Adoráveis Alunos



Gosto de minha profissão de professora. Apesar de lecionar uma disciplina polêmica, que tantas vezes já foi ameaçada de ser excluída do currículo das escolas. Sei que é exatamente através dela que os alunos podem ser despertados para conhecer os mistérios do Divino, do Deus Criador. É claro que o professor de Ensino Religioso, não deve intentar fazer prosélitos. É proibido pela LDB, em seu artigo 33. Porém, cada ministrante dessa área é – pelo menos deveria ser- um mediador da paz, um provocador da dúvida, em busca da certeza do Transcendente. Um elo que faz com que se perceba que a vida é bem mais que decorar fórmulas, ou assuntos para obter aprovação.  Os alunos aprendem a questionar o sentido da vida. É verdade. Todos questionam, ainda que não existam
 professores motivando a isto. É uma capacidade inerente ao homem. Mas, creio que me faço entender: Considero importante avaliar além do saber o ser.

Através do material que colho em sala de aula, vejo uma sede quase que contida de se conhecer Deus. São confissões, declarações de pessoas que revelam que desde sempre o homem sente necessidade de preencher o vazio, causado pela ruptura com o Sagrado. Religião, que também quer dizer Re-ligar, tem essa missão de fazer tornar a origem. Segundo a Bíblia, essa origem é Cristo. O retorno é o arrependimento. Mas, como professora, não devo tentar impor minha crença. Apenas espero que cada aluno compreenda o real sentido da palavra Re-ligar. Assim como, eu compreendi um dia. Que não se tratava de normas, nem leis, nem regras, nem rituais, mas liberdade em Cristo.


Uma Semente de Fé Brotou em Um Pequenino coração


Semana passada, pedi para os alunos da quinta série, fazerem um pequeno texto de até dez linhas, dizendo de que forma cada um poderia contribuir para melhorar o mundo. As respostas foram muito parecidas: Acabar com a violência, com as drogas, com a poluição, com os maus sentimentos. Mas entre as dezenas de textos escritos um “me sacudiu”. A aluna de 11 anos, não obedeceu ao limite de dez linhas. Fez muito melhor. E me deu uma lição: Resumiu um mundo melhor, em apenas três linhas: “A gente pode contribuir respeitando a lei de Deus e de todas as pessoas do mundo”.  Como não pensei nisso? Dez linhas?! Bastavam três!!

Ela só repetiu o que o Mestre Jesus ensinou como sendo os mandamentos mais importantes do universo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” Mc 12:30, 31. Tive vontade de dar nota máxima para Marcelly (apesar de ter errado outras questões). Mas me contive. Essa garota promete. È por estas e tantas outras que amo ser professora


Este é o trecho do trabalho da Marcelly.

Por Wilma Rejane

Um comentário:

Luciano Lourenço disse...

A maneira como você se expressa é bastante edificadora e confortadora. Vê-se em suas palavras a exteriorização de um profissionalismo digno de ser imitado. Se todos os educadores defendessem sua profissão como você a faz, de forma autêntica e coerente, teríamos alunos bem sucedidos, e, por conseguinte, profissionais equilibrados e bem sucedidos.
Um abraço!
http://luloure.blogspot.com