Do início ao fim, a Bíblia oferece um profundo manancial de encorajamento ao qual pais de autistas podem recorrer para recuperar a esperança e renovar as forças. Esta lista de versículos não é de forma alguma exaustiva, mas achei que seria útil compilar 10 passagens muito encorajadoras, especialmente em momentos difíceis.
1. Deuteronômio 31, versículo 8: E o Senhor é quem vai à sua frente. Ele estará com você; não o deixará, nem o abandonará. Não tema, nem se assuste.
O caminho da vida para um pai ou mãe autista e seu filho pode parecer incerto, desconhecido, indefinido e desconfortável. A vida para qualquer pessoa é incerta, mas em nossa sociedade atual, há pelo menos uma expectativa geral, ou caminho, que passa pela educação tradicional, formatura, faculdade, conseguir um emprego, casar, ter filhos, criar a família, se aposentar e desfrutar dos netos. Há variações e desvios, é claro, mas esse é o caminho geral pelo qual a maioria se esforça. No entanto, para muitos no espectro autista, seu caminho não passa por esses "marcos".
Foi isso que Ele fez pelos israelitas ao conduzi-los para fora do Egito e para a Terra Prometida. Nosso caminho não é incerto para Ele, porque Ele já traçou o caminho à frente. Ele definiu o caminho mesmo que serpenteie por colinas, vales e matagais. Deus não apenas nos acompanha na jornada, Ele já foi à nossa frente, e porque Ele foi à nossa frente, podemos seguir em frente com confiança, confiando que Ele já está lá a cada passo do caminho.
2. Salmo 34, versículo 18: O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito contrito.
Ser pai de alguém com necessidades especiais vai te quebrar de vez em quando. Isso vai revelar seus pecados e falhas mais rápido do que qualquer outra coisa. Muitas vezes sinto que falhei mais do que tive sucesso. Sentimentos de remorso e culpa não são incomuns. Detesto me sentir fraco, mas acho que prefiro me sentir fraco do que continuar com meus delírios de força.
É incrível como frequentemente sinto a presença ou a proximidade de Deus quando estou quebrantado. É nesses momentos que Ele me procura para demonstrar Seu amor por mim mais uma vez. Amor incrível, como pode ser?
3. Isaías 12, versículos 2 e 3: Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei; porque YAH, o Senhor, é a minha força e o meu cântico; ele também se tornou a minha salvação. Por isso, com alegria, vocês tirarão águas das fontes da salvação.
Há mais um motivo para não temermos; porque Deus é a nossa salvação. Ele não apenas traçou o caminho à frente, mas também nos sustenta com a Sua força (não a nossa) ao longo do caminho. E Ele não apenas nos sustenta, como está constantemente nos salvando, atraindo-nos de volta para Si mesmo.
Ele nos convida a vir e beber com alegria da fonte profunda da salvação que nunca seca. É na fonte de Cristo que a alegria da salvação é restaurada e onde somos sustentados pelo seu Espírito . Qualquer outra fonte acabará secando, porque nenhuma outra fonte tem o poder de salvar.
4. Isaías 40, versículos 28 e 29: Não sabeis? Não ouvistes? O Deus eterno, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga. O seu entendimento é insondável. Dá força ao fraco e multiplica as forças ao que não tem força.
Aquele que criou o universo e escreveu a sua história nunca se cansa. Podemos encontrar forças renovadas descansando nEle. Mas quantas vezes você tentou confiar na sua própria força quando as coisas ficam difíceis? Gosto de como Isaías levanta as questões retoricamente, como se dissesse: "Você já deveria saber disso e eu não deveria ter que lembrá-lo novamente". Mas, assim como os israelitas do Antigo Testamento, precisamos ser lembrados repetidamente do poder e da sabedoria de Deus e de que a verdadeira força se encontra somente nEle.
Além disso, raramente consigo entender o que acontece ao meu redor. Nem sempre entendo como o autismo está sendo usado como parte dos Seus planos e propósitos. Este versículo me lembra que o Seu entendimento está além da compreensão, então não preciso me preocupar em dar sentido a todos os detalhes da vida.
5. Lamentações 3, versículos 22 e 23: Graças às misericórdias do Senhor, não somos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Esta é uma das passagens mais encorajadoras de toda a Bíblia. Se não fosse por Suas misericórdias se renovarem diariamente, pais e parentes cuidadores de autistas seriam consumidos pelo estresse e inadequações . Suas misericórdias não têm nada a ver com a nossa capacidade de sermos fiéis a Ele, mas sim com a Sua grande fidelidade para conosco. Suas misericórdias são um presente diário que jamais poderíamos merecer. Manhã após manhã, novas misericórdias, tudo que precisamos. Grande é a tua fidelidade, Senhor!
6. Mateus 11, versículos 28 e 29: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Não preciso mais carregar o fardo da culpa e da vergonha. Cristo tomou esse jugo sobre si e o pregou na cruz. Essa obra está consumada e agora podemos descansar no fato de que Ele vai à nossa frente e está conosco a cada passo desta jornada com o autismo.
7. Romanos 8, versículo 28: E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
O Espírito Santo estabeleceu no fundo do meu coração que "todas as coisas" incluem o autismo com o qual lutamos. Essa é a nossa realidade atual, mas temos muita alegria e esperança. Sim, gememos pela redenção futura e pelo dia em que tudo será revelado. Embora esse dia ainda não tenha chegado, podemos viver na realidade desta verdade hoje, que todas as coisas cooperam para o bem. Tudo inclui o autismo. Inclui doenças. Perder um emprego. A morte de um ente querido. É difícil processar isso. Meu cérebro tem dificuldade para compreender.
Grande parte do que vivenciamos no presente não nos parece bom. É nesses momentos que devemos confiar na compreensão de Deus e não na nossa (Provérbios 3:5). Isso não significa que seja indolor. Não significa que não possamos ter dúvidas. Mas podemos ter esperança agora, no presente!
8. Romanos 11, versículo 36: Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.
Se alguma vez existiu um versículo que "resumisse tudo", seria Romanos 11, verso 36. Deus pode pegar uma vara torta e usá-la para Seus propósitos. Tudo vem Dele. Tudo é sustentado por Ele. E tudo é para Sua glória... inclusive necessidades especiais como o autismo.
Se o autismo nos permitir ficarmos ainda mais maravilhados com a Sua bondade, então podemos considerar que os sofrimentos deste tempo presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada (Romanos 8:18) .
Não somos o autor nem o protagonista desta louca história da vida. Jesus Cristo é. Mas, pela graça de Deus, Ele quer usar os fios da nossa vida, por mais significativos ou insignificantes que pareçam, para redimir o mundo.
9. Romanos 15, versículo 13: Ora, o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança, pela virtude do Espírito Santo.
Quando Deus nos enche de alegria e paz, a esperança transborda. Mas observe que não podemos fabricar esperança abundante por nossa própria força. Ela vem do poder do Espírito Santo. Às vezes podemos nos sentir sem esperança, perdendo de vista o que Deus está fazendo em nossas vidas, frustrados, irritados e ressentidos com os desafios do autismo. Pelo poder do Espírito Santo, Deus nos tira incansavelmente desses "afundos" repetidas vezes. Ele nos lembra da alegria que tenho nEle. Ele me lembra da paz que vem de confiar que Ele já tem tudo planejado.
10. 1 Pedro 5, versículos 6 e 7: Portanto, humilhem-se sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
Nada tem sido mais humilhante do que criar filhos com autismo. Tem sido uma das maiores ferramentas de santificação de Deus. É uma ferramenta afiada. Assim que penso que tenho tudo sob controle, algo acontece para lembrar de que nada poderia estar mais longe da verdade. As preocupações são muitas. Tantas perguntas surgem e desaparecem : O que o futuro reserva para os meus filhos? Serão independentes? Serão explorados? Ficarão bem se algo acontecer com os pais?
Estas são perguntas, ou preocupações que devemos lançar aos pés de Jesus, reconhecendo que Seus planos e propósitos são maiores que os nossos. Não precisamos relutar em fazê-lo. Este é um convite para lançar tudo sobre Ele, e podemos fazê-lo com alegria!
Que conforto incrível é esse.
Deus o abençoe, em nome de Jesus!
*******
O artigo foi traduzido automaticamente para o português, através do Google Tradutor. Foram feitas edições para tornar a leitura e narração ( recurso disponível para o blogger) mais claras e compreensíveis. A fonte do artigo é o blog americano "Autismo e Cristianismo", acessado em 07/07/2025/ Imagem cortesia Pixabay.
Nenhum comentário:
Postar um comentário