O Vale de Baca






"Bem aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados, que passando pelo Vale de Baca, faz dele uma fonte"(Sl 84:5,6)

Ao ler sobre o Vale de Baca fiquei curiosa para saber mais do local. Depois de algumas pesquisas pude desvendar muitos fatos que tornaram a passagem do referido salmo muito edificante. Ficou, porém a frustração de não ter descoberto a localização exata do Vale e suas condições atuais, creio, contudo, que a falta desses dados não diminui o objetivo da mensagem.

O Vale de Baca, dependendo da tradução e da edição Bíblica recebe várias denominações: Vale das Lamentações, Vale de Lágrimas, Vale das Bálsameiras e Vale Árido. O termo Baca significa choro, lágrima, talvez seja esse o motivo de alguns estudos ligarem o lugar a um" Vale de Lágrimas" literalmente, mas não é bem assim.

As plantas de bálsamo existentes no vale "choravam", isto é, destilavam um liquido de aroma agradável que deveria tornar Baca um lugar perfumado. Bálsamos são conhecidos por suas propriedades confortantes e calmantes, sendo assim, o escuro vale, de dificil passagem continha seus segredos.

"Que passando pelo Vale de Baca faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques vão indo de força em força: Cada um deles em Sião aparece perante Deus"(Sl 84:6,7).

O destino de quem passava por Baca era Sião, a passagem era obrigatória, Baca moldava os peregrinos que ansiosos por chegar à Jerusalém e ir ao Templo se arriscavam no Vale.

 "A chuva também enche os tanques"(Sl 84:6). Em Baca o solo era árido e em algumas áreas pedregoso, por sua extensão os peregrinos eram obrigados a cavarem poços para obtenção de água caso contrário nem as pessoas nem os animais suportariam. Alguns já não tinham tanto trabalho, encontravam os poços cavados e cheios pelas águas da chuva.

NOSSAS VIDAS E O VALE DE BACA

Muitos de nós passamos por esse vale, alguns poucas vezes, outros muitas; alguns até vivem em Baca, porém; assim como nós passamos por ele, ele também se ira de nós.

Alguns necessitam de muito esforço para cavar poços e sobreviver, outros, nem tanto, desfrutarão em Baca do esforço que outros fizeram; estes, encontram os poços já cavados e cheios pela água da chuva. Em Baca também há poços cavados e vazios que se enchem de lágrimas, mas,nas lágrimas existem bálsamo que trazem conforto e também alegria: "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria"Sl126:5.

Apesar da aridez de Baca ele pode se tornar uma fonte onde nos tornamos mais sábios, fortes, resistentes e confiantes. Aprendo que em Baca recebo sustento para alcançar Sião e que Sião representa todo e qualquer lugar onde se deseja chegar para receber vitória.

28 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus te abençoe cada vez mais!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Anônimo disse...

Querida irmã, Graça e Paz! Não conhecia este abençoado espaço de reflexão e edificação; visitando um blog amigo, tive o privilégio de encontrá-la. Que linda reflexão!O Vale de Baca, embora "Vale de lágrimas" exala o bom perfume, o aroma do bálsamo que cura, trata, conforta... Muito obrigada por esta inspirada mensagem. No amor de Cristo,

Espero sua visita no http:tempo-kairos.blogspot.com

Já estou linkando o Tenda da Rocha.
bjinhos e a Paz do Senhor.

Anônimo disse...

Poxa, estava procurando um estudo legal assim para compartilhar com uns irmãos. Depois conto como foi!

Unknown disse...

Olha, eu tinha muitas dúvidas sobre o vale de baca, mas o Senhor Jesus usou você minha irmã para me abençoar; estou passando por este vale, estou enchendo um tanque de lágrimas para outro quem sabe saciar sua sede, mas também creio que Sião está logo aí, minha vitória será maior que minha dor e sede, mas JESUS verei e DELE receberei a vitória, a Sua presença e a Sua consolação; Que Deus te abençoe.

evangelista Tiago disse...

ola e a paz do senhor Jesus minha kerida eu tbm procuro star sempre a par das i storias biblicas mas por esse angulo eu nao tinha ainda analizado mas Deus q lha abençoe tbm ja stou linkando TENDA DA GRAÇA a paz do senhor Jesus.....

Ev.Daniel disse...

Ev.Daniel C.Teixeira
Linda mensagem. Que Deus te abençoe ricamente. Passar pelo Vale de Baca é chegar perfumado em Sião. Abraços e fique na Paz de Deus.

Anônimo disse...

Esse vale de baca tem muito mesmo a nos ensinar, algumas vezes optamos por passar por ele e em outras Deus nos pôe nele para ensinar e mostrar sua mão poderosa e provisora em nossa vida! "Baruch ha ba b'shem Adonai"

Audineide Lobo disse...

Estava eu atravessando "O meu Vale de Baca" quando encontrei a sua explanação e tomei a liberdade de usar alguns trechos sobre ele no meu Blog:"Viagem ao mundo dos sonhos", seu estudo me fez entender um pouco mais sobre esse vale e me deu mais força ainda para suportá-lo, me fez entender quem são meus poços vazios e quem são os cheios...Deus te abençoe amada irmã, e se não for pedir demais me visite.

Flavio Barreto disse...

A Paz do Senhor Jesus irmã Wilma e família.
Essa mensagem conforta os nossos corações e nos encoraja a buscar mais a face de Deus! Felizes são as pessoas que fazem do Senhor a sua força. Essas pessoas são capazes de transformar lugares secos em fontes, transformar trsitezas e sofrimentos em alegrias e bençãos estão sempre dispostos a receberem a força de Deus para adorá-lo em todos os momentos. Recebi uma que diz o seguinte:
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.
Não conheço o autor da mensagem, mas pelas palavras foi inspirado por Deus por alguém que passou pelo Vale de Baca.
Fiquem na Paz.

*Nascida do Coração de Deus* disse...

PAz querida!
Seu blog é uma benção, vou seguir, gostaria que visitasse o meu e me seguisse também, pois procuro novos irmãos em Cristo e ficaria muito feliz.
na Paz
nascidadocoracaodedeus.blogspot.com

Wilma Rejane disse...

Amados leitores,

Deus nos ama tanto, e de tal maneira que em Sua Palavra encontramos Abrigo, Alimento para a vida. Ele é o que nos sara, completamente, restituindo aquilo que por algum motivo se foi de nós.

Encontrei a Salvação ao passar por Baca, moldada, em dor e lágrimas. Aqui estou, contando minha história de amor, entre mim e o Criador.

Amo-os no amor de Cristo.

Que Deus vos abençoe:

Faculdade Teológica
Tatiane
Izabela
Maria
Tiago
Daniel
Mauro
Audi
e Flávio!!!

Bjs abençoadores.

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus.
Querida irmã obrigada, eu estava há muito tempo procurando o significado do vale de Baca, e graças a Deus encontrei no seu site....também sonho em um dia fazer teologia e com isso aperfeiçoar meus conhecimentos da Biblia e assim poder pregar a palavra de Deus melhor!
Que Deus abençoe sua vida....

Boa noite.

Anônimo disse...

Amada Wilma Rejane,
Estou passando pelo Vale de Baca, pois estou com o meu coração ferido com a partida da minha Mãezinha para o Paraíso de Deus. Ao procurar na internet sobre o Vale de Baca, achei este maravilhoso texto que tem confortado a minha alma e acalmado o meu coração. Tomei a liberdade de copiar pequenos trechos ao escrever sobre a história de vida de minha Mãe em meu Blog "Textos Versáteis". Que Deus a abençoe e continue usando a sua vida poderosamente em sua mãos para continuar abençoando as nossas vidas. Abraços fraternais minha irmã.

Wilma Rejane disse...



Irmã Isabel,

Receba minha solidariedade nesse momento. Sua mãe era uma serva do Senhor e está na eternidade com Deus, ouvindo coros celestiais.

Esse vale de lágrimas haverá de passar, amada. Ele faz parte de nossas vidas, a maneira como o atravessamos é que faz ser quem somos, e sei que o atravessas segura pelas mãos de Deus.

Abraço

Deus a abençoe.

gilson esteves disse...

obg por postarem palavras ,que injetam em nossas vidas forças que nos ergue de uma maneira e tal.....Deus é contigo amados

Nayara disse...

Mana está procurando no Google sobre o Vale de Baca. Assim que encontrei teu blog, vim conferir. Ameiiiii o texto. Elucidante, edificante e de leitura muito agradável. Aprendi! Beijos, te amo em Jesus Cristo!

Sandra Reis disse...

Excelente.!!! Deus te use mais.!!

Unknown disse...

QUE Deus abençoe . Estudo abençoado,

Unknown disse...

Belissimo artigo irmá Rejane?!!!!

Rodrigo Armando disse...

Obrigado Deus abençoe,explicação simples e edificante!!!

Unknown disse...

Parabéns Rejane por esse estudo, muito lindo e edificante! Deus te abençoe grandemente.

Anônimo disse...

Graça e Paz, Wilma Rejane!! Sempre que passo por "Baca" volto aqui no seu "cantinho" para buscar o consolo do Espirito Santo nestas maravilhosas palavras que o Senhor te inspirou para consolar e refrigerar a nossa alma... Deus continue usando a sua vida para abençoar as nossas vidas... Abraços fraternais...

Anônima disse...

Obrigada pelas explicações, me ajudou muito!

JOAO HENRIQUE BATISTA disse...

Baca:atual cidade de Meca,na Arábia Saudita.

Unknown disse...

Pr. Tiago Rocha de SP - Que Deus abençoe por esta palavra, vamos de força em força passando pelo vale de Baca, certo que o nosso destino não é aqui mas em Jerusalém, ho Gloria.

Jackson craveiro disse...

Graça e paz para todos ! Passei por um vale a pouco tempo asim! Deus me fortaleceu e aprendi umas coisas edificante que Deus abençoe seu trabalho !

Marcio Humberto Possaitti disse...

Que vergonha copiando a mensagem do you tube

Wilma Rejane disse...

Olá Márcio,

Você pode provar a acusação?

Fiz essa mensagem, pela graça de Deus no ano de 2008 é só conferir aí nos comentários. Não copiei de lugar algum, pesquisei na Bíblia de Estudo Plenitude.


Você pode publicar aqui o link de onde esse estudo está no YouTube?