Joio ou Trigo?

Joio-Gênero de plantas pertencente à família Gramíneas.Exige condições particulares de solo e não suporta climas de montanhas. O joio que se mistura nas plantações de trigo do mundo inteiro, tem os grãos invadidos por um cogumelo parasito o "choetomium Kunzeanum", que os torna venenosos.Os métodos antigos não facilitavam a separação do joio do trigo. A farinha que contém muito joio fornece um pão com efeito tóxico.O joio cizânia(do grego zizanion, má erva) também é chamado de joio-embriagante.

Trigo- Planta herbácea, do gênero Triticum, da família Gramíneas. Em botânica, o trigo é distinto em três categorias: minococcum(espiga miúda), dicoccum(um pouco maior) sativum(espécie mais comum, comprimento variáveis).

A composição do grão de trigo é tal, que a planta pode ser considerada, com justiça, o protótipo das plantas alimentícias: contém proteínas, sais minerais e vitaminas. As modernas técnicas de preparação da farinha branca privam os grãos do germe e do farelo eliminando assim, parte das vitaminas.

É costume, portanto, enriquecer novamente as farinhas com as substâncias que lhes foram retiradas. O cultivo do trigo exige terra móvel na superfície, bem arejada e abundantemente adubada.

"Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se"Mt:13-25.

Sendo Joio

A intenção do joio é confundir.Entre milhares de plantações existentes para o seu desenvolvimento ele prefere a de seu parente, muito parecido, o trigo.

As semelhanças externas contudo não confirmam a essência: O joio é muito inferior ao trigo. Cuidado com as aparências!
A natureza do joio é má e o parasita hospedeiro, natural a espécie, o torna muito pior, seu efeito tóxico pode até mesmo matar.O joio é o protótipo do homem maligno que hospeda Satanás e seus demônios.

Joio não tolera montanhas, lugares altos. Gosta de comodidade, lugares comuns, portas largas de fácil acessibilidade.

Sendo Trigo
" O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo" Mt 13:24

A primeira ressalva é de que do trigo, se obtém o alimento base de grande parte da população mundial: "O Pão". Jesus se nomeou "O Pão da vida" (Jo 6:48). Ele é o alimento principal da humanidade.

A natureza do trigo é benéfica, como a dos homens nascidos de Deus. Assim como a botânica divide as categorias de trigo pode-se também atribuir características aos cristãos. Como as partes do corpo; diferentes, porém, importantes para o conjunto (I cor 12:11-31).

A boa terra em que cresce o trigo pode ser comparada ao bom terreno do coração. A Palavra plantada frutifica (Mt 13:7,8).

O processo de industrialização (grão de trigo-farinha) elimina grande parte das vitaminas necessitando ser enriquecida(a farinha) novamente, com as substâncias que lhe foram retiradas.

A industrialização é consequência da modernidade. Antigamente, na Palestina, cada família tinha a sua própria maquinagem de fazer pão. A recomendação de Deus era para que os pães ofertados nas solenidades festivas fossem ázimos, ou seja, sem fermento (Lv 23:6). Jesus também advertiu seus discípulos sobre o perigo do fermento (Mt 16:6).

Essa industrialização do trigo, pode ser comparada à vida de muitos cristãos: Alguns inicialmente são genuínos, sóbrios, agradáveis a Deus, depois perdem a identidade, não suportam a sã doutrina(sem fermento) e se voltam às fábulas, desviando-se da Verdade (IITm 4:3,4).

O fermento, porém, independente da modernidade, assim como o joio sempre existiu no seio da igreja e sempre existirá seja em pequena ou grande proporções, porém, cabe a cada um ouvir e obedecer as recomendações de Jesus sobre ambos: "Acautelai-vos do fermento"(Mt 16:6) e "sede prudente com o joio" (Mt 13: 28-30).

Sempre, também, haverá tempo para recompor as "vitaminas perdidas", "arrepender-se e voltar ao primeiro amor" (Ap 2:4,5).
O Agricultor

"Senhor,não semeaste tu, no teu campo, boa semente?Por que tem então joio? E Ele lhes disse: O inimigo é quem fez isso" Mt13:27,28.

Deus criou o homem com a natureza boa, assim como o trigo, só que "ao dormir o homem", e esse homem foi Adão, o inimigo, a serpente enganadora, semeou também o joio, a natureza maligna e pecaminosa de Satanás. A mesma natureza que ainda habita nos que ainda não nasceram de novo em Cristo Jesus.

Deus É o Agricultor (Jo 15:1). Somente Ele com propriedade, pode distinguir sem dificuldade quem é joio e quem é trigo. Ele também é quem ordena o destino da plantação: "Deixai crescer ambos até a ceifa : e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro" Mt 13:30."Meu celeiro" é a glória celeste, a fogueira é no inferno.

Embora na agricultura tenha-se uma visão muito clara do que seja joio e trigo, na vida pessoal isso se torna muito difícil. Os frutos nem sempre estão à mostra (podem se esconder em folhagens) e alguns podem estar à mostra e serem totalmente insípidos. Um agricultor saberá avaliar tudo muito bem, assim como Deus, só Ele conhece os verdadeiros cristãos.

Fica aqui as indagações: Estamos sendo joio ou trigo? Estamos sendo prudentes ou precipitados? Nossa vida Cristã é com fermento ou sem fermento? Estamos aguardando o agricultor para a colheita e separação do joio e do trigo ou estamos arrancando os dois juntos? ou melhor, estamos preparados para a grande colheita?

Bíblia Sagrada, Almeida J. F., SBTB, Revista e corrigida.
Enciclopédia Universo.

14 comentários:

Blog do Sandro disse...

Minha irmã , a paz do Senhor!!Em Mateus 13:38,está escrito " O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;". E com isto tem uma duvida ,Se o campo é o mundo pq muitos pregadores dizem que o joio tá na igreja?

Wilma Rejane disse...

Paz do Senhor, irmão Sandro!

É simples. A igreja está no mundo, porém, não faz parte dele. O Joio, tá na igreja, mas, não faz parte dela.

Enquanto a igreja não for arrebatada e elevada aos céus, para as bodas do Cordeiro, atuará no campo (mundo). E o mundo, por sua vez, se infiltra na igreja, enganando a muitos.

Somente Jesus, em Sua vinda, separará definitivamente o joio do trigo.

Deus o abençoe, espero ter respondido satisfatóriamente sua pergunta.

Anônimo disse...

Irmã eu queria entender porque na parábola o joio é colhido primeiro, para depois ajuntar o trigo no celeiro, como acontecera isto no arrebatamento da igreja.

Wilma Rejane disse...

Irmão,

Não vejo relação entre "colher o joio primeiro" com o arrebatamento da Igreja, também não encontrei referências Bíblicas que validassem esse pensamento em I Ts.4:16,17 diz:

"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os QUE FICARMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELES NAS NUVENS, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Segundo esta passagem os salvos, o trigo,que estiverem vivos no momento do arrebatamento é que subirão primeiro.

Deus o abençoe. Volte sempre.

Luís disse...

Pr luís Alberto

Irmã Wilma Rejane, muito bom seu estudo, que Deus continue te usando, saiba de uma coisa, voçê tem sido canal de benção para todos nós, fique na paz do Senhor jesus.

Reinaldo disse...

Irma...Paz de Cristo! Muito bom e explucativo este estudo,muito obrigado..olhava esta parabola com outros olhos..Que Deus te abençoe ricamente!!!

R A Jesus disse...

Anônimo Anônimo disse...
Irmã eu queria entender porque na parábola o joio é colhido primeiro, para depois ajuntar o trigo no celeiro, como acontecera isto no arrebatamento da igreja.

19 de janeiro de 2010 15:48

Respondendo: Esta colheita será na vinda do Senhor a terra, depois do arrebatamento. Note, em Mt. 13:39-40, que isto se dará na consumação do mundo.

Pr.jailton Santos disse...

Quero te agradecer pelos os estudos que tem me edificado e me ajudado nos meus sermões aqui na igreja aonde pastoreio que Deus te abençoe muitíssimo a paz.

Anônimo disse...

Que estudo maravilhoso! Deus abençoe ^.^

Anônimo disse...

Deus abençoe a todos por esta visão, simples, clara e definida.

Tive meus olhos clareados, quanto a distinção do joio entre o trigo.

Para quem tem dúvida, se a si mesmo se encontra como joio ou como trigo, não se preocupem, pois grande parte do joio são as impurezas do coração.

Manter-se constantemente, renovados e lavados com a Palavra de Deus é uma das soluções para este problema.

A Palavra se fez carne para alimentar a muitos.

Quem come e bebe da Palavra, também é apto para alimentar.

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;" (Mateus 25 : 35)

A Graça e Paz do Senhor!

Silva disse...

Que Deus te abençoe irmã tenho acompanhado esse site tenda da rocha e Deus tem usado a cada um de vocês com estudos exelentes, não tem sido em vão os vossos sacrifícios(estudos)

Artigos e crônicas de Antonio Franco Nogueira disse...

A paz, nobre irmã Wilma. Se não se importa, poderia dizer algo sobre o que está nesse texto:
http://www.camacarifatosefotos.com.br/todos-os-fatos/3-destaque/40292-antonio-franco-nogueira-qfica-aiq.html

Paz santa.

Unknown disse...

Paz do senhor amados..meu breve comentário é em 1ts:4;16,17..quem morreu em Cristo ressusitará primeiro,depois nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles a encontrar o senhor nos ares,então percebe-se que seremos transformados em corpos incorruptíveis:1corintios;15:51,52..então não minha observação os mortos ressuscita primeiro e nós seremos transformados e subiremos juntamente com eles...eles quem? Os mortos que morreram em Cristo...e encontraremos com o senhorçamento nos ares..

Unknown disse...

Paz amados...de acordo com 4.16;17 1ts:os que morreram em Cristo ressuscitaressusitará primeiro,depois nós os que ficarmos vivos transformados em corpos incorruptíveis..1corintios15:51:52...diz que teremos os corpos transformados;então depois da ressurreição dos que morreram em Cristo, subiremos a encontrar o senhor nos ares,juntamente com eles:eles quem?os que morreram em cristo!