7 festas judaicas que apontam para Jesus Cristo

 

Jesus frequentemente apontava para o “princípio” (Gênesis), a Lei de Moisés (cinco primeiros livros) e os profetas (Jeremias a Malaquias) para revelar o plano de Deus para a humanidade e pistas para reconhecer o Salvador. Para os judeus de seu tempo, entender o Antigo Testamento era a chave para descobrir que Jesus é o Messias prometido.

E se você ouviu as Boas Novas do Novo Testamento e recebeu Jesus como seu Salvador, as profecias e simbolismos do Antigo Testamento fornecem mais provas e garantias de que Jesus é o Cristo, o filho do Deus vivo.

1. Páscoa - Levítico 23:4-8

Esta festa lembra a última praga no Egito, quando o anjo da morte “passou por cima” dos filhos de Israel que aplicaram o sangue do cordeiro em suas portas. Os israelitas pegaram um maço de hissopo e o mergulharam no sangue da bacia junto à soleira. Subindo, eles o colocaram no lintel, então tocaram os dois lados da moldura (Êxodo 12). Você consegue ver as imagens? De baixo para cima, de um lado para o outro: o movimento formava uma cruz.

O anjo da morte e a primeira páscoa por Charles Foster

Quando João Batista disse: “Olha! O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” (João 1:29, NLT), ele entendeu a referência do Antigo Testamento. E no Novo Testamento vemos que Jesus – nascido em um estábulo, visitado por pastores e levado ao matadouro – é aquele cordeiro enviado por nós. Sua morte permite que o julgamento que merecemos passe sobre nós.

Quando aceitamos a Cristo, aceitamos o presente amoroso de uma segunda chance – por causa de sua morte na cruz, temos uma ficha limpa!

2. Pão sem fermento - Levítico 23:6

Esta festa de sete dias começa no dia seguinte ao início da Páscoa. Na pressa dos israelitas de deixar o Egito, não havia tempo para acrescentar fermento (fermento) ao seu pão. Durante esse tempo, lembrando-se das dificuldades no Egito e como Deus os libertou do cativeiro, os judeus não comem nada fermentado.

O fermento muitas vezes representa o pecado e a decadência na Bíblia. Uma vez incorporado, o fermento torna-se uma parte inseparável do pão; o mesmo é verdade para o efeito do pecado em nossas vidas. Os judeus estavam constantemente sacrificando animais sem mácula para expiar temporariamente o pecado. Somente o Messias, o sacrifício perfeito e sem pecado, poderia oferecer uma solução permanente.


Pães sem fermento ou pães ázimos

O pão sem fermento representa a vida sem pecado de Jesus; ele é o único sacrifício perfeito pelos nossos pecados. Em João 6:35, Jesus afirma com ousadia que ele é o pão da vida. Ele não apenas remove nossos pecados, ele nutre nossas almas!


3. Primícias - Levítico 23:10

A Festa das Primícias é uma das três festas judaicas da colheita para agradecer e honrar a Deus por tudo que ele providenciou. Embora não soubessem na época, os filhos de Israel estavam comemorando o que se tornaria um dia muito importante.

Figos

Os sacerdotes sacrificavam cordeiros da Páscoa no dia 14 do mês de Nisan, e o primeiro dia da Páscoa era o 15º. A Festa das Primícias foi celebrada no terceiro dia, 16 de Nisan. Esta celebração do “terceiro dia” foi no mesmo dia em que Jesus ressuscitou dos mortos. Em 1 Coríntios 15:20 Paulo se refere a Jesus como as primícias dos mortos. Ele representa a primeira da grande colheita de almas – incluindo você – que ressuscitará para a vida eterna por causa da nova aliança em seu sangue (Lucas 22:20).

4. Festa das Semanas ou Pentecostes - Levítico 23:16

Esta festa é a segunda das três festas da colheita. Ocorre exatamente sete semanas após a Festa das Primícias, por isso também é chamado de Pentecostes, que significa “50 dias”. Tradicionalmente, esperava-se que as pessoas trouxessem a primeira colheita de grãos ao Senhor, incluindo dois pães fermentados.


O plano de Deus para salvar almas incluía mais do que os judeus. Por meio de Jesus, esse plano foi revelado. Em Mateus 9:37, Jesus diz a seus discípulos que “a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Então ele colocou o plano em prática: Em Atos 1:4 ele diz para eles esperarem em Jerusalém pelo Espírito Santo.

Os dois pães fermentados: judeus e gentios

Essa chegada foi o dia em que a Igreja nasceu - Pentecostes - e a colheita começou com 3.000 almas. A mensagem se espalhou para judeus e gentios (os dois pães fermentados), estendendo a colheita para nós!

5. Festa das Trombetas - Levítico 23:24

Em uma bela declaração, Deus ordena que seu povo descanse. Durante este tempo todo trabalho regular é proibido, e homens e mulheres apresentam uma oferta de comida a Deus.

Em Levítico 23:24 Deus ordena que seu povo se reúna e comemore o decreto com toques de trombeta.

Na mesma frente, o som de uma trombeta também está associado ao arrebatamento, ou ao tempo em que Jesus retornará para sua noiva (1 Coríntios 15:52). Quando Ele voltar, haverá uma festa de casamento de celebração. Apocalipse 19:9 diz: “Bem-aventurados aqueles que são convidados para as bodas do Cordeiro” (NLT). Ele está nos preparando para comemorar!

* Sobre esse tópico faremos um estudo mais detalhado posteriormente.

6. Dia da Expiação - Levítico 16, 23:26-32

Fazer “expiação” é fazer restituição pelos erros cometidos. Como um dia de humildade e arrependimento para Deus, era um tempo para os judeus colocarem seus corações, consciências e vidas diante dele. A observância envolvia o sacrifício de animais quando o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos. O que o Sumo Sacerdote fazia ali não podia oferecer mais do que um pagamento anual por seus pecados. No entanto, esconder-se à vista de todos era a promessa de alguém que poderia expiar seus pecados permanentemente (Hebreus 9:12).

Cordeiro

Onde está Jesus nestes animais sacrificados? O touro e um dos bodes era uma oferta de agradecimento, mas o “bode expiatório” levava seus pecados (Levítico 16:10). O bode expiatório deveria ser carregado com todos os pecados de Israel e enviado ao deserto.

Os líderes judeus condenaram Jesus, e Ele – carregado com os pecados de toda a humanidade – foi levado para fora da cidade para ser crucificado: “Ele mesmo é o sacrifício que expia nossos pecados – e não apenas nossos pecados, mas os pecados do mundo ” (1 João 2:2, NLT). A necessidade do Dia da Expiação foi anulada pela morte de Jesus na cruz – nossa dívida foi paga!

7. Festa dos Tabernáculos ou Cabanas - Levítico 23:34

A celebração sempre segue o Dia da Expiação. A Festa dos Tabernáculos celebra a provisão e proteção de Deus para o povo de Israel durante seus 40 anos de peregrinação no deserto; durante os sete dias da festa, as pessoas vivem em estruturas temporárias como no deserto. O próprio Senhor estava com os israelitas no deserto, em um templo de tendas chamado tabernáculo, então a festa também celebra sua presença enquanto ele habita conosco.

Jesus é chamado Emanuel, que significa “Deus está conosco” (Mateus 1:23, NLT). Ele colocou um tabernáculo temporário – um corpo humano – para habitar nesta terra e se oferecer como sacrifício.

Esta festa também aponta para a promessa de que Deus voltará e se reunirá com seu povo – na pessoa de Jesus. E quando o fizer, ele prometeu que não haverá mais morte e sofrimento, que ele mesmo enxugará de nossos olhos toda lágrima (Apocalipse 21:4). Seu retorno é a resposta final para a esperança que carregamos durante toda a nossa vida. Que dia que será!

Mesmo com esse pequeno vislumbre dessas festas, vemos que Seu amor intencional pela humanidade durou séculos, e Ele nos deixou pistas que prenunciam a beleza que está por vir. O Antigo Testamento tem muitas verdades ocultas que, à luz do Novo Testamento, trazem uma compreensão mais rica para vida em Jesus Cristo.

Deus os abençoe, em nome de Jesus.

Fonte do artigo: Wycliffe Bible Translators

Nenhum comentário: