O passado como cordas de elefante

Porque você ainda tem muitos alvos a alcançar...



Gene Markland
Traduzido e adaptado
Por Wilma Rejane


Você já ouviu falar sobre treinamento de elefantes? Vi de perto, na India: O treinador  amarra uma de suas patas traseiras em uma árvore com uma corda bem  grossa. Naturalmente, o elefante, sentindo-se vinculado à corda,  tentar se libertar, mas não demora a perceber  que suas tentativas são inúteis e gradualmente se acostuma a viver em cativeiro.

Com o passar do tempo, a restrição de movimento irá modificar seu comportamento, até mesmo uma cadeia simples será suficiente para mantê-lo em cativeiro sem resistência. O elefante poderia facilmente quebrar a cadeia, mas se convenceu de que a força de restrição da corda é maior do que sua própria força. Então, ele dá-se por derrotado.

Para muitas pessoas, os acontecimentos do passado são como cordas de elefante: Erros, falhas, pecados, tragédias, ainda os mantém cativos ao passado, em cordas bem grossas. Se olharmos de novo, tentarmos de novo, veremos que essas cordas podem ser quebradas. Através de Jesus Cristo, recebemos poder para nos libertar.

O apóstolo Paulo escreveu:Porque eu posso fazer tudo através de Cristo, que me fortalece" ( Filipenses 4:13 NTLH).

Quando você se encontra em um dos buracos da vida, pare, olhe para baixo a corda que mantém você, e se libertar. Mesmo quando recebemos o perdão do pecado passado em nossa vida, muitas vezes não são tão rápidos a perdoar a nossa auto. O pecado é perdoado mas permitimos que a culpa de permanecer.


Essa seqüência de culpa vai nos impedir de um relacionamento mais profundo com Deus. Então, perdoe-se, quebrar a seqüência de culpa e vergonha para Deus retirou a corda há muito tempo!

Nós todos temos falhas e cometemos erros em nossas vidas. Aprenda com eles sim, mas não permita que uma série de fracassos ou uma seqüência de erros para prendê-lo. Liberte-se! Tente outra vez! Você pode fazê-lo!

O pecado pode se tornar um hábito antigo. Se você perder a luta para combatê-lo, você pode se sentir irremediavelmente ligados. Isto não é maneira de viver, por isso se libertar da cadeia do pecado habitual. A Bíblia diz: "Vamos retirar todo o peso que atrasa-nos para baixo, especialmente o pecado que tão facilmente nos passeios Up" ( Hebreus 12:1 NTLH).

Arrancando as cordas para ser livre em Cristo! Ele levou embora toda culpa do passado!

Há momentos na vida que enfrentamos tragédia. A perda de um ente querido, ou uma relação, mesmo a perda de um emprego podem ter um efeito debilitante sobre nós. Podemos nos tornar tão ligados a dor, tristeza e lamento tal qual  o elefante, que se acostuma a ser mantida em cativeiro. Os esforços para se libertar podem parecer infrutíferos e sem sentido.

Mas lembre-se que há esperança em Cristo Jesus. O Apóstolo Paulo escreveu:

"Eu me concentro em uma coisa: esquecendo o passado e olhando para a frente para o que está adiante, prossigo para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio celestial para que Deus, através de Cristo Jesus, está nos chamando" ( Filipenses 3: 13-14 ).

Então, tente novamente! Pressione para a frente! Avançe com as suas esperanças e sonhos. Quebrar essa seqüência elefante!


2 comentários:

Priscila Grah disse...

Excelente postagem! Olhar pra trás não gera nenhum benefício! Pela graça temos o livre acesso à Cristo e "o nosso dia da expiação" todos os dias! Não há o porque de ficar preso na culpa, na vergonha, no sentimento de derrota... Jesus pagou o preço e nos chamou para sermos livres!

Gostei muito do teu blog, já adicionei!

http://filhadosoberano@yahoo.com.br

Fique com Deus!

Priscila

Wilma Rejane disse...


Oi Priscila!

Seja bem vinda, amada!

Obrigada, seu ânimo reforça a mensagem do artigo.

Deus a abençoe.