A Mulher Com Fluxo de Sangue


"E disse Jesus:Quem é que me tocou? (Lc 8:45)



Wilma Rejane


Pedro, que estava com Jesus retrucou: " A multidão te aperta e te oprime e dizes: Quem é que me tocou? o que Pedro não entendia era que aquele toque era diferente, especial."Quem me tocou?" Enquanto os demais, movidos por curiosidade, superstição e pensamentos naturais "apertavam e oprimiam Jesus", a mulher, com firmeza e determinação, tocara o coração do Mestre.

Quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar nem ser tocado. Até mesmo objetos, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo, A impureza física era associada a moral e assim eram excluídos do convívio normal da sociedade (Lv 15).

Solidão e conflito

Tocar em Jesus?!Estás louca?!! Certamente esta seria a reação das pessoas se a mulher lhes contasse sua intenção. Ela ouviu falar de Jesus, de seus milagres, do seu amor pelas pessoas...Talvez tenha vibrado de alegria em um lugar solitário da casa : "Vou ficar curada!!Acabou meu sofrimento!! O evangelho de Mateus relata: "Porque dizia consigo: Se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã".Mt 9:21. Ela não podia compartilhar sua alegria! Ninguém a compreenderia!.

"Alguém me tocou, então a mulher não podendo ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante Ele declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado" Lc 8:46.

O medo, sentimento de inferioridade e a vergonha ainda faziam parte de sua vida, mas, ao declarar perante todo o povo que tocara Jesus, vencera a si mesma e a multidão. Creio que antes de tocar Jesus, fora profundamente tocada por Ele. Durante o intervalo em que ouviu falar de Jesus até tocá-lo, muitas coisas aconteceram na vida da mulher. Ela viveu um processo de cura interior que teria lhe concedido forças em meio a sua fraqueza. O milagre aconteceu porque haviam elementos sobrenaturais movendo os céus. Eram sua fé, arrependimento, determinação.Ela era diferente da multidão.

O Toque na Orla
Em seu encontro com a mulher com fluxo de sangue, as vestes de Jesus eram a de um Israelita obediente a Deus. É que no Livro de Números há uma orientação que deveria ser seguida por todo que desejasse ser santo e agradável a Deus: As vestes deveriam conter franjas nas bordas e um cordão azul. "e as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais" Nm 15:39.

Foi exatamente na orla, parte mais significativa da roupa que ela segurou." No verbo Grego ela fez mais que tocar, ela agarrou, pegou " ( Gospel of Luke, pag 166). Ela agarrou o que era a representação do divino, celeste. Talvez tenha pensado que a pureza da veste lhe purificasse. Há quem diga que havia um misto de superstição e fé no gesto, um equívoco desfeito por Jesus ao falar-lhe : " filha, a tua fé te salvou".

Aprendendo com a Mulher do Fluxo de Sangue
Ela nos ensina que a fé precisa de uma ação. A Bíblia diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus"(Hb 11:6) e outra vez diz: " A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus" Rm 10:17.
Ao praticar essas verdades são vencidos os medos, fracassos e tudo mais que porventura nos impediriam de chegar até Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas, porém, como a multidão, muitas vidas não conseguem alcançar o milagre. Existiam duas multidões nessa história: Uma próxima a Jesus e outra distante representada pelos familiares, vizinhos, enfim todos os que faziam parte do cotidiano da mulher. O que aprendemos? Essas multidões ainda são reais. Da mesma forma, religiosos, fariseus podem lhe impedir de alcançar o Reino, também pessoas queridas. A mulher, no entanto tinha muita convicção. O livro de Romanos diz: "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus " Rm 14:12. Somente nós poderemos tomar essa decisão. Se você ainda não teve um encontro real com Jesus, lhe convido a fazer como esta mulher. Agarre, segure o Mestre e confesse a Ele tudo o que está em seu ser. Ele pode e quer lhe curar totalmente dando-lhe vida em abundância.

Consultas: Bíblia Sagrada, Almeida. J. F. Corrigida e revisada. Sobre a tradução do Grego e as vestes de Jesus, foi consultado artigo de Délcio Meireles, publicado no blog Tempo Kairós.

13 comentários:

Graça Souza disse...

A paz do Senhor irmã Rejane.
Fiquei enlevada com o teor dos artigos, párabéns. É a primeira vez que entro aqui e confesso...gostei. Deus sempre estenda suas mãos sobre vc; na medida que deres de si para Ele o Senhor retorne em textos como esses para engrandecimento e edificação de Sua obra. Grande abraço, Graça Souza.

Pitadasdilu disse...

Wilma Rejane, esse texto me diz muitas coisas, é um acontecimento muito profundo. A certeza de ter Cristo ao nosso lado, ter fé Nele, nos faz ter paz, nos faz ter a certeza que Ele está cuidando de tudo, basta nos entregarmos à Ele.
A paz de Cristo e um ótimo fim de semana.
Bjos, Lú.

Anônimo disse...

Olá, amigos, essa mulher teve todas as condições para nunca mais se erguer mas não foi isso oq ue aconteceu, ela foi se curando a medida que ouvia falar de Jesus, jesus a kilomentros de distancia de uma vida diaria ela acreditou e avançou, não ficou prostada, a creditou que poderia ser aceita por Jesus e que somente Ele poderia mudar o seu destino, Glorais a Deus!

Anônimo disse...

A paz do Senhor irmã Rejane, esta sua mensagem sobre a mulher do fluxo de sangue muito edifica nossa fé, pois nos mostra o poder de Jesus, que na ultima hora age de forma inesperada. Podemos ter esgotado todas os nossos recursos, como esta mulher, mas por ultimo e como solução para o problema, está Jesus, o qual nos deveriamos recorrer em primeiro lugar, mas nem senpre a nossa fé e grande o suficiente para isso, mas quando recorremos ao Senhor Jesus, ele nos dá a solução definitiva de nossos problemas.
Antonio Lafaiete - Votuporanga Sp

WANDERSON ELLER disse...

WANDERSON ELLER:A PAZ DE CRISTO AMIGOS.FICO FELIZ POR SABER EM MEIO DE MUITAS OUTRA COISAS QUE A INTERNET NOS OFERECE,MUITAS COISAS BOAS E OUTRAS QUE NEM MESMO PRESTAM.PODEMOS TAMBEM ENCONTRAR PALAVRAS DE EDIFICAÇAO PARA NOSSA ALMA E UM FORTALECIMENTO DE NOSSA FÉ,ESTA MENSAGEM É MUITO EMPORTANTE PARA QUE POSSAMOS APRENDER A LIDAR COM NOSSOS PORBLEMAS E ENFERMIDADES QUE SO O DOUTOR DOS DOUTORES TEM A SOLUCÇAO.FICO FELIZ POR ESTA MENSAGEM E QUE DEUS ILUMINE CADA DIA MAIS E MAIS A VIDA DESTE (A)PORTA VOZ DE DEUS.FIQUEM NA PAZ

Unknown disse...

linda essa historia me motiva
a ter uma fe inabalavel

Anônimo disse...

Gilsonildo,paz querida irmã sem dúvida,é uma ótima mensagem,as vezes procuramos todos os recursos,natuarias em primeiro lugar e depois,é que vamos procurar o socorro que em de Deus,aprendemos que as vezes não é preciso,sofrer-mos tanto se formos obediente a sua palavra,assim como essa mulher foi quando ouviu,Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Gilsonildo,paz querida irmã sem dúvida,é uma ótima mensagem,as vezes procuramos todos os recursos,natuarias em primeiro lugar e depois,é que vamos procurar o socorro que em de Deus,aprendemos que as vezes não é preciso,sofrer-mos tanto se formos obediente a sua palavra,assim como essa mulher foi quando ouviu,Deus te abençoe.

Experiências disse...

Esse texto me mostrou que tudo ,tudo nessa vida è possivel pra Deus.
Essa mulher demonstrou um ato de Fè gigantesco,e a Fè dela a curou.
Pois tambèm devemos humilharnos para Jesus e pedir que nos cure.Pois Jesus tem o poder pra isso.E sei que ele quer nos curar,devemos abrir nossas bocas e clamar o nome do Senhor.
Confia em Deus e entrega teu caminho a Deus,que o resto Ele farà.
Que paz de Cristo reine em nossos coraçoes.
Amèm

genalia disse...

a paz irmã,estou feliz por essa mensage.vejo ai o milagre acontecendo através da fé.a biblia diz:Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,e a prova das coisas que se não veem;acredito que aquela mulher estava esperando por esse momento pq alguem já tinha falado a ela de JESUS.Embora ela nunca o conhecera antes;creu que se ela chegasse até ele e tocasse ao menos na orla do seu vestido ela seria curada.A fé nos leva a crer no impossivel.

Itana disse...

Realmente ,muito forte pra glória de Deus!
Usarei ela para algumas pregações!

jorge tomaz disse...

A paz do Senhor.
Eu concordo com tudo com que escreveram,mas eu entendo atraves deste acontecido que a mulher não foi curada ao tocar no vestido de Cristo.Cristo não trata com ninguem pelas costa ele sempre trata de frente,e o verciculo mc 5:27a,diz que ela veio por de traz.
LV 15:3 Diz se a sua carne vazar seu fluxo ou se a sua carne estanca este ainda sera imundo.
Ela so foi curada quando ele encarou o Senhor de frente e declarou toda a verdade ai então o senhor falou a tua fé te salvou.lc8:47 quando declaramos toda a verdade ai então o senhor lança a palavra de vida e de vitoria

Orlando disse...

Muito interessante essa passagem trazendo essa passagem para o mundo de hj creiu eu q nois seriamos diferentes, pq muitas vezes vem as situaçoes na nossa vida q nois ja comerça a mormura, e quando Deus manda as nossas bençao nois perdemos pq mormuramos, e esquecemos da mulher do fluxo de sangue, se ela ligasse pra mutidao ela n ia receber a bençao. eu quero t deze com isso meus irmao tudo aquilo q Deus te prometeu ele vai compri fica na posiçao e persevere q grande sera a tua vitoria! Amem!