreja (Mateus 16,18). 

A Assembleia Pacífica

"E o templo, quando estava a ser construído, foi construído com pedra acabada na pedreira, para que nenhum martelo ou cinzel ou qualquer ferramenta de ferro fosse ouvido no templo enquanto estava a ser construído" (I Reis 6:7).

Deus precisa de pedras preciosas, pedras e rochas de diferentes formas, tamanhos, materiais e cores para terminar a Sua bela Casa. Assim, Deus chama pessoas de todos os tipos de personalidade, origens, raças e forças para que cada uma possa ser a pedra precisa de que Ele necessita num lugar específico do Seu Templo.

Haverá muitas necessidades, tarefas, empregos, e projetos no Reino de Deus. Ele sabe exatamente que "pedra" Ele quer e onde Ele precisa dela. Nós somos essas pedras, planejadas para um lugar específico para o qual Deus nos está a preparar. Devido à Sua graça, bênçãos e dons, estaremos a cumprir um papel preciso no Seu santo Templo.

Onde quer que estejamos agora,  Deus nos está a cortar, a moldar, e a polir para caber na obra-prima que Ele está a construir. Por vezes perdemos isto de vista porque não vemos o Templo inteiro a juntar-se. Ainda estamos na pedreira onde tudo o que podemos ver são algumas outras pedras talvez semelhantes a nós próprios. Não podemos ver as pedras das outras pedreiras: cristãos do primeiro século, patriarcas, profetas, reis, verdadeiros cristãos ao longo da história, ou mesmo todos os crentes vivos hoje. Ainda não vemos o quadro completo - e não o veremos - até que todas as pedras cheguem ao Monte do Templo.

I Reis 5:17-18 registos: "E o rei ordenou-lhes que extraíssem grandes pedras, pedras caras, e pedras lavradas, para assentarem os alicerces do templo. Assim, os construtores de Salomão, os construtores do Hiram e os Gebalitas extraíram-nas; e prepararam madeira e pedras para construir o templo". Grande parte da pedra escolhida foi provavelmente o calcário branco duro encontrado perto de Jerusalém, mas os construtores de Salomão encontraram muitas outras belas pedras, rochas e pilares de todo o mundo conhecido.

Blocos de pedra, ou granito, ou mármore, não são escavados facilmente de uma massa rochosa. Se as pedras pudessem falar, provavelmente queixar-se-iam amargamente da dureza do cinzel e da serra. Também nós somos obrigados a suportar dificuldades e contratempos. O sofrimento faz parte do processo de extração, dimensionamento, polimento e preparação de nós, as pedras vivas, para os nossos papéis no Reino de Deus.

 I Pedro 5,10: "Mas que o Deus de toda a graça, que nos chamou à Sua glória eterna por Cristo Jesus, depois de terdes sofrido algum tempo, vos aperfeiçoe, estabeleça, fortaleça, e vos estabeleça". O corte, a lasca, o dimensionamento, e o polimento são partes vitais para que cada pedra se ajuste aos planos de Deus o Pai. A igreja é a Sua Casa, a "Casa de Deus" (I Timóteo 3:15).

Até Jesus experimentou "a pedreira", como Deus O aperfeiçoou pelo seu duplo papel de Sumo Sacerdote e Rei dos Reis, pelo que Ele sofreu:

[Jesus], nos dias da Sua carne, quando Ele tinha oferecido orações e súplicas, com veementes gritos e lágrimas àquele que foi capaz de O salvar da morte, e foi ouvido por causa do Seu temor piedoso, embora Ele fosse um Filho, no entanto Ele aprendeu a obediência pelas coisas que Ele sofreu. E tendo sido aperfeiçoado, Ele tornou-se o autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem. (Hebreus 5:7-9)

Um grande sacrifício espera-nos quando nos comprometemos com o processo de salvação, que nos prepara para as nossas responsabilidades no Templo de Deus, nesse processo nem tudo é divertido! Muitas pedras valiosas perdem até sessenta por cento do seu tamanho e massa inicial antes de serem consideradas como belas joias acabadas. Temos de sacrificar partes significativas das nossas vidas, hábitos, culturas, raciocínios e valores para sermos transformados numa das joias de Deus (Malaquias 3:17), uma jóia adequada ao nosso Mestre, que é a Sua vontade e desejo para cada um de nós (Romanos 12:1-2).

O trabalho de pedreira equivale às provas por que passamos durante a nossa conversão. Algumas delas são corrigidas, dadas amorosamente pelo Mestre Artesão. Durante este processo, especialmente quando as coisas parecem ásperas, podemos facilmente sentir que nunca "conseguiremos". Isto seria verdade, exceto no que diz respeito ao trabalho do Mestre Artesão.

Numa analogia paralela, Deus assemelha-se a um oleiro e nós ao barro (Isaías 29:16; 64:8; Jeremias 18:1-6). O barro não pode transformar-se num vaso de honra (Romanos 9:21), mas o Mestre Oleiro tem as capacidades necessárias. Não é diferente com a pedra no Templo. Por si só, um bloco de mármore recém extraído nunca acabará como a obra-prima de mármore polido do pátio.

Deus está absolutamente confiante de que Ele terá um Templo sagrado e espiritual no final, o que tornará a glória do antigo templo pálida em comparação com a do templo vivo que somos nós. Um construtor competente sabe que o seu projeto é bom porque está confiante na sua capacidade de o planear, construir e terminar. Quanto mais isto se aplica a Deus Todo-Poderoso!

Deus está tão certo de que Ele terminará esta tarefa que fala dela como se já estivesse concluída! Paulo usa verbos do pretérito: Deus "preparou [nos] de antemão para a glória" (Romanos 9:2) e Ele já "nos livrou do poder das trevas e nos transferiu para o reino do Seu Filho de amor" ( Colossenses 1:13).

 Observe uma certeza de Romanos 8: 28-30:

E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem aqueles que amam a Deus, aqueles que são chamados de acordo com o seu propósito. Pois os que dantes conheceu, predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito dentre muitos irmãos. Além disso, aos que predestinou, a esses também chamou; a quem chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Não precisamos duvidar. O apóstolo Paulo afirma confiantemente, enquanto aguarda uma execução, que sabe que uma coroa de justiça o aguarda (II Timóteo 4: 6-8) Ele nos lembra que Deus projeta uma coroa a todos os que amam o aparecimento de Cristo (versículo 8).

Depois que Deus planejou, selecionou, cortou, poliu e terminou cada peça, pedra, coluna e bloco, eles devem ser transportados para o ponto de montagem. Na época da construção do templo de Salomão, as pedras deviam ser transportadas e cortadas sem qualquer objeto de metal, deviam ser reunidas em silêncio:

"E o templo, quando estava a ser construído, foi construído com pedra acabada na pedreira, para que nenhum martelo ou cinzel ou qualquer ferramenta de ferro fosse ouvido no templo enquanto estava a ser construído" (I Reis 6:7).

Todas as partes do templo, de todo o mundo, são transportadas para um lugar e reunidas em paz e tranquilidade. Nos dias de Salomão, o Templo foi erguido em um local histórico, o Monte Moriá, onde Abraão estava disposto a sacrificar Isaque ( II Crônicas 3: 1 ; Gênesis 22: 1-2) Tradicionalmente, acredita-se ser o pico agora coberto pela Cúpula da Rocha. Quando e como isso acontece para o sagrado Templo espiritual de Deus que somos nós? 

Lemos claramente em 1 Tessalonicenses 4: 16-18 ; I Coríntios 15: 50-52 ; Mateus 24: 27-31; e Apocalipse 15: 2. O último trunfo soa alto e triunfante, uma voz de um poderoso arcanjo trovejando. Terremotos, trovões e relâmpagos se espalharam pela Terra. Jesus descreve Seu retorno como um relâmpago que cruza o céu noturno, visível para todas as pessoas no mundo. Ele primeiro ressuscita aqueles que morreram na fé. Então, aqueles que ainda estão vivos serão transformados em gloriosos seres espirituais mais rápido do que um piscar de olhos. Os santos, agora como Cristo, O vêem como Ele é. Cristo enviará Seus anjos para reunir as pedras vivas para Ele no ar, e sobre Ele elas se reunirão como o templo de Deus. Cada um se encaixa em uma posição pré-especificada que representa um papel específico.

Nossos lugares no Templo são pré-ordenados, conhecidos de antemão com a mesma certeza que os apóstolos sabiam que Jesus os estava preparando para governar como doze tribos de Israel ( Mateus 19:28) Jesus, os profetas e apóstolos formam uma base sólida . Algumas pedras vivas formarão o piso, outras serão erguidas como paredes e algumas funcionarão como suportes. Alguns, os Filadélfia, serão pilares conectando a superestrutura à fundação (Apocalipse 3:12 )

A tradição diz que nem mesmo uma lâmina fina de faca podia ser inserida entre as pedras de construção do templo no Antigo Testamento. Quando Deus nos der a posição que planejou para nós, ficaremos surpresos ao ver como nos encaixamos perfeitamente.

Quando as pedras do Templo de Salomão foram colocadas juntas, em muitos casos, foi a primeira vez que essas pedras em particular estiveram próximas das outras. Podemos nos encontrar trabalhando com outros membros nascidos do espírito da família de Deus milênios atrás, com quem nos encaixamos tão perfeitamente que todos ficarão maravilhados. Davi diz: “Eis que quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união” (Salmo 133: 1 )

A Dedicação do Templo

Percebendo o significado do templo, Salomão esperou onze meses a partir do momento em que sua construção terminou antes de dedicá-lo pouco antes da Festa dos Tabernáculos, quando todo o Israel estaria em Jerusalém ( I Reis 7: 2) Alguns comentaristas presumem que isso ocorreu durante um ano de jubileu também.

Que perfeito! Quando Jesus voltar com sua Noiva, que também será o Templo vivo de Deus, Ele libertará este mundo de Satanás e do pecado. Será o cumprimento efetivo do significado do Jubileu, quando como dívidas para perdoadas, os cativos para libertados e todos receberem um novo começo!

Salomão dedica o Templo com muita dignidade, pompa e informação (I Reis 8; II Crônicas 5-6). Deus o inspira a dedicá-lo com uma oração nobre, humilde e cheia de adoração ( I Reis 8: 22-61 ), seguida de uma festa de quatorze dias acompanhada de sacrifícios pródigos. Deus mostra seu prazer e aceitação enchendo sua casa com uma nuvem tão profunda que os sacerdotes devem deixar o edifício. Isso significava para todos os presentes, incluindo uma vasta comitiva estrangeira, que o Deus soberano estava lá.

O Rei oferecerá uma ceia de casamento para Seu Filho e Sua Noiva quando o verdadeiro Templo - os filhos e filhas de Deus - se reunirem para formar a verdadeira Casa de Deus. Jesus dá o tom para sua nova ordem servindo à noiva. Certamente, a dedicação de Salomão é apenas um tipo do que será a dedicação mais gloriosa já testemunhada no universo, em qualquer momento e em qualquer lugar.

Somos pedras escolhidas a dedo, escolhidas pelo próprio Deus Pai; estamos nos projetos espirituais do Construtor. Às vezes a construção é dolorosa, mas o resultado vale a pena. Será melhor para nós se cooperarmos com Ele em Sua obra, desbastando o que Ele não quer, moldando e polindo o que Ele faz. Se nos concentrarmos em Sua justiça, graça, amor e força, passaremos por esse processo essencial de acabamento.

Que templo novo e glorioso Deus está construindo! Quando ocuparmos nossos lugares nele, nossas vidas finalmente farão sentido e estaremos preparados exatamente para nosso lugar. Que tempo glorioso será!

Deus o abençoe.

Fonte do Artigo

Nenhum comentário: