Guia prático e simples sobre o jejum Bíblico

 


O conceito de jejum é difundido na Bíblia. A prática do jejum, por vários motivos, era bem conhecida pelas pessoas do mundo antigo – de profetas e sacerdotes a príncipes e indigentes. Uma disciplina praticada intencionalmente por milhões de pessoas ao longo dos séculos.

A prática de abster-se de comer ou reduzir drasticamente a ingestão de alimentos por um determinado período de tempo pode organizar nossos pensamentos e aguçar nossas respostas a determinadas situações. Quando rompemos com nossas rotinas regulares de comer em determinados momentos do dia, permitimos que nossos corpos ajudem nossas mentes a entender que, por um tempo, estaremos negando a nós mesmos alguns interesses em detrimento de outros.

Por que devemos jejuar?

Por que as pessoas jejuam? Enquanto no mundo moderno o jejum se tornou popular para perda de peso e outros supostos benefícios à saúde, indivíduos e grupos de pessoas nos tempos antigos jejuavam para mostrar sua devoção, para demonstrar a profundidade de sua tristeza por um pecado ou alguma situação em sua vida ou para mostrar seu compromisso com uma determinada causa, entre outras razões.

Dez razões para o jejum bíblico  :


1. Para fortalecer a oração ( Esdras 8:23 )

2. Para buscar a orientação de Deus ( Juízes 20:26 )

3. Para expressar tristeza ( 1 Samuel 31:13 )

4. Para buscar libertação ou proteção ( 2 Crônicas 20:3 – 4 )

5. Para expressar arrependimento e um retorno a Deus ( 1 Samuel 7:6 )

6. Humilhe-se diante de Deus ( 1 Reis 21:27 – 29 )

7. Expressar preocupação com a obra de Deus (Neemias 1:3-4 )

8. Ministrar às necessidades dos outros (Isaías 58:3-7 )

9. Vencer a tentação e dedicar-se a Deus ( Mateus 4:1-11 )

10. Expressar amor e adoração a Deus ( Lucas 2:37 )

O profeta Isaías nos fornece talvez a explicação e o entendimento mais claros do jejum na Bíblia. 

“Grite bem alto, não se segure. Levante sua voz como uma trombeta. Declare ao meu povo sua rebelião e aos descendentes de Jacó seus pecados. Pois dia após dia eles me procuram ;eles parecem ansiosos para conhecer meus caminhos ,como se fossem uma nação que faz o que é certo e não abandonou os mandamentos de seu Deus. Eles me pedem decisões justas e parecem ansiosos para que Deus se aproxime deles ." Isaías 58:1–2

Aqui vemos que o jejum é bom por vários motivos: para buscar a Deus; conhecer seus caminhos; buscar respostas para as decisões que estão entrando em jogo na vida de alguém; e intencionalmente se aproximar Dele. Todas essas razões são metas maravilhosas a serem perseguidas por indivíduos cujos corações são retos e cujas motivações são puras. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” ( Mateus 11:28–30 ).

Deus deseja que seu povo venha a Ele em todas as situações para buscar Sua orientação e direção. Ele cuida de nós em todas as situações, porque nos conhece melhor do que nós mesmos. Davi falou a seguinte verdade no Salmo 139: “Todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes que um deles existisse” ( v. 16 ). Já que este é o caso, não há melhor razão para os cristãos se voltarem para Deus em busca de direção. E durante esses períodos de nossas vidas, o jejum pode aguçar a urgência e a intensidade dessa busca.

Como Devemos Jejuar?


O primeiro imperativo ao decidir jejuar é que o façamos com o desejo sincero de buscar a orientação e direção de Deus. Jejuar para fazer uma exibição na frente dos outros, ou jejuar para pedir a Deus coisas que estão claramente fora de Sua vontade é um exercício de futilidade. 

Primeiro, vamos ver os aspectos físicos do jejum. O jejum vem em diferentes formas e é feito de maneiras diferentes. Os fatores mais importantes a serem considerados ao iniciar um regime de jejum inclui o seguinte: Suas razões pessoais para fazer um jejum.

Se você está à beira de uma grande mudança de vida, está sofrendo a perdas ou está buscando respostas de Deus para uma decisão, as razões pelas quais você escolhe jejuar são exclusivas para você. Consultar outras pessoas sobre suas experiências pode ser instrutivo, mas sua escolha de jejuar e os motivos para jejuar são exclusivos de sua situação.

O método de jejum que você deseja seguir.

O jejum não envolve necessariamente uma interrupção completa da alimentação; isso pode ser feito reduzindo o número de calorias que você ingere por um determinado período de tempo também. Para muitas pessoas, no entanto, o tempo e o foco economizados no preparo e na ingestão de alimentos funcionam bem. Ainda assim, se você tentar um jejum completo e descobrir que não está lhe fazendo bem fisicamente, considere simplesmente reduzir drasticamente a ingestão de calórias e comer pequenas quantidades de comida durante o jejum. Os especialistas recomendam 500 calorias por dia para mulheres e 600 calorias por dia para homens.

A Duração do Jejum.

O jejum pode ser feito diariamente, semanalmente ou anualmente. Muitas pessoas optam por jejuar de forma intermitente, durante uma parte do dia de trabalho, para se concentrar em buscar a Deus por uma ou duas horas, e depois voltam a comer regularmente. Outros encontram benefícios em jejuar durante um determinado período do mês ou ano para buscar orientação e direção de Deus. Novamente, a duração e a duração do seu jejum são decisões pessoais que só você pode tomar.

O tempo que você tem para se concentrar.

O jejum requer foco intenso nas razões do seu jejum e em ouvir a Deus durante esse período de tempo, limpar sua agenda de atividades estranhas para poder acalmar seu coração e mente enquanto busca a face de Deus é essencial. Idealmente, reservar um tempo específico em seu calendário para se concentrar na oração e no estudo durante o período de jejum ajudará. Passar a noite em um local onde você (ou seu grupo, se estiver jejuando com outras pessoas) pode ficar longe das luzes e do barulho da cidade ou das distrações das obrigações familiares pode aumentar a eficácia do jejum.

Seu Espaço Físico.

Selecionar o espaço físico certo é importante para o jejum. Para reduzir sua tentação de comer e aguçar seu foco durante o jejum, considere reservar um espaço em sua casa ou em outro espaço familiar para oração e meditação. Enquanto estiver jejuando, mova-se para esse espaço para orar durante os horários em que normalmente estaria comendo. Se puder, durante as refeições típicas, saia do contexto relacionado à comida caminhando, dirigindo ou sentando-se ao ar livre.

Sua Saúde Pessoal.

Embora as pessoas na Bíblia jejuem por longos períodos de tempo (ver Mateus 4 ), antes de jejuar por um período superior a vinte e quatro horas, consulte seu médico. O jejum por um longo período de tempo pode levar à desidratação e ter outros efeitos prejudiciais à saúde, especialmente se você sofre de doenças como diabetes, que podem exigir que você coma em determinados horários e monitore os níveis de açúcar do corpo. Se durante o jejum você começar a se sentir mal, pare de jejuar e volte a comer.

Quebrando seu jejum.

Os especialistas recomendam sair de um período de jejum, não festejando, mas começando devagar e sendo disciplinado para comer apenas porções regulares. Embora você possa estar com fome e inclinado a comer demais depois de um jejum, seu objetivo deve ser retornar a um padrão alimentar normal.

Lembre-se, em nenhum lugar nas Escrituras os indivíduos são encorajados a jejuar em detrimento de sua saúde. Quando indivíduos e grupos de pessoas pediam jejum, era tipicamente por um período de tempo específico com um ponto inicial e final bem definido.

Agora vamos voltar à condição do seu coração antes de começar o jejum. Novamente, vamos olhar para Isaías 58 enquanto consideramos este importante fator:

"Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que nos humilhamos e tu não o sabes?" Isaías 58:3

Isso implica que as pessoas que praticavam o jejum o faziam por um certo período de tempo por um determinado motivo pessoal. Nesse ponto da conversa, talvez eles tenham completado o jejum e ficado frustrados com os resultados: eles entraram no período de jejum com um determinado objetivo em mente e seus objetivos não foram alcançados. Apesar de terem buscado corretamente o “como” do jejum, o jejum não teve o efeito pretendido.

Antes de começar seu jejum, seja claro sobre o que está jejuando e por quê, antes de decidir como.

Como Não Jejuar

O profeta Isaías instrui seus leitores sobre o jejum :

"Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?" Isaías 58:4–5

Isaías fala sobre o coração e à prática das pessoas que jejuam para fazer um show ou cujas motivações não são puras. O jejum é feito com o coração e as mãos abertos para receber orientação e direção de Deus, não como uma ferramenta para manipular Deus para conformar Sua vontade divina aos planos de uma pessoa. Isaías chama os indivíduos em questão, relatando o desejo de Deus por autenticidade daqueles que o buscam.

Jejum como cosmovisão

Por fim, vamos explorar as palavras do profeta Isaías a respeito da prática do jejum, da busca de respostas de Deus ou da demonstração de remorso por determinada situação da vida. Nisso, Isaías esclarece o que Deus quer ver em nossas vidas quando jejuamos - ou seja, uma devoção sincera a si mesmo e aos outros sem antolhos autoimpostos para as situações ao nosso redor.

Os indivíduos que jejuam para buscar respostas para suas perguntas não podem ignorar os outros ditames da Bíblia ou as situações ao seu redor onde são chamados a se tornarem as mãos e os pés de Deus em seu círculo de influência. Resumindo, o jejum é inútil se estivermos fazendo perguntas cujas respostas estão fora da vontade de Deus.

Nas seguintes passagens, Isaías chama o povo por sua recusa em agir de maneira que realmente reflita sua devoção pessoal a Deus e seus propósitos no mundo 

“ Não é este o tipo de jejum que escolhi: soltar as cadeias da injustiça e desatar as cordas do jugo, libertar os oprimidos e quebrar todo jugo? Não é compartilhar sua comida com o faminto e dar abrigo ao pobre andarilho - quando você vê o nu, vesti-lo e não se afastar de sua própria carne e sangue? Isaías 58:6–7

Mas o castigo que lemos em Isaías 58 não vem sem esperança e uma promessa – uma promessa que era tão verdadeira para seus primeiros ouvintes quanto é para nós hoje. Quando buscamos os propósitos de Deus em nossos corações e nossas vidas, nos conectamos mais intimamente com o coração de Deus. Quando mudamos nossas práticas – literalmente, quando mudamos o que fazemos e por quê – e quando vamos além do mero jejum externo e entendemos mais claramente como Deus quer que vivamos, podemos experimentar mais do seguinte:

"Então a tua luz irromperá como a aurora , e a tua cura aparecerá rapidamente; então a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então chamareis, e o Senhor responderá; gritarão por socorro, e Ele dirá: Aqui estou eu. Se vocês acabarem com o jugo da opressão, com o dedo apontado e a conversa maliciosa, e se vocês se gastarem em benefício dos famintos e satisfizerem as necessidades dos oprimido, então a tua luz nascerá nas trevas , e a tua noite será como o meio-dia. O Senhor sempre o guiará ; ele satisfará suas necessidades em uma terra queimada pelo sol e fortalecerá seu corpo. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam. Seu povo reconstruirá as antigas ruínas e levantará as antigas fundações; você será chamado Reparador de Muros Quebrados, Restaurador de Ruas com Moradias." Isaías 58:8–12.

Deus o abençoe em nome de Jesus Cristo, Yeshua Hamaschia.

Escrito por Mike Vander Klipp  em thenivbible.com / Traduzido e adaptado por Wilma Rejane


Um comentário:

Wilma Rejane disse...


Gostaria de acrescentar um meio de jejuar que eu e meu esposo temos praticado e tem resultado em revelações e direcionamento de Deus para nossas vidas.

É o jejum de doze horas, iniciamos às 18 horas, após uma última refeição do dia e finalizamos às 6 da manhã do dia seguinte, degustando apenas água antes de dormir e ao acordar na madrugada ou outro horário antes das 6 da manhã.

Às vezes, sentimentos de estender além das doze horas, então, prosseguimos ingerindo apenas água e encerramos o jejum no horário de meio dia.

Como diz o artigo: cada um jejua segundo seu propósito e direção.

Deus nos abençoe, em nome de Jesus!