O terceiro Cavaleiro do Apocalipse representa carestia e escassez de alimentos pós guerra

 

Wilma Rejane

A chegada da fome e carestia podem parecer absurdas para as nações ricas e super abastecidas de alimentos ,porém, as profecias sobre o tempo do fim, descrevem um cenário onde será necessário muito dinheiro para adquirir um pouco de alimento,   em Apocalipse 6 está escrito: "E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e  estava assentado sobre ele tinha uma balança em sua mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho." (Apocalipse 6:5,6). 

Jesus predisse que com a proximidade de Sua segunda vinda, o mundo experimentaria fomes cada vez mais severas em escala global ( Mateus 24:3–8 ; Marcos 13:8 ; Lucas 21:11 ). De acordo com a profecia bíblica, a fome — junto com doenças, desastres naturais e guerras globais — causará a morte de um quarto da população mundial. Esta não é uma boa notícia para quem deposita a fé nos tesouros dessa terra contaminada por corrupção em todas as áreas. Porém, e apesar de ser um tempo difícil e indesejável, será um tempo em que a proximidade da segunda vinda de Jesus e cumprimento da redenção dos salvos trará paz interior e alegria em meio a dor, pois, será um tempo em que os que viverão pela fé em Jesus Cristo ressuscitado, serão movidos e fortalecidos de modo sobrenatural.  

Escassez, fome e perseguição são assuntos sobre o qual o “Cristianismo de Coaching” não gosta de falar, mas a verdade deve formar pessoas sóbrias, conscientes do tempo que estamos vivendo.  As condições globais apontam para um mundo bem parecido com o que a Bíblia há muito predisse.  Há muito tempo, Deus disse à casa rebelde de Israel “um terço de vós morrerá de peste e será consumido pela fome no meio de vós; e um terço cairá à espada [guerra] ao seu redor; e espalharei outro terço a todos os ventos” ( Ezequiel 5:12 ), ainda em Ezequiel está escrito: Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e tornarei instável o sustento de pão, e enviarei contra ela fome, e eliminarei dela homens e animais". (Ezequiel 14:13)

Quando Deus libertou os israelitas do Egito, Moisés profetizou que se eles obedecessem às leis de Deus seriam abençoados com “chuva no tempo devido” e colheitas abundantes, mas se ignorassem as leis de Deus, Ele “quebraria o orgulho de vosso poder” fazendo “os vossos céus como o ferro e a vossa terra como o bronze” para que “a vossa terra não dê a sua produção” e epidemias de doenças afligissem os seus rebanhos e manadas (Levítico 26:14–22 ) .

Deus também advertiu que, por causa da desobediência, “semearás em vão a tua semente, porque os teus inimigos a comerão” e que Deus “cortaria o teu suprimento de pão” (Levítico 26:16 , 26 ) . Mais tarde, Deus advertiu os israelitas que, além dos danos às colheitas causados ​​pela seca e pelos insetos, “vocês serão oprimidos e saqueados continuamente” e seus rebanhos e manadas serão “violentamente tirados de diante de vocês” e “dados aos seus inimigos… uma nação a quem não conheces comerá do fruto da tua terra... enlouquecerás por causa do que veem os teus olhos” ( Deuteronômio 28:23–42 ).

O que Deus predisse está começando a acontecer nas nações do mundo, segundo relatório da OMS, o problema da fome está "fora do alcance", diariamente vemos circular notícias sobre "crises climáticas" e possibilidade de substituírem a alimentação de carnes por ingestão de insetos. No Brasil, os efeitos do clima castigam as regiões Sul do País, devastando grandes plantações e fazendas de gado, regiões com grande e significativo potencial produtivo. Os citados desastres ambientais gerarão grandes prejuízos para produtores e mercado consumidor. A realidade indica que escassez de alimentos e caristia também afetarão o Brasil, além do que, produtores de grãos de soja e outros, têm reclamado que o atual governo não está criando incentivos fiscais e financeiros para novas safras, tudo corrobora para uma crise alimentar, anunciada e predita no livro de Apocalipse e ecoada por agências mundiais reguladoras como OMS e ONU.   

Fome e escassez de alimentos são temas recorrentes na Bíblia, na época de José do Egito a terra sofreu com secas prolongadas, contudo, Deus preservou um remanescente que foi sustentado em meio às calamidades. Verdade é que José do Egito se antecipou aos fatos por ter sonhado com a fome e se preparado, o Espírito Santo de Deus capacita, direciona. Na época de Abraão também houve fome e escassez: "Contudo, sobreveio grande escassez e fome sobre as terras de Canaã, e Abrão desceu para o Egito, para ali viver algum tempo, porquanto a falta de alimentos assolava a terra." (Gênesis 12:10). Períodos de fome e escassez registrados na Bíblia:


  • De todos os povos e regiões chegavam pessoas ao Egito para adquirir cereais de José, pois sobre o mundo inteiro abatera-se a mais severa falta de alimentos.(Gênesis 41:57)
  • Durante o reinado de Davi houve um período de fome que durou três anos consecutivos. Então Davi buscou o conselho de Yahweh, que lhe disse: “A fome veio por causa da atitude de Saul e de sua família sanguinária, por terem assassinado os gibeonitas!”. (II Samuel 21:1)

  • No tempo em que os juízes governavam sobre o povo israelita, sobreveio grande escassez de alimentos em toda a terra de Israel. Por este motivo, um certo homem de  Belém, cidade da região de I Judá, partiu com sua esposa e seus dois filhos a fim de morar, ao menos por algum tempo, nas terras de Moabe. (Rute 1:1)

  • Eliseu voltou a Gilgal, quando a fome assolava toda a região. Estando os discípulos dos profetas sentados à sua frente, ele solicitou ao seu servo: “Põe a panela grande no fogo e prepara uma sopa para os irmãos profetas”. (II Reis 4:38)

  • Houve grande fome em Samaria, porque o cerco foi mantido até que grande fome se espalhou por toda a cidade, a ponto de uma cabeça de jumento custar o equivalente a oitenta peças de prata, e uma caneca de esterco de pomba, cinco peças de prata. (II Reis 6:25)
  • Eliseu havia prevenido a mãe do menino cujo filho ele ressuscitara: “Levanta-te, parte com a tua família e vai morar onde puderes, no exterior, pois Yahweh determinou para esta terra um tempo de fome que durará sete anos! (II Reis 8:1,2)

  • Porém ela disse: Vive o Senhor, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.  (I Reis 17:12, 14).

Esta não é uma mensagem agradável de se ouvir, mas Deus forja Sua igreja nas dificuldades, foi assim com os profetas antigos e com nosso Senhor Jesus Cristo que nos disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23). 

A fome e escassez são situações assustadoras, contudo, são acontecimentos classificados como "juízo de Deus" sobre o pecado de governantes, igreja, sacerdotes, e população geral. É um tempo determinado para provocar arrependimento e salvação, é tempo de santidade, de se perceber que a providência Divina estava nutrindo a terra e os céus para abençoar seus habitantes com farturas de alimentos e bens, é tempo de valorizar tudo que estava facilmente disponível por providência de Deus e não ocasionalmente. Deus está conosco todos os dias, do nascer ao pôr do sol, contudo, há quem não o perceba e prossiga em rebeldia praticando obras segundo a vil vontade humana.

O que fazer, como se preparar? Antes de tudo é preciso "Arrependimento e santidade", buscar conhecimento de Deus e de Sua vontade, pois, sem santidade, ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14). E se homens e mulheres de Deus passaram por períodos de fome e escassez e foram sustentados, o mesmo poderá acontecer conosco, portanto: "Não se desespere"! 

Tenhamos fé e sobriedade, pois tudo que está na Bíblia se cumpre em nossos dias e continuará se cumprindo até a volta de Jesus. O arrebatamento é Bíblico, está escrito e predito e por mais que tentem esconder essa verdade, não tem como negar. Porém, antes do arrebatamento acontecer, tempos trabalhosos estão previstos, pois, a rebelião contra Deus e Seus princípios está crescente.

Quando a fome chegará para as nações? Em Apocalipse 6 diz que após uma guerra de grandes proporções, tudo indica que a nível mundial. A sequência dos cavaleiros é: primeiro cavaleiro simboliza peste, o mundo já passou por muitas pestes, porém, por conta da globalização, a Covid se espalhou muito rápido e causou restrições sociais nunca vistas anteriormente . 

O cavalheiro dois, do capítulo 6 de Apocalipse, inicia um tempo de guerra. Após a pandemia Covid veio a guerra Rússia/Ucrânia que ainda não acabou e não temos ideia se haverá ou não envolvimento de outras nações por terra, ar e água. Portanto, Apocalipse 6 mostra uma sequência de fatos que está se cumprindo literalmente, da mesma forma que está profetizado. Após a sequência cumprida de peste e guerra, o que virá em seguida será carestia e fome. 

Aprender a se organizar com as finanças e com a estocagem de alimentos é exercer mordomia, cuidar da família e se preparar para dias difíceis, está escrito que " as formigas são sábias por juntarem no verão o que irão comer no inverno ", não é viver ansioso para acumular, mas observar o tempo, foi assim que José do Egito superou a crise, com a benção de Deus.

Tenhamos fé e que nossa oração a Deus seja por misericórdia e perdão, todos os dias. Que nossos corações estejam em paz e em busca constante por direção de Deus, pois, Ele há de mostrar a cada um o caminho a seguir, pois, Deus é o mesmo de ontem, hoje e sempre.

Deus o abençoe, em nome de Jesus e que o Espírito Santo de Deus nos direcione e capacite para podermos vencer este mundo!


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...