Descoberta a Cidade do Gigante Golias


Uma escavação arqueológica em curso, em Tel Tzafit continua a desenterrar as ruínas do que outrora foi a cidade de Gat- descrita na Bíblia como a cidade natal de Golias. O professor Aren Maier, que dirige a escavação, está sendo procurado por vários jornais para discutir as últimas descobertas. A Rede de TV BBC, gravou em 13 de julho um documentário sobre a expedição arqueológica para exibir em um programa  sobre a história Bíblica de David e Golias.

Os achados recentes das escavações Tzafit Tel, são fascinantes, disse Maeir. O local,


habitado três vezes pelos filisteus, tem vestigios de vários períodos da história: Estamos nos concentrando no período cananeu, o período dos filisteus e dos israelitas. Um dos achados mais interessantes foi um pedaço de escrito que contem, entre outras coisas, os nomes dos filisteus, alguns dos quais muito semelhantes a "Golias".

Os resultados mostram que a cidade foi cercada por exércitos, até que seus moradores esgotaram a fonte de alimento, em seguida atacou. Dezenas de edificios foram demolidos pelo exército invasor, mostram os relatos da escavação. Outros edificios parecem ter desmoronado por um terremoto.

Site oficial da expedição arqueologica Tzafit Tel, é atualizado diariamente: http://gath.wordpress.com/

Quem é o arqueólogo Aren Maeir? http://faculty.biu.ac.il/~maeira/ArenCV.htm

Noticiado em Israel: http://www.israelnationalnews.com/

 A Narrativa Bíblica sobre o pequeno Davi vencendo o gigante Golias se encontra no Livro de I Samuel Cap 17 no Antigo Testamento. No século VII a.C., os filisteus simplesmente somem das páginas da Bíblia, de Canaã e da história. Daí em diante, tudo o que se sabe sobre os filisteus se deve ao trabalho de arqueólogos, que a partir da metade do século passado se empenharam em recuperar a memória dos filisteus e de todo o mundo micênico, desenterrando achados sensacionais como Tróia, o palácio de Cnossos em Creta e a própria cidade de Micenas. No caso da Palestina nome da região vem da transliteração hebraica de Philistia , o declínio da influência egípcia transformaria os filisteus em seus herdeiros naturais como senhores da região. Durante a fase dos Juízes, eles reinaram absolutos. O poder de suas cidades, Ashkelon, Gaza, Ashdod, Gath e Ekron, era incontestável, assim como sua cultura, que aos poucos deixou de lado a reprodução da arte micênica para se tornar uma espécie de amálgama cultural com as mais variadas influências. A existência de Gath, contudo era um mistério para os estudiosos.

Por: Wilma Rejane

Um comentário:

Trets Welt disse...

Descoberta incrivel...e tem gente que ainda diz que historia da Bliblia nunca existiu...Olha a mao de Deus...Bom fim de semana.Beiju.Luciene.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...