Sobre aqueles dias difíceis



Wallace Sousa

"Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, esclarecendo: “Deus me fez esquecer meus dias difíceis e toda a família de meu pai”. Genêsis 41:51

Todos nós podemos ser agrupados em três tipos de pessoas, independentemente de nossa cor, sexo, peso, altura, posição social, idade ou o que quer que seja. Talvez você não esteja concordando comigo agora, mas calma: você vai.

Tomando por base aquele texto acima, de Gênesis, que retrata um período da vida de José, em que ele fala sobre “dias difíceis”, toda e qualquer pessoa pode ser classificada em um dos três grupos a seguir:

  • Pessoas que passaram por dias difíceis;
  • Pessoas que estão passando por dias difíceis;
  • Pessoas que ainda vão passar por dias difíceis.

Não consigo me desligar do meu passado

Para aqueles que fazem parte do grupo 1, tenho duas coisas a dizer, e são elas:
em primeiro lugar, parabéns! Sair de situações difíceis não é nada fácil, se é que você me entende. Segundo e, por favor, preste muita atenção nisso pois é muito importante o que vou lhe dizer: você não precisa ficar amarrado, escravizado ao seu passado de experiências desagradáveis e tristes.

Afinal, já basta ter tido um passado ruim, você não precisa estragar seu presente por causa disso e nem comprometer seu futuro, atrapalhando seu amanhã por conta de um ontem que já passou.

Agora, para aqueles que estão no segundo grupo, os que estão enfrentando dias difíceis, gostaria que você soubesse que isso que você está passando e vivendo, essa dificuldade e angústia, esse período tormentoso, ele não vai durar pra sempre.

Sabe, eu também já vivi meus dias difíceis, e olha, eles foram MUITO difíceis. Sério, de verdade, eu pensei que não ia conseguir, que não ia superar a situação, que não ia conseguir sair daquele atoleiro. Houve dias em que eu simplesmente pensava que a vida não valia a pena viver, afinal a cada dia eu experimentava a mesma sensação de desânimo e angústia, aquela opressão maligna que ameaçava me consumir e destruir. Não valia a pensa viver daquele jeito!

Mas, embora eu pensasse que os dias difíceis não iam acabar, que eles não iam ter fim, um dia os dias difíceis se acabaram. Um dia, Deus disse: basta! Então, eu pude respirar novamente, voltar a ter prazer na vida, a experimentar e aproveitar o dia que nascia e agradecer pela noite que chegava. Um dia, os dias difíceis se tornaram mera lembrança. Passaram, viraram história, eles se tornaram página virada na minha vida.

E o mesmo vai acontecer com você. Creia nisso. Assim como eu, muitos e muitos que enfretaram dias difíceis, que também achavam que não iriam conseguir vencer, que os dias difíceis durariam para sempre. Mas, felizmente, nós estávamos enganados: um dia, nós vencemos, nós superamos os obstáculos e chegamos lá. E estamos aqui, agora, para lhe dizer: fique firme, persista, você também vai vencer, você vai sair dessa.


E, por fim, quero me dirigir ao último grupo, àqueles que ainda vão passar por dias difíceis. E, para vocês, quero deixar uma mensagem especial e direta: sabendo vocês o que lhes aguarda, vocês devem, primeiro de tudo, se preparar para enfrentar a situação da melhor maneira que puderem.

Muitas pessoas sofrem em demasia e desnecessariamente por não se prepararem e se planejarem para o pior, mesmo sabendo que isso inevitavelmente chegará. Já que estamos falando de José, não custa lembrar que sua história imortalizou a expressão “preparar-se na época das vacas gordas para poder superar a época das vacas magras”.

Então, prepare-se, planeje-se, não se deixe pegar de surpresa, com as calças arriadas (ou de calça curta, provavelmente uma expressão para ‘cueca’, antigamente as samba-canção ou calçolas, o que leva ao mesmo significado da anterior). Uma pessoa preparada sofre muito menos do que a despreparada, sai mais rápido do problema e ainda consegue sair mais forte.

Mas, não é apenas isso que quero que saiba. A segunda coisa, tão importante quanto a primeira, é: não importa o tipo, a extensão ou a intensidade dos dias difíceis que você enfrentará, você será capaz de superá-los e continuar sua vida depois disso.

Para ilustrar o que estou lhe dizendo, quero contar uma pequena história: Num determinado país, existe uma estrada muito íngreme que, em certo ponto, ela é ladeada por altas muralhas de ambos os lados. E, quando isso acontece, as muralhas espremem a estrada e causam medo nos viajantes, dando-lhes a sensação de que não conseguirão passar. Por isso, antes desse ponto, há uma placa na beira da estrada onde se lê:

    “Outros antes de você também já passaram por aqui. Não se preocupe, você também conseguirá”

Portanto, meu caro, minha cara, não se deixe intimidar pelo tamanho da luta que você terá que enfrentar; outros antes de você também passaram por dias difíceis, e você também passará por eles. Passará, enfrentará, superará e os vencerá.

Obrigado por ter lido. Agora, se gostou, se lhe ajudou, poderia deixar um comentário como isso lhe foi útil? Ou, então, avalie, compartilhe, envie para um amigo que está passando por momentos difíceis, quem sabe ele vai lhe agradecer por isso, certo?

Deus abençoe sua vida! 

Wallace Sousa edita Desafiando Limites e colabora com o Tenda

Um comentário:

Isabel venancio disse...

Simples e impactante, não só me ajudou quando li como também posso ajudar outras pessoas. Não porque não saibamos de tudo isso mas, quando outra pessoa no fala, nos alerta, nos acorda é muito melhor e aclama nosso coração com a lembrança de que o Espírito Santo de Deus não nos deixa só, Ele é o nosso Consolador. Obrigada!


Capelã Isabel Venancio