Crescer como Cedro no Líbano.


"O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano" Sl 92:12


1- Crescimento Lento Mas Consistente.

Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer. O Cristão é como o cedro do Líbano, e portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos. A preocupação do filho de Deus, principalmente nos primeiros anos da vida cristã, não deve estar no crescimento em si, mas no lançar das suas raízes. Lembre-se do fato de que nos três primeiros anos o cedro possui raízes de um metro e meio de profundidade enquanto a planta apresenta apenas cinco centímetros.


Entendemos, portanto, que o foco está no lançar das raízes muito mais do que nas evidências externas. Notamos muitas pessoas preocupadas porque não percebem que estão crescendo espiritualmente. Provavelmente estejam esperando frutos visíveis, ministérios estabelecidos, ou alguma evidência externa de que estão crescendo em Deus. No entanto, como o cedro, não deveríamos estar tão focados nessas evidências externas, se verdadeiramente nos ocuparmos em aprofundar as nossas raízes. Fazemos isso através da leitura da Palavra, da assimilação dos Seus princípios e da devida aplicação na vida prática. A essência da Palavra de Deus é o AMOR. Quanto mais nos exercitamos no Amor a Deus e ao próximo, mais profundas serão nossas raízes, e depois, no seu devido tempo, passaremos a manifestar um crescimento gradativo. “e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (Efésios 3:17-18 )

1. Raízes que Buscam as Águas Profundas

Outra verdade interessante é que o cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor. Suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva. Assim deve ser o cristão. Para crescer à semelhança do cedro ele não pode viver na dependência dos fatores externos. Ele precisa aprender a aprofundar as suas raízes a fim de buscar alimento e provisão mesmo em condições desfavoráveis de seca, calor e ausência de chuvas. Há quem diga que deixou de crescer espiritualmente por causa da falta de espiritualidade da sua igreja local. Às vezes nos queixamos da própria família por não nos propiciar as condições favoráveis para o êxito em alguma área da vida.

Nas mais diversas ocasiões, se nos descuidarmos, estaremos sempre achando um bode expiatório para os nossos fracassos. No entanto, o ensino bíblico nos mostra que apesar da ausência de chuvas ou de fatores externos extremamente desfavoráveis, há de se encontrar as águas mais profundas. Aquelas que se acham quando são buscadas. Não estão na superfície da indiferença nem da preguiça. Não estão no limiar do conformismo ou da apatia espiritual. Elas estão no lugar da fome e da sede de Deus. Elas se encontram no lugar do desejo de ser alguém para Deus e para o mundo. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13 )

1. Raízes Que Abraçam a Rocha

Há informações de que toda raiz quando cresce muito e atinge a rocha pára de crescer. No caso do cedro do Líbano a raiz continua a crescer em volta da rocha, abraçando-a. Enquanto algumas raízes vêem na rocha um impedimento para a sua expansão, para o cedro, justamente o contrário. Quanto mais abraçado à rocha mais firme ficará. Para muitos o encontro com a rocha fará cessar o seu crescimento. Refiro-me aos que vivem fora da Palavra de Deus. Eles vão crescendo e desenvolvendo seus projetos pessoais até esbarrarem em Cristo e em Seus imutáveis princípios. Não podem prosperar à maneira de Deus porque seus métodos, fórmulas, motivações e ações são condenados por Ele.

Não é assim com o justo que continua crescendo até suas raízes se firmarem na rocha, abraçando-a e estabelecendo uma relação de maior intimidade. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.” (1 Pedro 2:7-8 )

CONCLUSÃO

O nosso desejo é o de assimilar as verdades paralelas expressas pela figura do cedro do Líbano. Devemos fazer isso porque foi Deus quem disse que cresceríamos como ele.


Autor: Wilson Maia dos Santos-INSEJECRIB

41 comentários:

Unknown disse...

que nós possamos a cada dia crescer, na graça e no conhecimento de Cristo e estar cada vez mais, firmes e inabaláveis na rocha, que é o Senhor Jesus.

Anônimo disse...

É verdade assim como nos relata a palavra de Deus para que possamos ficar firmes na rocha (mateus cap.7), não devemos em momento algun deixar de crescer na pesença do Espirito Santo, nos envolvendo cada vez mais com nosso Pai celestial.

Anônimo disse...

É verdade assim como nos relata a palavra de Deus para que possamos ficar firmes na rocha (mateus cap.7), não devemos em momento algun deixar de crescer na pesença do Espirito Santo, nos envolvendo cada vez mais com nosso Pai celestial.

Anônimo disse...

Boa Noite,
que palavra rica, a biblia tras varias exemplos dessa árvore e só hj atraves desse linda relexão fui atentada a me a profundar mais sobre o Cedro do Libano
Que Deus continue usando vidas como vc para nos abençoar na sua doce palavra que nos surpriende sempre q eé linda.

Sedivar disse...

Ontem, 06 de novembro de 2010, ouvi um pequeno comentário sobre o cedro. Achei muito interessante e, hoje, fui pesquisar sobre essa árvore e encontrei essa linda Mensagem. Foi muito edificante e enriquecedora para a minha vida espiritual. Que Deus abençoe o seu autor, irmão Wilson Maia dos Santos
Sedivar, Gama-DF

Missionário jOãO CarlOs disse...

Paz e a Graça !!!

Otimo estudo foi esse resumido no salmo 92...
precisa mesmo desse estudo sobre o cedro...


que Deus abençoiii a todos

Unknown disse...

A paz...toda planta precisa de um solo bom para ser plantada...nossas lutas se transformam na profundidade de um metro e meio para baixo...para podermos crescer em graça os cinco centimetros visiveis aos homens...Deus abençoe esse ministerio que os faça chegar aos 40 metros frondosamente...sejam cheios da seiva do Senhor Jesus cedros de Deus.

Unknown disse...

Cedros da Casa de Deus floresçam até aos 40 metros visiveis a todas as naçoes...sejam muitissimamente abençoados!

Simone Furtado disse...

Paz seja contigo amada... Como é bom poder nos alimentar da Palavra do Senhor diariamente e Há 6 meses sigo este blog e cada vez que o visito sinto-me amada e edificada pelo Senhor. Parabéns por este lindo trabalho.Gostaria de pedir autorização para publicar esta mensagem do Cedro no Líbano em meu blog. Que te abenço e te guarde.

Wilma Rejane disse...

Obrigada, pastora Simone! Paz seja contigo!

Fique a vontade para republicar qualquer artigo em seu blog, desde que:

-Faça um link para o Tenda na Rocha e
-Cite a autoria do artigo.

Sua companhia muito me alegra, volte sempre.

Grande abraço.

Anônimo disse...

que palavra abençoadora... Que o SENHOR continue te revelando e te dando mensagens inspiradoras! a paz de CRISTO!

Anônimo disse...

que coisa linda irmãos..admiro pessoas que amam a palavra que revelação preciosa que deus abençoe mais e mais este povo!!
Pr laécio rocha,igreja betesda itabuna-BA

Professor Pádua disse...

Muito bom esse texto. Compartilhei no facebook. Estou seguindo seu blog.

http://professorpadua.blogspot.com/
Esse é o meu blog onde publico riscos e rabiscos obtidos na caminhada cristã! Nos abençoe com a sua visita!

Renata disse...

FIQUEI MUITO SATISFEITA COM ESSA EXPLICAÇÃO E COMPARAÇÃO DO CRISTÃO COM O CEDRO.
ME ESCLARECEU MUITA COISA A RESPEITO DO QUE PASSAMOS NA NOSSA CAMINHADA ATÉ A ROCHA "AMADA E ESPERADA ROCHA SECULAR".

Renata disse...

é a explicaçção mais linda e verdadeira que já li!!
Deus na sua infinita sabedoria nos mostrou como devemos ser e crescer .
Até nos encontrarmos com a amada ROCHA secular!!!!ah! e nos agarrarmos a Ela.

pastor claudio gonçalves da silva disse...

esxelente;tudo aqui e muito bom.que deus continue abençoar atoda a igreja.

Pr. Nilson disse...

Parabens..pelo post...edificante!

joao francisco bezerra disse...

nao somente este salmo,mas todo livro do salmos faz parte da nossa salvaçao e o balsamo danossa vida.

PASTOR IZAIAS disse...

SIMPLESMENTE GENIAL

soneca disse...

Faz quase vinte anos que sou batizada e nunca ouvi nada semelhante sobre esta árvore tão simbólica para nós, amei, amei a mensagem!!

josivaldo disse...

fui muito abençoado

katiuscia disse...

Sonhei com o salmos 92 e queria saber o que significava profundamente, este estudo me ajudou a entender o que eu necessitava entender!!! Parabéns!!! continue com essa inspiração divina!

marco pereira de aquino disse...

ola muito bom ai o comentario sobre a paumeira e cedro do libano.DEUS usando ai as obras da criaçao como a natureza para nos mostra que ate a naturesa tem seu obstaculos e vecem.a paumeira se adbita a quaquer clima. nos como cristao devemos bserva isso.o cedro nao se emporta de ter um crecimanto pra cima sim para baixo se firnando peimeiro para depois crecer.com sabedoria e estetura de uma arvore bonita e formosa.... assim e o dever de todo cristao,

alexandre assuncao disse...

se todo cristao firmar raizes ,como o cedro ,e deixar deus nus fiquiçar na sua rocha ai sim seremos usados por deus mais e mais porque estaremos unidos no seu evangelho ,nao emportando com os ventos que nos aflingem ,irmao alexandre ministerio araçoiaba

Rita Albuquerque disse...

Que possamos crescer e nos desenvolver como a palmeira e o cedro do Líbano, sempre forte e completamente saudável, fincar nossas raizes na rocha para não sermos atingidos em nenhuma tempestade...que Deus possa estar presente em nossas vidas e na vida de nossos filhos...netos ...que nossas raízes sejam cada vez mais fortalecidas e fincadas na rocha...Amém!

MARIA DAS NEVES DE LIMA disse...

parabens pelo estudo , procurei uma resposta para a palavra cedro do libano encontrei este estudo maravilhosicimo de mas, obrigado SENHOR!!!!.

pr. valter igreja missionaria arca da aliança arniqueiras disse...

DEUS FONTE INESGOTAVEL DE SABEDORIA, MANANCIAL PURO QUE FLUI DO SEU INTERIOR, FONTE DE BONDADE ETERNA, NOS ATRAI CALMAMENTE PARA TUA PRESENÇA ATRAVES DA SUA MAIOR EXPRESSAO DE AMOR QUE E O SENHOR JESUS A NOSSA ROCHA ETERNA. QUE O SENHOR JESUS TE ABENÇOE.

Val =] disse...

Muito bom o texto!!! Era o que eu precisava! Irei multiplicar essa mensagem!

Unknown disse...

Que estudo abençoado... Deus é perfeito e maravilhoso, nós que complicados...Falou muito ao meu coração!!!!!

Anônimo disse...

Amei esse estudo...
Louvado seja Deus !!!

Unknown disse...

Muito bom este pequeno relato sobre o cedro.uma ótima licao para os servos do Senhor.bastante edificante.

Inge disse...

Maravilha este texto,hoje o pastor da igreja onde congrego pregou sobre o cedro

Unknown disse...

Tremendo sermão muito bom.

Missionária Roseli disse...

Está de parabéns esse estudo é maravilhoso

amigos do evangelio disse...

Que ostagem maravilhosa que Deus os abençoe.

Unknown disse...

Muito edificante!
Que Deus nos conceda um espírito de sabedoria, revelação e entendimento da Sua Palavra, em nome de Jesus. E não somente ouvinte mais praticante!

joão batista de souza sabino sou pai da emanuelle disse...

Estou feliz com esta revelação de Deus para minha vida.
Louvo a Deus por este ensinamento que muito me edificou.
louvo a Deus por ter usado os irmãos para me transmitir este ensinamento

Unknown disse...

Lendo salmos 29,li cedros do Líbano e veio a curiosidade de saber sobre ele...e deparei com essa abençoada palavra de Deus. Glória a Deus pela vida do autor usado pelo Espírito Santo.

Anônimo disse...

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o carro do Líbano . Assim são os que estão plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; e serão viçosos florescentes.

Unknown disse...

Palavra viva, essa é definição desse lindo texto.. Deus seja louvado por sua Palavra.. Amém e Amém..

Unknown disse...

Amem,Amém..